Startup em Singapura usa insetos e transforma lixo em tesouro

Em Singapura a Startup Insectta desenvolveu uma nova tecnologia que usa insetos para solucionar os problemas de desperdício de comida.
  • Por Redação Techpost
  • @redacao
  • 05 janeiro, 2022
  • 4 min de leitura
Photo by: Insectta. Startup usa insetos para criar uma solução para o desperdício de comida em Singapura
No entanto, a solução vai além de uma simples fazenda de insetos, a startup desenvolveu um método para aproveitar cada fase da vida do inseto e escolheu a mosca “black sodier” que cresce rápido e não morde tornando ela o inseto ideal.
A Insectta é a pioneira com Insect Farm em Singapura e transforma como lidamos com o desperdício de comida, transformando o que todos veem como lixo em tesouro. Com uma pesquisa pioneira em biomateriais derivados de insetos e dedicada ao desenvolvimento dessa indústria.
As larvas da mosca Black Sodier podem se alimentar de até 4x o seu próprio peso de restos de comida sendo a espécie escolhida pela Chua Kai-Ning e o seu parceiro Phua Jun Wei em 2017 quando fundaram a startup com a intenção de reinventar o amanhã lutando contra a crise de desperdício de alimentos.

O conceito por trás do Insectta é que nada vai para o lixo. Os resíduos podem ser reinventados como um recurso se mudarmos a forma como pensamos sobre nossos métodos de produção e como lidamos com os resíduos.

- Chua Kai-Ning. Cofundadora da Insectta.
Segundo a ONU quase 20% dos alimentos produzidos no mundo são desperdiçados, somando quase 1 bilhão de toneladas por ano. Além disso, estima-se que entre 8 e 10% das emissões globais de gases de efeito estufa estão associadas a alimentos que não são consumidos.
Por um lado há alimentos sendo desperdiçados e por outras pessoas passando fome no mundo, no Brasil há mais de uma iniciativa visando melhorar as questões de desperdício de comida, mas uma que se destaca é a iniciativa da Ação da Cidadania ajuda a colocar alimentos que seriam desperdiçados em lares de pessoas que necessitam deles, com um mapeamento que pode ajudar a diminuir a fome.
Por outro lado, há outras iniciativas como a Insectta que se propõe a usar a fazenda de Insetos para solucionar o desperdício de alimentos, transformando esses alimentos em novos produtos como ração para animais, e até produtos para a indústria de cosméticos. Eles perceberam que essas moscas poderiam ajudar mais do que no desperdício de comida, que outros produtos poderiam ser extraídos durante o seu ciclo de vida.
O ciclo do gerenciamento do desperdício não acaba com as larvas comendo os restos, depois a empresa consegue secar rapidamente os vermes que viram ração para animais, e também transformar os excrementos dos insetos em fertilizante para agricultura.
A startup alimenta com até oito toneladas de resíduos alimentares por mês a sua fazenda de mosca “black sodier”, incluindo subprodutos recebidos de fábricas de soja e cervejarias, como okara e grãos usados.
Já existem outras soluções que usam os insetos com o objetivo de manejar o desperdício de alimentos, mas essa startup está extraindo mais do que produtos agrícolas dessas moscas. Com financiamento do Trendlines Agrifood Fund e subsídios do governo, a Insectta também está adquirindo biomateriais de alto valor a partir dos subprodutos dessas larvas.
Eles perceberam que essas moscas poderiam ajudar mais do que no desperdício de comida, que outros produtos poderiam ser extraídos durante o seu ciclo de vida.

Como a startup transforma insetos em biomateriais?

