Smart Glasses estão de volta, mas será que trazem funções mais úteis e não prejudicam a sua privacidade?

Há anos os Smart Glasses estão em nosso imaginário, eles aparecem em filmes de Ficção Científica que se propõem a mostrar o futuro. Os Smart Glasses e a realidade aumentada são o grande avanço tecnológico que todos esperavam.
  • Por Redação Techpost
  • @redacao
  • 08 setembro, 2021
  • 1 min de leitura
Photo by Unsplash
Colocar recursos de conexão úteis diante de nossos olhos é um desafio que tanto as startups quanto os principais players de tecnologia, querem ganhar. Essa tecnologia disruptiva pode mudar o modo como vivemos nossas vidas.
A Apple está trabalhando no seu produto e o Facebook já confirmou que planeja lançar óculos inteligentes em 2021 e ter realidade aumentada, mesclando mundos virtuais e físicos sobrepondo dados sobre o mundo ao seu redor.
Quando falamos em AR ou Smart Glasses de realidade aumentada, estamos nos concentrando em óculos que têm a tecnologia a bordo para mesclar o que você vê no mundo real com informações virtuais, geralmente sobrepostas em uma das lentes dos óculos.
Isso poderia recriar o tipo de telas e recursos que você encontra atualmente em seu smartphone, como navegação para mapas ou notificações intermitentes.
O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, e o vice-presidente Andrew Bosworth compartilharam vídeos que parecem ter sido gravados em Smart Glasses. 
Ao parecer, os vídeos foram gravados de uma perspectiva de primeira pessoa. Ambos os vídeos compartilhados pelos integrantes do Facebook foram registrados  sem o uso das mãos, deixando um ar de suspense para os aguardados Smart Glasses.
No entanto, os vídeos não mostram muito mais do que isso, como os óculos em si. Mas aparentemente, o novo aparelho mostra capacidade de gravar vídeos em 1080p.
Há um ano a companhia anunciou planos de desenvolver Smart Glasses para 2021. Para desenvolver o aparelho, a rede social fez parceria com EssilorLuxottica SA, a companhia Francesa-Italiana que é dona das marcas de óculos Ray-Ban, Oakley, e LensCrafters.
Também há um ano, o Facebook entregou um protótipo, Projeto Aria, para mostrar um caminho de como os Smart Glasses poderiam ser usados no mundo real.
Google, Amazon, Snap, e outros têm trabalhado em projetos de Smart Glasses nos últimos anos. Um obstáculo enfrentado é a bateria, que tende a ser muito curta, outro obstáculo é encontrar um uso melhor para os óculos quando os smartphones se tornaram um aparelho presente na rotina dos consumidores
O objetivo a longo prazo do Facebook é usar os óculos como um trampolim para dispositivos de realidade aumentada, que podem se sobressair aos efeitos virtuais em seu campo de visão.

Inscreva-se para a inovação

Receba as últimas notícias sobre inovação direto na sua caixa de e-mail.
Seus dados estão protegidos conosco. Conheça nossaPolítica de Privacidade
Feito por humanos comem SP, Brasil © 2021 Techpost, Techpost Logo e Laborit Ltda e Laborit logo são marcas registradas.
Olá! Leu até aqui? Você se preocupa com os mínimos detalhes, mesmo. A gente também. Por isso o time Techpost/Laborit está sempre trabalhando para fazer a plataforma digital de trabalho perfeita para você ;).
O Techpost, a Laborit e Lab são marcas proprietárias que operam o site https://techpost.com.br, onde você pode encontrar informações sobre nossos produtos e serviços e as últimas novidades do mundo da tecnologia. Estes Termos e Condições do Site descrevem os direitos e obrigações de um usuário ou visitante não registrado do site (“usuário” ou “você”) em relação ao uso do Site.
Ao acessar ou usar o Site de qualquer forma, incluindo como um visitante não registrado, você concorda em obedecer a estes Termos do Site e à nossa Política de Privacidade, que está disponível no Site.
Estes Termos do site se aplicam apenas ao seu uso do site e do conteúdo nele disponibilizado ou por meio dele, como um usuário ou visitante não registrado do. Se você usar ou acessar qualquer um de nossos serviços baseados na web de acesso restrito (ou seja, aqueles que exigem um login), a nossa plataforma, produtos, programa de referência ou outros serviços que fornecemos, o uso de tal espaço, serviços ou programa está sujeito aos termos e condições que você recebeu e aceitou quando se inscreveu nesse espaço, serviços ou programa.
De vez em quando, podemos fazer modificações, exclusões ou acréscimos ao Site ou a estes Termos. Seu uso continuado do Site após a publicação de quaisquer alterações aos Termos constitui aceitação dessas alterações.
Coletamos informações sobre seus dispositivos e sua localização, e seu uso de nossos serviços, incluindo por meio de cookies, pixels, web beacons, registros e outras tecnologias da Internet.
Você pode ler mais sobre como utilizamos as Informações Pessoais que são coletadas clicando no link conheça nossa Política de Privacidade.
Referências a “você” nesta Política, “você” significa qualquer pessoa que use nossos sites, aplicativos ou outros serviços. Se você é um funcionário ou candidato, a Política de Privacidade do Techpost e da Laborit para Dados Pessoais de um funcionário ou um Candidato, explica como usamos as Informações Pessoais no contexto de nossa relação empregatícia com você.
Se você é um funcionário ou candidato que usa nossos serviços, esta Política explica como coletamos, usamos e divulgamos suas Informações Pessoais no contexto de seu uso de nossos Serviços.