Tecnologia transforma a vida de pessoas com doenças crônicas

A saúde no mundo todo está sendo transformada pela tecnologia, e só no Brasil, mais da metade da população acima de 18 anos foi diagnosticada com alguma doença crônica.
  • Por Redação Techpost
  • @redacao
  • 01 dezembro, 2021
  • 3 min de leitura
hap.org. Doenças crônicas precisam de mais atenção, além de monitoramento diário.
Doenças crônicas como diabetes, hipertensão, dislipidemia e obesidade necessitam de uma atenção prolongada, e o controle da condição para possibilitar qualidade de vida. Segundo IBGE, cerca de 12,3 milhões de pessoas no Brasil foram diagnosticadas com diabetes.
A pandemia trouxe novas preocupações no campo da saúde, principalmente com as comorbidades que tinham maior risco. Além disso, foi possível olhar por um ângulo diferente a forma como conheciamos a saúde, com as teleconsultas, e uma preocupação maior em se manter saudável, independente do grupo que a pessoa pertence.

A covid-19 trouxe mais consciência para a saúde para todos. Vemos que os pacientes crônicos estão mais preocupados em se manter saudáveis e evitar eventos agudos.

- André Sá, cofundador do Klivo
No Brasil o SUS - Sistema Único de Saúde é o maior sistema unificado de saúde pública do mundo e possibilita que todo brasileiro tenha acesso aos seus serviços, mas ele ainda possui uma dificuldade de trabalhar a prevenção e controle de doenças crônicas.
O sistema de saúde no geral ainda é desenhado para lidar com emergências e pacientes em momentos de crise, isso tem sido repensado nos últimos anos, mas ainda não foi possível ser melhorado.
Se por um lado as doenças crônicas recebem atendimento através do SUS, ainda os pacientes diagnosticados com elas ainda não recebem a atenção que merecem. Pessoas com diabetes, hipertensão, colesterol alto e obesidade, por exemplo, requerem acompanhamento constante.
Pensando nessa lacuna André de Sá e fundaram a Startup Klivo, uma Health Tech que é um exemplo de como a tecnologia está reinventando a saúde.

O sistema de saúde é desenhado para o evento agudo e o paciente crônico precisa de um acompanhamento contínuo. Viemos para preencher esta lacuna do setor.

- André Sá, cofundador do Klivo
A Startup desenvolveu uma solução pensada para essa população, com monitoramento periódico, tecnologia com atendimento personalizado de pacientes, além de uma série de conteúdos sobre a doença e dicas de alimentação, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e prevenir agravamentos da sua condição de saúde.
Criado em 2019, o Klivo também oferece atendimento remoto em caso de crise com uma equipe própria de profissionais de saúde.
Fundada pelos sócios André Sá e Marcelo Toledo, ex diretor da Nubank, a Health tech apresenta uma abordagem diferente, pensando no positivo e com uma atendimento humanizado.

Descobrimos que dar mais elogios e menos broncas funciona melhor. Via de regra o paciente é uma pessoa de idade, que tem mais de uma comorbidade. A família em torno já faz o papel de chato. A gente tem que ter um papel positivo.

- André Sá, cofundador do Klivo e  ex-sócio do BTG Pactual
Além da melhoria na qualidade de vida das pessoas, o serviço também atua na redução de custos para as companhias, é estipulada uma redução de 30%, já que ao olhar para o cuidado com os pacientes crônicos pode evitar crises futuras.

A gente não começa pelo usar menos. Acreditamos em 3 blocos: indicadores de engajamento, clínicos e de custos. Nessa ordem, porque ela é importante. A primeira entrega é a experiência encantadora. Primeiro a gente engaja e melhora a pessoa clinicamente. E quem está mais engajado custa menos. O custo é consequência.

- Marcelo Toledo, cofundador do Klivo e ex diretor da Nubank
A ideia do Klivo é “simplificar e melhorar o setor da saúde com uso humano e inteligente da tecnologia, entregando mais qualidade de vida, melhora clínica e redução de custos”.
Atualmente com uma base de pacientes de 21 mil pessoas, recebeu um aporte de R$ 45 mi para triplicar seu Gympass para doenças crônicas, utilizamos a tecnologia e os devices como aliados e buscando proporcionar uma experiência única e personalizada para o nosso paciente.
Com um atendimento humanizado, ela também possui uma comunidade para troca de experiências e angústias entre os pacientes, a heath tech Klivo mostra que a tecnologia pode ser usada de forma humana buscando melhorar a vida das pessoas.

Inscreva-se para a inovação

Receba as últimas notícias sobre inovação direto na sua caixa de e-mail.
Seus dados estão protegidos conosco. Conheça nossaPolítica de Privacidade
Feito por humanos comem SP, Brasil © 2021 Techpost, Techpost Logo e Laborit Ltda e Laborit logo são marcas registradas.
Olá! Leu até aqui? Você se preocupa com os mínimos detalhes, mesmo. A gente também. Por isso o time Techpost/Laborit está sempre trabalhando para fazer a plataforma digital de trabalho perfeita para você ;).
O Techpost, a Laborit e Lab são marcas proprietárias que operam o site https://techpost.com.br, onde você pode encontrar informações sobre nossos produtos e serviços e as últimas novidades do mundo da tecnologia. Estes Termos e Condições do Site descrevem os direitos e obrigações de um usuário ou visitante não registrado do site (“usuário” ou “você”) em relação ao uso do Site.
Ao acessar ou usar o Site de qualquer forma, incluindo como um visitante não registrado, você concorda em obedecer a estes Termos do Site e à nossa Política de Privacidade, que está disponível no Site.
Estes Termos do site se aplicam apenas ao seu uso do site e do conteúdo nele disponibilizado ou por meio dele, como um usuário ou visitante não registrado do. Se você usar ou acessar qualquer um de nossos serviços baseados na web de acesso restrito (ou seja, aqueles que exigem um login), a nossa plataforma, produtos, programa de referência ou outros serviços que fornecemos, o uso de tal espaço, serviços ou programa está sujeito aos termos e condições que você recebeu e aceitou quando se inscreveu nesse espaço, serviços ou programa.
De vez em quando, podemos fazer modificações, exclusões ou acréscimos ao Site ou a estes Termos. Seu uso continuado do Site após a publicação de quaisquer alterações aos Termos constitui aceitação dessas alterações.
Coletamos informações sobre seus dispositivos e sua localização, e seu uso de nossos serviços, incluindo por meio de cookies, pixels, web beacons, registros e outras tecnologias da Internet.
Você pode ler mais sobre como utilizamos as Informações Pessoais que são coletadas clicando no link conheça nossa Política de Privacidade.
Referências a “você” nesta Política, “você” significa qualquer pessoa que use nossos sites, aplicativos ou outros serviços. Se você é um funcionário ou candidato, a Política de Privacidade do Techpost e da Laborit para Dados Pessoais de um funcionário ou um Candidato, explica como usamos as Informações Pessoais no contexto de nossa relação empregatícia com você.
Se você é um funcionário ou candidato que usa nossos serviços, esta Política explica como coletamos, usamos e divulgamos suas Informações Pessoais no contexto de seu uso de nossos Serviços.