Processo BI: Por que é importante na tomada de decisões?

Dizer que dados são o novo ouro do mercado já não é novidade. Mas para transformar os dados em algo realmente de valor, é preciso contar com o processo BI ou Business Intelligence que se tornou imprescindível para a tomada de decisões de uma empresa.
  • Por Redação Techpost
  • @redacao
  • 15 outubro, 2021
  • 6 min de leitura
Photo by Unsplash

Então, o que é o processo BI?

Processo Bi ou Business Intelligence é um termo abrangente que inclui os aplicativos, infraestrutura, ferramentas e as melhores práticas que permitem o acesso e a análise de informações, possibilitando um planejamento estratégico que otimiza os recursos da empresa e torna as tomadas de decisões mais assertivas e embasadas.  
Hoje, há uma grande facilidade para obter dados,principalmente através de plataformas digitais: sites, redes sociais, aplicativos, etc. Através dos “rastros” que os usuários deixam nesses espaços, é possível identificar padrões e compreender seu comportamento atual, além de prever tendências futuras. Apesar do compartilhamento dos dados de localização ainda gerar muitos debates relacionados ao direito à privacidade.
As empresas têm cada vez mais acesso à dados, tudo que fazemos vira dado, onde moramos, é um dado de geolocalização, a idade e informações sobre a família também são dados, que podem ser importantes. Mas, como as empresas podem analisar todo esse material de forma rápida para descobrir ações e ajustes que possam ajudar a atingir seus objetivos.
Softwares e Inteligência Artificial são indispensáveis nesse processo, eles são capazes de gerar relatórios extensos e detalhados com rapidez. Mostrando assim, onde possíveis erros estão ocorrendo ou indicando como sua eficiência pode ser melhorada apenas com pequenos ajustes.
Por proporcionar esse resultado, é comum que o BI seja tratado como uma área de negócio, assim como o Financeiro, Marketing e RH também são. Em outros casos, cada uma dessas áreas conta com profissionais com o papel de usar as ferramentas certas para formar essa camada de inteligência.
Podemos dizer então que o processo BI é um conjunto de práticas e ferramentas para transformar dados em informações, que possam direcionar os esforços de uma organização para tomada de decisões mais assertivas.
Ela pode reunir as atuais tendências de mercado, comportamento do consumidor, movimentos dos concorrentes e conhecimentos sobre a própria empresa, apresentando as melhores formas de explorar os cenários existentes e aproveitar oportunidades e antecipar as possíveis ameaças.
A crescente quantidade e velocidade com que novos dados circulam torna importante a adoção de tecnologias para automatizar os processos da área de BI.
Na prática, os profissionais que fazem parte de BI devem organizar e analisar estes dados para favorecer a tomada de decisão racional, baseada em informações, no cotidiano da empresa.
Qualquer decisão tomada dentro de uma empresa que seja baseada em dados pode prever o que vai acontecer e assim direcionar melhor as ações.
Por isso falamos: SHOW ME THE DATA
É importante lembrar que os dados compõem uma informação. Mas a informação precisa ser computada, organizada e analisada para poder virar insights e assim gerar campanhas, ações e resultados.

Quais os benefícios em adotar Business Inteligence?

Com o BI torna-se viável reduzir a quantidade de opiniões e “achismos” envolvidos nas decisões da organização, aumentando a confiabilidade das mesmas, e gerando mais resultados.
Em um esporte como arco e flecha, por exemplo, existe um alvo e o jogador precisa acertar esse alvo, se o jogador simplesmente começa a atirar flechas sem entender as variáveis (no caso do BI, os os dados) que estão sendo entregues, ele vai gastar mais tempo, mais flechas, mais recursos antes de atingir o alvo, e não há garantia que de que irá acertar. Por outro lado, se o jogador coleta e analisa os dados que estão sendo entregues para ele, poderá calcular a trajetória da flecha, a distância, a quantidade de vento e o ângulo que ele precisa para acertar o alvo, e todas as variáveis. Neste caso, ele torna seu jogo mais eficaz e tem maiores chances de alcançar bons resultados.
Além de mais confiáveis, decisões com base em BI também costumam ser mais rápidas: se a informação está corretamente disponibilizada e mostra qual é a ação correta, você não precisa gastar horas em avaliações, basta agir.
Também permite uma mensuração mais adequada sobre os efeitos das mudanças que já aconteceram, compartilhando resultados importantes e sugerindo as novas ações que devem ser tomadas a partir dos mesmos.

Como aplicar o processo?

