Google usa Inteligência Artificial para tornar o trânsito do RJ mais sustentável

O projeto de Inteligência Artificial do Google tem a função de medir e calcular as condições de tráfego e o tempo nos cruzamentos de uma cidade e vai ser implementado agora no Rio de Janeiro.
  • Por Redação Techpost
  • @redacao
  • 07 outubro, 2021
  • 4 min de leitura
Projeto anunciado pelo Google usa a tecnologia para diminuir o tempo gasto no trânsito do Rio de Janeiro. Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio
O piloto do programa já está em execução em quatro outros locais em Israel. O Software de Inteligência Artificial vai ajudar a melhorar o trânsito e a reduzir as emissões de carbono ao otimizar os cruzamentos ineficientes.
Atualmente, a sociedade de um modo geral tem apresentado uma consciência ambiental mais coesa, se preocupando mais com maneiras sustentáveis de se viver. A tecnologia existe para ajudar as pessoas a viverem melhor, e também de forma mais saudável e sustentável.
O tempo gasto no trânsito em grandes cidades não pode ser recuperado, mas poderia estar sendo investido em qualidade de vida das pessoas ao redor do mundo. É possível usar a inteligência Artificial como aliada e construir produtos que podem impactar de forma positiva a vida de todos.
O projeto anunciado pelo Google usa a tecnologia para diminuir o tempo gasto no trânsito Pensar nisso de forma mais assertiva pode e vai ajudar milhares de pessoas todos os dias a viverem suas vidas de forma mais saudável.
Além de poupar tempo e melhorar o trânsito, a iniciativa também ajuda a reduzir as emissões de carbono ao otimizar os cruzamentos ineficientes. O projeto vai estudar formas de otimizar o sistema de semáforos do Rio de Janeiro por meio de inteligência artificial, assim como feito em Israel.
O projeto conta com uma parceria com a CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro) e deve começar a ser implementado nos próximos meses.
A ideia é coletar dados, e a partir deles, estudar as condições do tráfego e o tempo gasto nos semáforos da cidade. Com os dados coletados e organizados é possível treinar modelos baseados em inteligência artificial para melhorar o momento em que o sinal muda e, assim, otimizar cruzamentos ineficientes.
Em Israel, onde foi feito o mesmo trabalho, houve uma redução de 10% a 20% no consumo de combustível e no tempo de atraso nos cruzamentos. Esse resultado ainda pode ser aprimorado, mas já é uma grande conquista.
"Estamos animados em expandir esse piloto para o Rio de Janeiro e outras cidades”, disse Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet no anúncio publicado nesta terça (5).
O conjunto de ações voltadas para sustentabilidade envolve também um recurso do Google Flights (serviço do Google para compra de passagens aéreas) que permite ver as emissões de CO2 associadas a cada voo. Com isso, uma pessoa poderá escolher uma rota menos poluente.
Além disso, será possível conferir a informação por tipo de assento. Poltronas executivas ou de primeira classe, por exemplo, representam uma parcela maior das emissões totais, visto que ocupam mais espaço no avião.
De acordo com o Google, a nova funcionalidade poderá ser acessada no Brasil em breve.
Outra novidade entre as ações é em relação a reservas de hotéis. Desde setembro deste ano, quem procura por opções de estadia no sistema de buscas também consegue ver se o hotel possui compromissos sustentáveis.
A companhia também anunciou novos recursos para o Google Finance, serviço de informações voltado para o mercado financeiro. O serviço já existe desde outubro de 2020, quem pesquisa por uma empresa no Google tem acesso a informações como o código de ações e preço de negociação atual. Em breve, também será possível ver uma “pontuação de sustentabilidade” da companhia.
O Google também divulgou funcionalidades que ainda não estão disponíveis no Brasil. Uma delas é em relação à pesquisa sobre mudanças climáticas no sistema de busca. Quem procurar pelo tema receberá, primeiramente, informações de fontes consideradas confiáveis, como as Nações Unidas.
O usuário também vai ter acesso a um painel com notícias e dados sobre causas, efeitos e formas de combater a crise do clima. No entanto, o recurso, que será lançado no final de outubro, estará disponível apenas nas versões em inglês, francês e espanhol.
Nos Estados Unidos, também foi inaugurada uma nova funcionalidade do Google Maps que permite escolher rotas menos intensas em carbono. O recurso deve estar disponível na Europa em 2022 e ainda não há previsões para chegar ao Brasil.
Todas as funcionalidades visam aliar tecnologia e sustentabilidade e a Inteligência artificial tem muito a contribuir nesse campo, o futuro da ciência de dados está atrelado aos avanços de IA. A companhia Google é uma das gigantes de tecnologia e busca se estender por todas as áreas.
Além do Rio de Janeiro e a companhia também está conversando com outras cidades ao redor do planeta. Os detalhes sobre o tráfego dos cruzamentos já estudados não foram compartilhados e a companhia não explicou como a inteligência artificial funciona com os sistemas das cidades e cruzamentos específicos.
Essa tecnologia também trás átona reflexões sobre o impacto dos robôs no futuro do trabalho.
A tecnologia já ajuda a vida de milhares de pessoas todos os dias, agora ela pode atuar de forma mais direta também no trânsito do Rio de Janeiro. E quem sabe, ser levada para outras cidades do Brasil e do mundo.

