O projeto do Instagram para menores de 13 anos foi congelado

Nesta segunda-feira (27) o Instagram informou que o desenvolvimento do projeto do Instagram voltado para menores de 13 anos foi congelado. Isto ocorreu depois de uma série de críticas pelo jornal The Wall Street.
  • Por Redação Techpost
  • @redacao
  • 27 setembro, 2021
  • 2 min de leitura
Photo by BBC Creative on Unsplash
A série de reportagens mostra que a própria companhia está ciente dos danos que podem ser causados pela rede social. Ansiedade, anorexia, depressão, e outras questões de saúde mental são imensamente associadas às redes sociais do grupo Facebook, principalmente o Instagram. O projeto do Instagram visa aumentar o controle parental do uso do aplicativo por menores de 13 anos.
Essa é uma preocupação para as autoridades e para a comunidade. O próprio Facebook conduziu uma pesquisa que mostra os danos causados à adolescentes, principalmente meninas, mas, segundo eles, os resultados de sua pesquisa detalham tanto as experiências positivas quanto as negativas dos jovens nas redes sociais.
A pesquisa de 2019 mostra que o Instagram piora a autoimagem de 1 em cada 3 adolescentes. No entanto, a companhia afirma que o projeto que está sendo referenciado como Instagram Kids não seria o mesmo Instagram que conhecemos hoje.
Agora o projeto foi congelado e a companhia anunciou o desenvolvimento de um controle parental opcional para o aplicativo que já existe, por enquanto.
Segundo Adam Mosseri, CEO do Instagram, o projeto existe porque adolescentes e crianças ganham smartphones cada vez mais jovens e têm acesso a aplicativos que não foram desenvolvidos para a sua faixa etária. Na sua visão uma versão do Instagram onde os pais podem monitorar e controlar a experiência dos seus filhos é importante no contexto atual.
O projeto foi congelado, mas Adam Mosseri reafirma que a necessidade de desenvolver essa experiência se mantém. A suspensão permitirá consultar os pais, especialistas, políticos e reguladores para ouvir suas preocupações e demonstrar o valor e a importância do projeto.

O nome “Instagram Kids” do novo projeto do Instagram gerou críticas assim que se tornou conhecida neste ano.

O projeto já havia sido interrompido em maio deste ano por senadores Estadunidenses com um “histórico de falhas na proteção de crianças nas plataformas”.
A versão voltada para crianças menores de 13 anos causou muita polêmica em uma companhia que recentemente lançou um comitê eleitoral, mostrando o alcance de suas plataformas.
O instagram possui um foco implacável na aparência, e essa característica já tem sido muito criticada em questões de saúde mental. A expressão “vida de instagram” é associada como uma vida falsa, diferente da realidade, e isso já é bastante prejudicial em adultos, mas as crianças mais novas são menos desenvolvidas para lidar com esses desafios do que os adolescentes.
Por outro lado, as crianças têm cada vez mais acesso à internet e smartphones sem tanto controle, tanto por parte dos pais quanto por parte dos aplicativos. Existem soluções que levam em consideração o acesso infantil, mas elas ainda não conseguem suprir todas as problemáticas desse acesso de crianças à internet, como o espaço Kids que existe no Android.
Foi anunciada a realização de uma audiência dedicada a analisar a proteção das crianças nas redes sociais. Essa audiência tem a finalidade de examinar os efeitos tóxicos do Facebook e Instagram nos jovens e em outros.
ícone do Techpost
Por Redação Techpost

Inscreva-se para a inovação

Receba as últimas notícias sobre inovação direto na sua caixa de e-mail.
Seus dados estão protegidos conosco. Conheça nossaPolítica de Privacidade
Feito por humanos comem SP, Brasil © 2021 Techpost, Techpost Logo e Laborit Ltda e Laborit logo são marcas registradas.
Olá! Leu até aqui? Você se preocupa com os mínimos detalhes, mesmo. A gente também. Por isso o time Techpost/Laborit está sempre trabalhando para fazer a plataforma digital de trabalho perfeita para você ;).
O Techpost, a Laborit e Lab são marcas proprietárias que operam o site https://techpost.com.br, onde você pode encontrar informações sobre nossos produtos e serviços e as últimas novidades do mundo da tecnologia. Estes Termos e Condições do Site descrevem os direitos e obrigações de um usuário ou visitante não registrado do site (“usuário” ou “você”) em relação ao uso do Site.
Ao acessar ou usar o Site de qualquer forma, incluindo como um visitante não registrado, você concorda em obedecer a estes Termos do Site e à nossa Política de Privacidade, que está disponível no Site.
Estes Termos do site se aplicam apenas ao seu uso do site e do conteúdo nele disponibilizado ou por meio dele, como um usuário ou visitante não registrado do. Se você usar ou acessar qualquer um de nossos serviços baseados na web de acesso restrito (ou seja, aqueles que exigem um login), a nossa plataforma, produtos, programa de referência ou outros serviços que fornecemos, o uso de tal espaço, serviços ou programa está sujeito aos termos e condições que você recebeu e aceitou quando se inscreveu nesse espaço, serviços ou programa.
De vez em quando, podemos fazer modificações, exclusões ou acréscimos ao Site ou a estes Termos. Seu uso continuado do Site após a publicação de quaisquer alterações aos Termos constitui aceitação dessas alterações.
Coletamos informações sobre seus dispositivos e sua localização, e seu uso de nossos serviços, incluindo por meio de cookies, pixels, web beacons, registros e outras tecnologias da Internet.
Você pode ler mais sobre como utilizamos as Informações Pessoais que são coletadas clicando no link conheça nossa Política de Privacidade.
Referências a “você” nesta Política, “você” significa qualquer pessoa que use nossos sites, aplicativos ou outros serviços. Se você é um funcionário ou candidato, a Política de Privacidade do Techpost e da Laborit para Dados Pessoais de um funcionário ou um Candidato, explica como usamos as Informações Pessoais no contexto de nossa relação empregatícia com você.
Se você é um funcionário ou candidato que usa nossos serviços, esta Política explica como coletamos, usamos e divulgamos suas Informações Pessoais no contexto de seu uso de nossos Serviços.