Netflix no mundo dos Games

A Netflix deu um passo a mais no mundo da produção audiovisual e se lançou no mundo dos games.
  • Por Redação Techpost
  • @redacao
  • 17 novembro, 2021
  • 4 min de leitura
Foto Divulgação Fortnite. A personagem da série Arcane da Netflix já está no universo Fortinite
Fundada na década de 90 como locadora de filmes, a Netflix revolucionou a forma como consumimos produtos audiovisuais e conta hoje com mais de 117 milhões de assinaturas ao redor do mundo. O modelo atual de streaming começou em 2007 e somente 6 anos depois a empresa começou a produzir conteúdos originais com inegável sucesso, como House of Cards, Orange is the New Black, Stranger Things, Narcos e 13 Reasons Why.
Por um lado os filmes e séries criados e produzidos por ela pareciam ser simplesmente conteúdo audiovisual com o propósito de entretenimento. Mas por outro lado a Netflix mostrou que pensa de forma estratégica, quando criou uma série inteira com base em Big Data, Stranger Things - o modelo de criação começou com House Of Cards, mas mostrou todo o seu potencial na série sobrenatural.
Foi usado Inteligência artificial e Big Data na criação desses títulos que tinham sucesso garantido antes mesmo de serem lançados, agrupando características que tinham 80% ou mais de chances de serem bem aceitas, até o marketing do projeto foi criado e desenvolvido com base em dados.

Netflix Streaming ou plataforma de games?

Agora a Netflix se lança no mundo dos games, um passo ousado para ela, que não é somente um serviço de streaming, mas também uma empresa de tecnologia.
O mundo dos Games e o processo de gamificação tem ficado cada vez mais em alta principalmente com discussões em torno do Metaverso e como ele vai mudar a forma como vivemos. Uma coisa é certa, a Netflix sempre foi uma empresa que usa a tecnologia como ferramenta, sempre focada no futuro e nas tendências de mercado.
Uma das maiores companhias de tecnologia do mundo, o Facebook, chegou a mudar o próprio nome para Meta com foco no Metaverso.
Disponíveis através do próprio aplicativo para todos os assinantes, os games possuem um link para download e depois podem ser acessados através da plataforma da Netflix. Os primeiros jogos disponíveis são Stranger Things: 1984, Stranger Things 3: The Game, Shooting Hoops, Card Blast e Teeter Up.
Além disso, a Riot Games anunciou o lançamento do jogo Hextech Mayhem, que estará disponível em diversas plataformas, como PC, Nintendo Switch e também estará disponível no Netflix Games. Esse vai ser um jogo de corrida infinita inserido no universo de League of Legends, um dos maiores no mundo gamer.
A Netflix lançou recentemente uma série animada chamada Arcane que se passa no universo de LOL, Jinx a personagem da série e do jogo também vai aparecer em Fortnite celebrando a série e mostrando mais uma vez as intenções da Netflix em direção a esse seguimento.
Há alguns meses ela havia anunciado que o seu maior concorrente é o famoso game Fortnite, desenvolvido pela Epic Games e já deixou claro que o seu foco também é o metaverso, pegando muitos de surpresa.
A construção do universo game da Netflix começou muito antes do que os usuários percebessem, com a inserção de inúmeros filmes e documentários que, mesmo que os seus usuários não percebessem, já eram usados com o objetivo de aquecer o seu público para essa nova fase. Essa estratégia também testava esse público, e coletava dados - algo que já está no DNA da empresa - para entender melhor o seu público e criar estratégias.
Criar os games relacionados especificamente ao seu conteúdo original como Stranger Things mostra que nada é por acaso, por outro lado ainda não está claro quais os próximos passos para ela.
Já a HBR - Harvard Business Review defende que essa jogada pode não ter sido a melhor para a Netflix, que poderia ter investido em uma nova categoria de negócio ao invés de integrar tudo como foi feito. Visto que ela tem um enorme potencial no campo de conteúdo de BackGround já que os seus fãs já mostram comportamentos de super fãs, que procuram mais e mais conteúdos relacionados ao apresentado e estando dispostos a pagar mais por isso.
Seguir essa estratégia de Growth sugerida pela HBR poderia ser a estratégia mais lógica do ponto de vista de negócios, mas não leva em consideração os próximos passos da empresa. Se esse também for um olhar para o Metaverso, como já se mostrou uma tendência no mundo das Big Techs, um passo em direção a gamificação faz realmente sentido.
Mas será que o caminho que relaciona expansão multimídia com o futuro dos Games e das redes sociais é a direção que a Netflix vai seguir?
ícone do Techpost
Por Redação Techpost

Inscreva-se para a inovação

Receba as últimas notícias sobre inovação direto na sua caixa de e-mail.
Seus dados estão protegidos conosco. Conheça nossaPolítica de Privacidade
Feito por humanos comem SP, Brasil © 2021 Techpost, Techpost Logo e Laborit Ltda e Laborit logo são marcas registradas.
Olá! Leu até aqui? Você se preocupa com os mínimos detalhes, mesmo. A gente também. Por isso o time Techpost/Laborit está sempre trabalhando para fazer a plataforma digital de trabalho perfeita para você ;).
O Techpost, a Laborit e Lab são marcas proprietárias que operam o site https://techpost.com.br, onde você pode encontrar informações sobre nossos produtos e serviços e as últimas novidades do mundo da tecnologia. Estes Termos e Condições do Site descrevem os direitos e obrigações de um usuário ou visitante não registrado do site (“usuário” ou “você”) em relação ao uso do Site.
Ao acessar ou usar o Site de qualquer forma, incluindo como um visitante não registrado, você concorda em obedecer a estes Termos do Site e à nossa Política de Privacidade, que está disponível no Site.
Estes Termos do site se aplicam apenas ao seu uso do site e do conteúdo nele disponibilizado ou por meio dele, como um usuário ou visitante não registrado do. Se você usar ou acessar qualquer um de nossos serviços baseados na web de acesso restrito (ou seja, aqueles que exigem um login), a nossa plataforma, produtos, programa de referência ou outros serviços que fornecemos, o uso de tal espaço, serviços ou programa está sujeito aos termos e condições que você recebeu e aceitou quando se inscreveu nesse espaço, serviços ou programa.
De vez em quando, podemos fazer modificações, exclusões ou acréscimos ao Site ou a estes Termos. Seu uso continuado do Site após a publicação de quaisquer alterações aos Termos constitui aceitação dessas alterações.
Coletamos informações sobre seus dispositivos e sua localização, e seu uso de nossos serviços, incluindo por meio de cookies, pixels, web beacons, registros e outras tecnologias da Internet.
Você pode ler mais sobre como utilizamos as Informações Pessoais que são coletadas clicando no link conheça nossa Política de Privacidade.
Referências a “você” nesta Política, “você” significa qualquer pessoa que use nossos sites, aplicativos ou outros serviços. Se você é um funcionário ou candidato, a Política de Privacidade do Techpost e da Laborit para Dados Pessoais de um funcionário ou um Candidato, explica como usamos as Informações Pessoais no contexto de nossa relação empregatícia com você.
Se você é um funcionário ou candidato que usa nossos serviços, esta Política explica como coletamos, usamos e divulgamos suas Informações Pessoais no contexto de seu uso de nossos Serviços.