O importante é analisar os dados que conseguir reunir para validar processos e otimizar ainda mais suas ações. Uma análise BI ou uma estratégia balizada por BI é mais do que um simples relatório, é uma verdadeira mudança na cultura da empresa, que começa a acreditar em dados e na aplicação deles. Isso deve ser algo feito constantemente e não pontualmente.
Inicialmente, o processo BI pode ser bastante demorado, mas com o tempo, as tendências vão se tornando mais e mais visíveis, e você passa a conhecer o seu negócio de forma mais profunda. Essa visão é bastante utilizada na criação e visão de produto, tornando-se um hábito ou quase um esporte.
Existem três elementos que ajudam a pautar o processo BI e eles são cruciais:
  • Dados de qualidade
Os dados devem ter precisão e relevância para o negócio, podemos dizer que quanto menos aproximações e estimativas existirem, maior é a qualidade dos dados obtidos. Logo, boas ferramentas de monitoramento se mostram essenciais, que possam qualificar os dados, ao invés de somente quantificar.
  • Objetivos e metas
Uma boa análise requer objetivos traçados antecipadamente – eles vão orientar sobre qual a melhor decisão com base nos dados obtidos, deixando todas as variáveis na mesa, tanto do público quanto da empresa.
  • Mudanças a partir dos resultados
Com objetivos claros apontando onde se deve chegar, e informações que mostram qual o melhor caminho, resta apenas agir. É preciso aproveitar as análises e agir antes que o cenário mude.
A maioria das iniciativas em BI está ligada à inovação de marketing e vendas, já que o comportamento do consumidor é uma fonte inesgotável de dados, mas podemos aplicá-lo em qualquer departamento.
O Bi pode ser usado para melhorar a produção industrial e os processos administrativos de grandes organizações, provando que ele é uma ferramenta estratégica para a condução das empresas.
A Netflix, por exemplo, possui cases interessantes de BI. A maior empresa de streaming do mundo levou a sua análise de dados e preferências um pouco além do “recomendado para você” e acabou criando uma série inteira baseada nessas informações coletada pela própria empresa, que eram entregues pelos seus usuários.
Stranger Things, por exemplo, foi um grande hit disponibilizado na plataforma em julho de 2016. A série foi o resultado da percepção e análise de consumo dos usuários da Netflix, seus gostos e programas mais acessados, dados que a Netflix já tinha.
Os dados coletados pela companhia foram usados para criar uma série que agradasse a um público realmente grande, agrupando tudo que era tendência naquele cenário e mostrando como um uso de dados eficaz com business Intelligence pode ser importante em qualquer área.
Para fazer uma boa análise de BI, primeiro identificamos uma dor, um problema, logo precisamos pensar o porquê disso estar acontecendo e o que vai acontecer em seguida. Com isso, podemos ter insights e mudar completamente aquela situação, ou melhorá-la.
Esse processo precisa ser pautado em dados, e dados de qualidade, a etapa de pesquisa deve ser muito bem fundamentada.
Por meio do BI, também é possível verificar tendências de comportamento para os próximos meses ou anos e permitir uma preparação mais efetiva para mudanças. Essa também é uma excelente maneira de apontar gargalos que irão surgir e trabalhar para que eles não prejudiquem a escalabilidade do seu negócio.
Pensar de forma Inteligente, com um olhar amplo para os problemas não é só uma técnica diferente para resolver problemas, é uma mudança cultural. Essa visão pode ajudar e ser implementada em todas as áreas da vida.

Inscreva-se para a inovação

Receba as últimas notícias sobre inovação direto na sua caixa de e-mail.
Seus dados estão protegidos conosco. Conheça nossaPolítica de Privacidade
Feito por humanos comem SP, Brasil © 2021 Techpost, Techpost Logo e Laborit Ltda e Laborit logo são marcas registradas.
Olá! Leu até aqui? Você se preocupa com os mínimos detalhes, mesmo. A gente também. Por isso o time Techpost/Laborit está sempre trabalhando para fazer a plataforma digital de trabalho perfeita para você ;).
O Techpost, a Laborit e Lab são marcas proprietárias que operam o site https://techpost.com.br, onde você pode encontrar informações sobre nossos produtos e serviços e as últimas novidades do mundo da tecnologia. Estes Termos e Condições do Site descrevem os direitos e obrigações de um usuário ou visitante não registrado do site (“usuário” ou “você”) em relação ao uso do Site.
Ao acessar ou usar o Site de qualquer forma, incluindo como um visitante não registrado, você concorda em obedecer a estes Termos do Site e à nossa Política de Privacidade, que está disponível no Site.
Estes Termos do site se aplicam apenas ao seu uso do site e do conteúdo nele disponibilizado ou por meio dele, como um usuário ou visitante não registrado do. Se você usar ou acessar qualquer um de nossos serviços baseados na web de acesso restrito (ou seja, aqueles que exigem um login), a nossa plataforma, produtos, programa de referência ou outros serviços que fornecemos, o uso de tal espaço, serviços ou programa está sujeito aos termos e condições que você recebeu e aceitou quando se inscreveu nesse espaço, serviços ou programa.
De vez em quando, podemos fazer modificações, exclusões ou acréscimos ao Site ou a estes Termos. Seu uso continuado do Site após a publicação de quaisquer alterações aos Termos constitui aceitação dessas alterações.
Coletamos informações sobre seus dispositivos e sua localização, e seu uso de nossos serviços, incluindo por meio de cookies, pixels, web beacons, registros e outras tecnologias da Internet.
Você pode ler mais sobre como utilizamos as Informações Pessoais que são coletadas clicando no link conheça nossa Política de Privacidade.
Referências a “você” nesta Política, “você” significa qualquer pessoa que use nossos sites, aplicativos ou outros serviços. Se você é um funcionário ou candidato, a Política de Privacidade do Techpost e da Laborit para Dados Pessoais de um funcionário ou um Candidato, explica como usamos as Informações Pessoais no contexto de nossa relação empregatícia com você.
Se você é um funcionário ou candidato que usa nossos serviços, esta Política explica como coletamos, usamos e divulgamos suas Informações Pessoais no contexto de seu uso de nossos Serviços.