Estudo ainda mostra mulheres com poucas oportunidades no ramo de tecnologia

Uma pesquisa da YouGov Global Profiles mostrou que mulheres seguem como minoria no setor de tecnologia no mundo.
  • Por Jamis Gomes Jr.
  • @jamis-gomes
  • 16 março, 2023
  • 2 min de leitura
Estudo ainda mostra mulheres com poucas oportunidades no setor de tecnologia
Desde já, dados do YouGov Global Profiles apresentaram que pouquíssimas mulheres representam a quantidade total de trabalhadores no ramo de Tecnologia da Informação (TI) e telecomunicações.
Em relação à América Latina, apenas 6% das mulheres estão na indústria. No Brasil, por exemplo, 7% delas trabalham no ramo. Confira mais a seguir.

Brasil está acima da média mundial no ramo de tecnologia

Em todo caso, uma pesquisa do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) informou que o número de mulheres no setor cresceu 60% nos últimos cinco anos. Ao todo foram de 27,9 mil para 44,5 mil em 2019.
Em outras palavras, as mulheres representam cerca de 20% dos profissionais de tecnologia do Brasil hoje. Dentro disso, de modo geral, inclusive no ramo Ciência e Tecnologia, a tendência é que ocupem mais espaço que os homens nos próximos anos, segundo a pesquisa.

Quais os maiores desafios das mulheres no ramo de tecnologia?

A saber, uma pesquisa da Michael Page destacou as principais razões para haver menos mulheres líderes no ramo e são elas:
  • 38% falta de inscrições por parte das mulheres;
  • 37% falta de oportunidades para as mulheres;
  • 25% escassez de talentos femininos com o conhecimento exigido;
  • 17% falta de experiência necessária para ocupar o cargo.
Alguns outros pontos são relevantes nesse reflexo do mercado. Falta de incentivo é um deles, pois muito mal ingressar em cursos superiores para tal, as mulheres o fazem atualmente. De fato, em cursos como Engenharia da Computação os homens ainda são maioria.
Sem dúvida que salários estão em pauta há anos entre os gêneros e nesta área não é diferente. Em suma, segundo uma pesquisa da Revelo, a diferença de salários entre homens e mulheres na área de tecnologia era de 22,4% em 2017 e passou para 12,4% em 2019. Quem gostaria de se dedicar o tanto que seu colega de trabalho e receber menos apenas pelo gênero?
Além de ser um viés negativo, impede que o mercado tenha mais mulheres nas lideranças do setor. Por conseguinte, menos chances do mundo ter exemplos como Mira Murati, CTO (Chief Technology Officer) da OpenAI, que tem contribuído no desenvolvimento de importantes inovações e já citada aqui no TechPost.

A importância da inclusão rumo equidade

Só para exemplificar, uma pesquisa da WITSA (Aliança Mundial de Informações sobre Tecnologia e Serviços) indicou que 9 trilhões de euros no PIB global podem ser gerados com mais mulheres na indústria.
Não é balela a necessidade de diversidade, isto é, a equidade é fundamental para garantir o crescimento das empresas. É preciso estimular a diversidade com educação diária nas empresas e isso passa pela:
  • Inclusão de assuntos relacionados à tecnologia desde cedo;
  • Acesso à informação e qualificação;
  • Criação de bolsas de estudos para mulheres na tecnologia.
Por fim, um trabalho coletivo que aproximem os lados, pois da mesma forma que diferentes gerações podem se ajudar, gêneros opostos podem e devem correlacionar ideias em benefício mútuo. Afinal, o único auxílio-desemprego mais seguro do mundo é a competência. Portanto, cedo ou tarde elas chegarão nos lugares que merecem, quer queira, quer não, homarada.
Foto destaque: Divulgação/ThisisEngineering RAEng /Unsplash

Inscreva-se para a inovação

Receba as últimas notícias sobre inovação direto na sua caixa de e-mail.
Seus dados estão protegidos conosco. Conheça nossaPolítica de Privacidade
Feito por humanos comem SP, Brasil © 2021 Techpost, Techpost Logo e Laborit Ltda e Laborit logo são marcas registradas.
Olá! Leu até aqui? Você se preocupa com os mínimos detalhes, mesmo. A gente também. Por isso o time Techpost/Laborit está sempre trabalhando para fazer a plataforma digital de trabalho perfeita para você ;).
O Techpost, a Laborit e Lab são marcas proprietárias que operam o site https://techpost.com.br, onde você pode encontrar informações sobre nossos produtos e serviços e as últimas novidades do mundo da tecnologia. Estes Termos e Condições do Site descrevem os direitos e obrigações de um usuário ou visitante não registrado do site (“usuário” ou “você”) em relação ao uso do Site.
Ao acessar ou usar o Site de qualquer forma, incluindo como um visitante não registrado, você concorda em obedecer a estes Termos do Site e à nossa Política de Privacidade, que está disponível no Site.
Estes Termos do site se aplicam apenas ao seu uso do site e do conteúdo nele disponibilizado ou por meio dele, como um usuário ou visitante não registrado do. Se você usar ou acessar qualquer um de nossos serviços baseados na web de acesso restrito (ou seja, aqueles que exigem um login), a nossa plataforma, produtos, programa de referência ou outros serviços que fornecemos, o uso de tal espaço, serviços ou programa está sujeito aos termos e condições que você recebeu e aceitou quando se inscreveu nesse espaço, serviços ou programa.
De vez em quando, podemos fazer modificações, exclusões ou acréscimos ao Site ou a estes Termos. Seu uso continuado do Site após a publicação de quaisquer alterações aos Termos constitui aceitação dessas alterações.
Coletamos informações sobre seus dispositivos e sua localização, e seu uso de nossos serviços, incluindo por meio de cookies, pixels, web beacons, registros e outras tecnologias da Internet.
Você pode ler mais sobre como utilizamos as Informações Pessoais que são coletadas clicando no link conheça nossa Política de Privacidade.
Referências a “você” nesta Política, “você” significa qualquer pessoa que use nossos sites, aplicativos ou outros serviços. Se você é um funcionário ou candidato, a Política de Privacidade do Techpost e da Laborit para Dados Pessoais de um funcionário ou um Candidato, explica como usamos as Informações Pessoais no contexto de nossa relação empregatícia com você.
Se você é um funcionário ou candidato que usa nossos serviços, esta Política explica como coletamos, usamos e divulgamos suas Informações Pessoais no contexto de seu uso de nossos Serviços.