Inscreva-se para a inovação

Receba as últimas notícias sobre inovação direto na sua caixa de e-mail.
Seus dados estão protegidos conosco. Conheça nossaPolítica de Privacidade
Feito por humanos comem SP, Brasil © 2021 Techpost, Techpost Logo e Laborit Ltda e Laborit logo são marcas registradas.
Olá! Leu até aqui? Você se preocupa com os mínimos detalhes, mesmo. A gente também. Por isso o time Techpost/Laborit está sempre trabalhando para fazer a plataforma digital de trabalho perfeita para você ;).
O Techpost, a Laborit e Lab são marcas proprietárias que operam o site https://techpost.com.br, onde você pode encontrar informações sobre nossos produtos e serviços e as últimas novidades do mundo da tecnologia. Estes Termos e Condições do Site descrevem os direitos e obrigações de um usuário ou visitante não registrado do site (“usuário” ou “você”) em relação ao uso do Site.
Ao acessar ou usar o Site de qualquer forma, incluindo como um visitante não registrado, você concorda em obedecer a estes Termos do Site e à nossa Política de Privacidade, que está disponível no Site.
Estes Termos do site se aplicam apenas ao seu uso do site e do conteúdo nele disponibilizado ou por meio dele, como um usuário ou visitante não registrado do. Se você usar ou acessar qualquer um de nossos serviços baseados na web de acesso restrito (ou seja, aqueles que exigem um login), a nossa plataforma, produtos, programa de referência ou outros serviços que fornecemos, o uso de tal espaço, serviços ou programa está sujeito aos termos e condições que você recebeu e aceitou quando se inscreveu nesse espaço, serviços ou programa.
De vez em quando, podemos fazer modificações, exclusões ou acréscimos ao Site ou a estes Termos. Seu uso continuado do Site após a publicação de quaisquer alterações aos Termos constitui aceitação dessas alterações.
Coletamos informações sobre seus dispositivos e sua localização, e seu uso de nossos serviços, incluindo por meio de cookies, pixels, web beacons, registros e outras tecnologias da Internet.
Você pode ler mais sobre como utilizamos as Informações Pessoais que são coletadas clicando no link conheça nossa Política de Privacidade.
Referências a “você” nesta Política, “você” significa qualquer pessoa que use nossos sites, aplicativos ou outros serviços. Se você é um funcionário ou candidato, a Política de Privacidade do Techpost e da Laborit para Dados Pessoais de um funcionário ou um Candidato, explica como usamos as Informações Pessoais no contexto de nossa relação empregatícia com você.
Se você é um funcionário ou candidato que usa nossos serviços, esta Política explica como coletamos, usamos e divulgamos suas Informações Pessoais no contexto de seu uso de nossos Serviços.