Como um mapeamento pode ajudar a diminuir a fome no Brasil?

A iniciativa da Ação da Cidadania ajuda a colocar alimentos que seriam desperdiçados em lares de pessoas que necessitam desses alimentos.
  • Por Redação Techpost
  • @redacao
  • 30 setembro, 2021
  • 3 min de leitura
Cozinha solidaria ajuda a minimizar a extrema pobreza no Brasil
A ONG Ação da Cidadania em parceria com o Google, quer formar a maior rede de solidariedade da América Latina com um mapeamento que pode ajudar a diminuir a fome do Brasil.
O objetivo da ação de mapeamento é formar uma rede unificada de organizações sem fins lucrativos que atuam contra o desperdício e na distribuição de alimentos e refeições para quem tem fome. Mapeando os bancos de alimentos, dispensas e as cozinhas solidárias em todo o país.
O projeto, que está sendo realizado em parceria com o Google, está realizando um mapeamento que é inédito no Brasil. Isso vai facilitar a troca de informações entre as instituições, empresas e pessoas físicas que querem diminuir o desperdício de alimentos e ainda ajudar os mais necessitados

É importante trabalhar para diminuir a fome no mundo e também no Brasil

No Brasil, a pobreza e a extrema pobreza são uma grande marca na sua população. Segundo os dados mais recentes do IBGE, em 2019 o país tinha 13,5 milhões de pessoas em situação de extrema pobreza, de acordo com critérios do Banco Mundial. Somadas aos que estão na linha da pobreza, chegam a 25% da população do país. Esses números são assustadores, 1 em cada 4 pessoas vivem com menos que o mínimo por dia aqui no Brasil.
As características e a distribuição da população em situação de pobreza e extrema pobreza chamam a atenção. Os pretos e pardos correspondem a 72,7% dos que estão em situação de pobreza ou extrema pobreza - são 38,1 milhões de pessoas. Dentre aqueles em condição de extrema pobreza, as mulheres pretas ou pardas correspondem ao maior número: 27,2 milhões de pessoas. Vale destacar que o rendimento domiciliar per capita médio de pretos ou pardos é metade do recebido pelos brancos.
A iniciativa da Ação da Cidadania ajuda a colocar alimentos que seriam desperdiçados em lares de pessoas que necessitam desses alimentos. Comer é uma necessidade básica, a falta de alimentação adequada está diretamente associada ao subdesenvolvimento do ser humano, quando alguém está preocupado sobre o que vai comer na próxima refeição, ou como vai conseguir a próxima refeição, não há como pensar em quaisquer outras questões.

No Brasil, a média é de 60 kg de alimentos desperdiçados por pessoa no ano.

Se conseguirmos conectar as pessoas que precisam de alimentos com essa quantidade enorme de alimentos que é desperdiçada é possível melhorar a vida de muita gente. Essa iniciativa atua diretamente no problema, mapeando as instituições do setor privado e facilitando as doações aos mais necessitados.
"Nós vamos apoiar na intermediação entre as instituições e o setor privado, em especial o setor de produção de alimentos, facilitando doações de insumos para os projetos da rede, e na conscientização sobre o desperdício e recuperação de excedentes alimentares da sociedade. Juntos somos mais fortes." diz Kiko Afonso, diretor executivo da Ação da Cidadania.
Já o Google vai ajudar a disponibilizar na plataforma do Maps e também no sistema de busca, a localização dos pontos de distribuição e informações das entidades que se cadastraram e participam da rede.
Com a parceria do Google vai ser possível pesquisar endereços de doação de alimentos e cozinhas solidárias, como restaurantes comunitários para refeições grátis e sopões, distribuídos por dezenas de cidades no país e avaliados pela Ação da Cidadania.
A iniciativa tem ainda apoio do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da ONU (WFP), que forneceu suporte técnico.
“Sabemos que muitas pessoas em situação de fome estão procurando formas de obter ajuda e o nosso objetivo é dar acesso rápido, organizado e fácil de onde encontrar uma rede de apoio e a refeição grátis mais próxima", diz Ivan Patriota, coordenador de parcerias do Google Maps na América Latina.
A Rede Alimentação Solidária é gratuita e voluntária e o cadastramento é feito pelo responsável legal do Banco de Alimentos, Despensa ou Cozinha Solidária.
Para fazer parte da rede, todas as entidades passarão por um processo de avaliação pela Ação da Cidadania para avaliar critérios como atuação, público atendido, tempo de existência, estrutura e governança.
Esse é mais um exemplo de como a tecnologia pode mudar o mundo.
ícone do Techpost
Por Redação Techpost

Inscreva-se para a inovação

Receba as últimas notícias sobre inovação direto na sua caixa de e-mail.
Seus dados estão protegidos conosco. Conheça nossaPolítica de Privacidade
Feito por humanos comem SP, Brasil © 2021 Techpost, Techpost Logo e Laborit Ltda e Laborit logo são marcas registradas.
Olá! Leu até aqui? Você se preocupa com os mínimos detalhes, mesmo. A gente também. Por isso o time Techpost/Laborit está sempre trabalhando para fazer a plataforma digital de trabalho perfeita para você ;).
O Techpost, a Laborit e Lab são marcas proprietárias que operam o site https://techpost.com.br, onde você pode encontrar informações sobre nossos produtos e serviços e as últimas novidades do mundo da tecnologia. Estes Termos e Condições do Site descrevem os direitos e obrigações de um usuário ou visitante não registrado do site (“usuário” ou “você”) em relação ao uso do Site.
Ao acessar ou usar o Site de qualquer forma, incluindo como um visitante não registrado, você concorda em obedecer a estes Termos do Site e à nossa Política de Privacidade, que está disponível no Site.
Estes Termos do site se aplicam apenas ao seu uso do site e do conteúdo nele disponibilizado ou por meio dele, como um usuário ou visitante não registrado do. Se você usar ou acessar qualquer um de nossos serviços baseados na web de acesso restrito (ou seja, aqueles que exigem um login), a nossa plataforma, produtos, programa de referência ou outros serviços que fornecemos, o uso de tal espaço, serviços ou programa está sujeito aos termos e condições que você recebeu e aceitou quando se inscreveu nesse espaço, serviços ou programa.
De vez em quando, podemos fazer modificações, exclusões ou acréscimos ao Site ou a estes Termos. Seu uso continuado do Site após a publicação de quaisquer alterações aos Termos constitui aceitação dessas alterações.
Coletamos informações sobre seus dispositivos e sua localização, e seu uso de nossos serviços, incluindo por meio de cookies, pixels, web beacons, registros e outras tecnologias da Internet.
Você pode ler mais sobre como utilizamos as Informações Pessoais que são coletadas clicando no link conheça nossa Política de Privacidade.
Referências a “você” nesta Política, “você” significa qualquer pessoa que use nossos sites, aplicativos ou outros serviços. Se você é um funcionário ou candidato, a Política de Privacidade do Techpost e da Laborit para Dados Pessoais de um funcionário ou um Candidato, explica como usamos as Informações Pessoais no contexto de nossa relação empregatícia com você.
Se você é um funcionário ou candidato que usa nossos serviços, esta Política explica como coletamos, usamos e divulgamos suas Informações Pessoais no contexto de seu uso de nossos Serviços.