Moeda social é exemplo de tecnologia das boas práticas no RJ

Tecnologias sociais têm sido aplicadas e replicadas em experiências que viraram casos de sucesso no Brasil e exemplos para o mundo
  • Por Redação Techpost
  • @redacao
  • 13 maio, 2022
  • 1 min de leitura
Divulgação
As tecnologias sociais têm um papel importante dentro da sociedade e precisam ser vistas com mais atenção pelos governos. É o que defende acadêmicos como o professor e escritor ​​Marconi Moura de Lima Burum. Essas tecnologias fazem parte do setor chamado ¨economia criativa¨ e Burum é entusiasta da criação de uma secretaria que ajude a estruturar iniciativas espalhadas pelo Brasil.
A Moeda Mumbuca, uma moeda local que circula no município de Marica (RJ), é um exemplo de como governos podem investir neste setor beneficiando de forma direta toda a população. Criada em 2013 pela prefeitura local, a moeda faz parte de um Programa de Renda Básica que é pago por meio do dinheiro de royalties recebido devido à extração do petróleo das reservas no mar.
O programa de transferência de renda fornece auxílio financeiro de cerca de R$200 para famílias com até três salários mínimos. O processo todo é gerenciado por um banco digital que tem agências espalhadas pela cidade. Os beneficiários utilizam um cartão desenvolvido especificamente para esse programa. Os pagamentos são feitos por meio de uma tecnologia de aproximação, via um aplicativo do celular.
Em oito anos de existência, a Moeda Mumbuca já beneficiou mais de 42 mil maricaenses, segundo o site da prefeitura de Maricá, e movimentou o caixa de 12 mil estabelecimentos comerciais credenciados. Das 65.376 contas abertas no banco, 90% são de titulares mulheres.
Moedas sociais é um assunto estudado no mundo inteiro por estudiosos de diversas áreas. O exemplo de Maricá tem ajudado a trazer informações reais sobre o uso de tecnologias sociais financeiras além de incentivar a criação de moedas em outras localidades como a moeda social Itajuru, em Cabo Frio, e a Arariboia, de Niterói, ambas lançadas em 2011.
A junção de iniciativas sociais com as novidades da tecnologia, é um caminho que tem aberto portas para a realização de diversas ideias que ajudam a revolucionar o mundo. E o Brasil já conta com bons exemplos neste sentido.

Inscreva-se para a inovação

Receba as últimas notícias sobre inovação direto na sua caixa de e-mail.
Seus dados estão protegidos conosco. Conheça nossaPolítica de Privacidade
Feito por humanos comem SP, Brasil © 2021 Techpost, Techpost Logo e Laborit Ltda e Laborit logo são marcas registradas.
Olá! Leu até aqui? Você se preocupa com os mínimos detalhes, mesmo. A gente também. Por isso o time Techpost/Laborit está sempre trabalhando para fazer a plataforma digital de trabalho perfeita para você ;).
O Techpost, a Laborit e Lab são marcas proprietárias que operam o site https://techpost.com.br, onde você pode encontrar informações sobre nossos produtos e serviços e as últimas novidades do mundo da tecnologia. Estes Termos e Condições do Site descrevem os direitos e obrigações de um usuário ou visitante não registrado do site (“usuário” ou “você”) em relação ao uso do Site.
Ao acessar ou usar o Site de qualquer forma, incluindo como um visitante não registrado, você concorda em obedecer a estes Termos do Site e à nossa Política de Privacidade, que está disponível no Site.
Estes Termos do site se aplicam apenas ao seu uso do site e do conteúdo nele disponibilizado ou por meio dele, como um usuário ou visitante não registrado do. Se você usar ou acessar qualquer um de nossos serviços baseados na web de acesso restrito (ou seja, aqueles que exigem um login), a nossa plataforma, produtos, programa de referência ou outros serviços que fornecemos, o uso de tal espaço, serviços ou programa está sujeito aos termos e condições que você recebeu e aceitou quando se inscreveu nesse espaço, serviços ou programa.
De vez em quando, podemos fazer modificações, exclusões ou acréscimos ao Site ou a estes Termos. Seu uso continuado do Site após a publicação de quaisquer alterações aos Termos constitui aceitação dessas alterações.
Coletamos informações sobre seus dispositivos e sua localização, e seu uso de nossos serviços, incluindo por meio de cookies, pixels, web beacons, registros e outras tecnologias da Internet.
Você pode ler mais sobre como utilizamos as Informações Pessoais que são coletadas clicando no link conheça nossa Política de Privacidade.
Referências a “você” nesta Política, “você” significa qualquer pessoa que use nossos sites, aplicativos ou outros serviços. Se você é um funcionário ou candidato, a Política de Privacidade do Techpost e da Laborit para Dados Pessoais de um funcionário ou um Candidato, explica como usamos as Informações Pessoais no contexto de nossa relação empregatícia com você.
Se você é um funcionário ou candidato que usa nossos serviços, esta Política explica como coletamos, usamos e divulgamos suas Informações Pessoais no contexto de seu uso de nossos Serviços.