Jornada Amazônia: inovação, sustentabilidade e empreendedorismo

A Jornada Amazônia realiza programas para Startups, conecta iniciativas de sustentabilidade e empreendedorismo e ajuda a alavancar negócios da economia local. Esse projeto busca fortalecer o ecossistema de inovação da região da Amazônia Legal, promovendo também a troca de conhecimento e gerando valor à floresta em pé.
  • Por Redação Techpost
  • @redacao
  • 16 novembro, 2021
  • 3 min de leitura
Photo By Ian Trower/Getty Images. A bioeconomia pode aliar tecnologia e empreendedorismo e ajudar a mudar a realidade da região amazônica.
Dessa forma, é possível ampliar oportunidades de negócios que são baseados na biodiversidade e criados a partir de uma floresta que permanece de pé, viva, rica e preservada. O projeto Jornada Amazônia é coordenado pela Fundação CERTI e apresenta “a verdadeira sinergia entre inovação e sustentabilidade na região”, impactando diretamente na ativação do empreendedorismo e no ecossistema de startups da região, com propostas que geram valor econômico e socioambiental.
Ocupando a maior parte da região nacional no Brasil, a região Amazônia Legal é composta por 772 municípios localizados em regiões da Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão. Esse território corresponde a mais de 5 milhões de Km² e é área de atuação do SUDAM - Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia que tem como finalidade promover o desenvolvimento includente e sustentável e a integração competitiva da base produtiva regional na economia nacional e internacional.
O maior ativo econômico dessa região é a floresta, e com o objetivo de preservação da natureza e da floresta amazônica que possui uma enorme importância para a biodiversidade e a tecnologia é uma aliada fundamental para essa região que sofre com desmatamento e outros problemas.
Pensando nisso, o empreendedorismo sustentável é uma das soluções tanto para a economia local quanto para questões ambientais e o ecossistema de startups pode ajudar a desenvolver melhor os negócios dessa região. A Associação Brasileira de Startups - Abstartups fez um levantamento e descobriu que a região onde a Jornada Amazônia atua possui atualmente 452 startups de vários setores.
Com o objetivo de fomentar esse ecossistema a Jornada desenvolveu um mapeamento que serve de base para todas as ações pensadas estrategicamente do projeto.

Dedicamos 2 anos a estudos que deram norte para o projeto se formatar, para mapear o ecossistema, descobrir onde estão as lacunas e o que pode ser feito para unificar e fortalecer as startups da região.

- André Noronha, coordenador de projetos da CERTI

O Programa Sinergia faz parte da Jornada Amazônia

Neste sentido foi criado o programa Sinergia que contou com R$ 5 milhões aportados pela CERTI juntamente com investidores estratégicos, com esse recurso foi possível fazer o mapeamento de todo o ecossistema de startups e por meio dele foram selecionadas empresas com potencial de gerar valor para a floresta em pé. Esse programa permite a troca de conhecimento e a criação de fluxos de aprendizagem provocando crescimento para todos.
"O programa prevê apoio para as incubadoras e aceleradoras potencializarem suas atuações e também apoio para o desenvolvimento das startups, através de suporte em negócios, tecnologias e conexões com o mercado."
Neste ano, ocorreu a primeira etapa do Sinergia e 15 Startups foram escolhidas para receber apoio e mentoria especializada por 4 meses, além de conexões com o mercado, empresas, investidores e outros atores do ecossistema de inovação com o objetivo de ajudar a alavancar os negócios dessas empresas. Além delas, outras 15 startups também receberam diagnóstico de competitividade e priorização de ações de melhoria.

Ao contrário de um programa de aceleração, que tem uma linearidade maior, o Sinergia busca desenvolver um plano de curto prazo para ajudar a resolver o que está mais crítico ao negócio da startup, buscando recursos e parceiros para isso.

- André Noronha, coordenador de projetos da CERTI
Para 2022 os planos é que além de outra edição do Sinergia, a Jornada também lance mais duas ferramentas de fomento à criação de negócios. Já como meta para os próximos 5 anos, o programa pretende fazer a preservação de 1 milhão de hectares como resultado do seu trabalho, além da estimativa de “R$ 400 milhões que são movimentados com produção sustentável, 400 empreendimentos inovadores de impacto criados, além de 40 mil talentos impactados pela temática de empreendedorismo de impacto.”
Essa iniciativa atua de forma estratégica em alguns dos maiores problemas da sociedade atual, a preservação do meio ambiente e o incentivo ao empreendedorismo e tecnologia sustentável que também já chegou nos esportes. Além de entregar o melhor uso para a tecnologia, melhorar a região e a vida das pessoas da comunidade local.
ícone do Techpost
Por Redação Techpost

Inscreva-se para a inovação

Receba as últimas notícias sobre inovação direto na sua caixa de e-mail.
Seus dados estão protegidos conosco. Conheça nossaPolítica de Privacidade
Feito por humanos comem SP, Brasil © 2021 Techpost, Techpost Logo e Laborit Ltda e Laborit logo são marcas registradas.
Olá! Leu até aqui? Você se preocupa com os mínimos detalhes, mesmo. A gente também. Por isso o time Techpost/Laborit está sempre trabalhando para fazer a plataforma digital de trabalho perfeita para você ;).
O Techpost, a Laborit e Lab são marcas proprietárias que operam o site https://techpost.com.br, onde você pode encontrar informações sobre nossos produtos e serviços e as últimas novidades do mundo da tecnologia. Estes Termos e Condições do Site descrevem os direitos e obrigações de um usuário ou visitante não registrado do site (“usuário” ou “você”) em relação ao uso do Site.
Ao acessar ou usar o Site de qualquer forma, incluindo como um visitante não registrado, você concorda em obedecer a estes Termos do Site e à nossa Política de Privacidade, que está disponível no Site.
Estes Termos do site se aplicam apenas ao seu uso do site e do conteúdo nele disponibilizado ou por meio dele, como um usuário ou visitante não registrado do. Se você usar ou acessar qualquer um de nossos serviços baseados na web de acesso restrito (ou seja, aqueles que exigem um login), a nossa plataforma, produtos, programa de referência ou outros serviços que fornecemos, o uso de tal espaço, serviços ou programa está sujeito aos termos e condições que você recebeu e aceitou quando se inscreveu nesse espaço, serviços ou programa.
De vez em quando, podemos fazer modificações, exclusões ou acréscimos ao Site ou a estes Termos. Seu uso continuado do Site após a publicação de quaisquer alterações aos Termos constitui aceitação dessas alterações.
Coletamos informações sobre seus dispositivos e sua localização, e seu uso de nossos serviços, incluindo por meio de cookies, pixels, web beacons, registros e outras tecnologias da Internet.
Você pode ler mais sobre como utilizamos as Informações Pessoais que são coletadas clicando no link conheça nossa Política de Privacidade.
Referências a “você” nesta Política, “você” significa qualquer pessoa que use nossos sites, aplicativos ou outros serviços. Se você é um funcionário ou candidato, a Política de Privacidade do Techpost e da Laborit para Dados Pessoais de um funcionário ou um Candidato, explica como usamos as Informações Pessoais no contexto de nossa relação empregatícia com você.
Se você é um funcionário ou candidato que usa nossos serviços, esta Política explica como coletamos, usamos e divulgamos suas Informações Pessoais no contexto de seu uso de nossos Serviços.