Todas as larvas se tonam adultas eventualmente, durante esse processo elas formam um tipo de casulo, e emergem cerca de 10 a 14 dias depois como uma mosca adulta. A tecnologia desenvolvida pela Insectta consegue obter biomateriais desse exoesqueleto que eles deixam para trás.
Uma dessas substâncias é antimicrobiana com propriedades antioxidantes, a quitosana muitas vezes é usada em produtos cosméticos e farmacêuticos, com um movimento de sustentabilidade, já que a substância é obtida de maneira mais natural e pode substituir os espessantes - servem para aumentar a viscosidade de um líquido - e conservantes sintéticos em cosméticos.
No entanto, os primeiros produtos feitos com quitosana da Insectta estão atualmente em desenvolvimento, a startup está agora em busca de mais colaborações nas indústrias cosmética e farmacêutica.
Atualmente a principal forma de obter essa substância é por um processo em caranguejos, mas a sua extração envolve processos químicos pesados e grandes quantidades de água. Já as técnicas de extração da Insectta envolvem menos produtos químicos, como hidróxido de sódio, do que os processos de extração tradicionais, o que a torna uma alternativa mais sustentável.
Essa pode ser uma solução mais procurada no futuro já que a tendência do mercado é usar formas mais sustentáveis de criar os seus produtos.

Quando as pessoas pensam em vermes, a primeira coisa que pensam é que eles são nojentos e prejudiciais às pessoas. Colocando os benefícios em primeiro lugar, podemos transformar o 'fator bruto' das pessoas.

- Chua Kai-Ning. Cofundadora da Insectta.
Há um debate científico contínuo sobre a consciência dos insetos. Mas segundo os fundadores da startup a criação das “Black Soldiers” é mais humano e sustentável do que criar gado, já que os insetos precisam de menos água, energia e espaço para se desenvolver.
São iniciativas como essa que fazem o mundo um lugar melhor um pouco de cada vez.
ícone do Techpost
Por Redação Techpost

Inscreva-se para a inovação

Receba as últimas notícias sobre inovação direto na sua caixa de e-mail.
Seus dados estão protegidos conosco. Conheça nossaPolítica de Privacidade
Feito por humanos comem SP, Brasil © 2021 Techpost, Techpost Logo e Laborit Ltda e Laborit logo são marcas registradas.
Olá! Leu até aqui? Você se preocupa com os mínimos detalhes, mesmo. A gente também. Por isso o time Techpost/Laborit está sempre trabalhando para fazer a plataforma digital de trabalho perfeita para você ;).
O Techpost, a Laborit e Lab são marcas proprietárias que operam o site https://techpost.com.br, onde você pode encontrar informações sobre nossos produtos e serviços e as últimas novidades do mundo da tecnologia. Estes Termos e Condições do Site descrevem os direitos e obrigações de um usuário ou visitante não registrado do site (“usuário” ou “você”) em relação ao uso do Site.
Ao acessar ou usar o Site de qualquer forma, incluindo como um visitante não registrado, você concorda em obedecer a estes Termos do Site e à nossa Política de Privacidade, que está disponível no Site.
Estes Termos do site se aplicam apenas ao seu uso do site e do conteúdo nele disponibilizado ou por meio dele, como um usuário ou visitante não registrado do. Se você usar ou acessar qualquer um de nossos serviços baseados na web de acesso restrito (ou seja, aqueles que exigem um login), a nossa plataforma, produtos, programa de referência ou outros serviços que fornecemos, o uso de tal espaço, serviços ou programa está sujeito aos termos e condições que você recebeu e aceitou quando se inscreveu nesse espaço, serviços ou programa.
De vez em quando, podemos fazer modificações, exclusões ou acréscimos ao Site ou a estes Termos. Seu uso continuado do Site após a publicação de quaisquer alterações aos Termos constitui aceitação dessas alterações.
Coletamos informações sobre seus dispositivos e sua localização, e seu uso de nossos serviços, incluindo por meio de cookies, pixels, web beacons, registros e outras tecnologias da Internet.
Você pode ler mais sobre como utilizamos as Informações Pessoais que são coletadas clicando no link conheça nossa Política de Privacidade.
Referências a “você” nesta Política, “você” significa qualquer pessoa que use nossos sites, aplicativos ou outros serviços. Se você é um funcionário ou candidato, a Política de Privacidade do Techpost e da Laborit para Dados Pessoais de um funcionário ou um Candidato, explica como usamos as Informações Pessoais no contexto de nossa relação empregatícia com você.
Se você é um funcionário ou candidato que usa nossos serviços, esta Política explica como coletamos, usamos e divulgamos suas Informações Pessoais no contexto de seu uso de nossos Serviços.