Tecnologia sustentável nos esportes e em todos os lugares

A tecnologia sustentável tem se tornado cada vez mais uma aposta dentro do mercado e já chegou até nos esportes de massa como o futebol e o automobilismo.
  • Por Redação Techpost
  • @redacao
  • 09 novembro, 2021
  • 6 min de leitura
Foto divulgação Tesla
A tecnologia sustentável une dois pontos cruciais no mercado atual, empresas estão conseguindo atender as necessidades de seus usuários ao diminuir ao máximo a agressão ao planeta.
Investir em sustentabilidade, em suas mais diversas maneiras, é investir no futuro e as empresas já começaram a entender e lucrar com ela. Com isso, o investimento em tecnologias disruptivas passa a ser um diferencial, que além de render visibilidade ajuda a marca a se posicionar como inovadora e sustentável, temas cada vez mais presentes na hora do usuário escolher serviços, produtos e até se fidelizar a marcas que estão de acordo com os seus valores pessoais.  
O CEO da StockCar, Fernando Julianelli acredita que o caminho da sustentabilidade é o único que existe, o aquecimento global e a emissão de carbono, por exemplo, têm sido levados mais a sério nos últimos anos, e logo, tanto as empresas quanto esportes - que muitas vezes também são modelos de negócio - que não se adequarem a essa nova realidade podem ficar para trás.

Haverá cada vez menos espaço para negócios que não invistam em sua neutralização ambiental. É um item da planilha de custos que veio para ficar.

- Fernando Julianelli, CEO da StockCar.
Existem empresas que têm como base do seu negócio o valor da tecnologia sustentável, um exemplo é a Tesla, que desenvolve tecnologias com o propósito da sustentabilidade. Os carros elétricos são uma das principais apostas para o futuro, o produto da Tesla é projetado para durar, mas também conta com um serviço de recolha gratuito para o último proprietário registado do veículo.
Apostando em carros elétricos, a Tesla é uma das grandes marcas com foco voltado para tecnologias sustentáveis. Os carros produzidos pela empresa prometem ajudar a diminuir a emissão de gases poluentes e consequentemente, a minimizar os males do aquecimento global.   
Cada vez mais comprometida com a produção e armazenamento de energia renovável ao redor do mundo, especialmente a solar, a Tesla já se tornou uma das principais fabricantes de painéis solares dos Estados Unidos e está investindo em processos de reciclagem da bateria, e a durabilidade de seus produtos.

Desde o automobilismo até futebol já apostam em tecnologias sustentáveis.

Ao contrário de outros esportes, o automobilismo envolve o desenvolvimento de tecnologias que depois vão ser colocadas em prática pela população. A tecnologia desenvolvida nas pistas, no geral, é utilizada pelas próprias montadoras como apostas futuristas para as suas marcas, por isso, esse esporte tem um papel importante quando falamos de tecnologias sustentáveis.
O piloto Lucas Di Grassi é um dos criadores da Fórmula E, categoria do automobilismo formada por carros elétricos, que incentiva o desenvolvimento de novas soluções dentro desse mercado, fazendo com que essa tecnologia esteja mais refinada para ir para as ruas.
Depois dessas tecnologias serem testadas nas pistas do automobilismo é de interesse das montadoras que elas estejam disponíveis para o público em geral.
Algumas pessoas não conseguem imaginar a aliança da tecnologia com a sustentabilidade, muitas vezes quando pensamos em formas de ir por esse caminho pensamos em deixar de usar tecnologia. Um exemplo é a emissão de carbono, quando pensamos na quantidade que é jogada na atmosfera pelos automóveis a solução vem quase de forma automática, parar de usar carros.
No entanto, não precisa ser assim, podemos usar a tecnologia para criar soluções que ajudem a resolver o problema ao invés de simplesmente recuar a evolução que já tivemos. Sustentabilidade e inovação são exatamente sobre usar a tecnologia para melhorar a forma que vivemos e se preocupar com o longo prazo.

Não é tão trivial assim. É um problema de crescimento econômico com sustentabilidade e de como aplicar a tecnologia. Não é voltarmos a 1800, mas vivermos o século XXI de forma sustentável.

- Lucas Di Grassi, piloto da Fórmula E
A neutralização de carbono é uma solução que está sendo usada no mundo do automobilismo, além do mundo do futebol. A StockCar fechou recentemente parceria com a Orma, empresa de crédito de carbono, a estimativa é que em uma temporada a categoria emita entre 800 e mil toneladas de carbono.

Haverá cada vez menos espaço para negócios que não invistam em sua neutralização ambiental. É um item da planilha de custos que veio para ficar.

- Fernando Julianelli, CEO da StockCar.
A empresa Moss é uma plataforma de crédito de carbono e patrocina Di Grassi e outros pilotos, como Cacá Bueno, da StockCar. Assim como a Orma, a empresa contabiliza as emissões de carbono e usa o reflorestamento e outras práticas sustentáveis para neutralizar as emissões.
A plataforma Moss neutralizou o grid do Campeonato Alemão de Turismo com um investimento de 30 créditos de carbono (aproximadamente R $1.800). Estima-se que serão necessários pouco mais de 1.700 créditos de carbonos para a compensação total das atividades de Cacá em uma temporada.

Sempre tive ideia de trazer soluções ambientais para a prática do meu esporte, e a compensação veio ao encontro do que eu procurava. Mas precisamos continuar na busca por tecnologias para encontrar as melhores soluções.

- Cacá Bueno, Piloto da StockCar
O futebol é outro esporte onde a tecnologia sustentável começa a ser pensada. Um dos esportes mais populares do mundo já traz iniciativas importantes que seguem esse caminho. A Copa Verde realizada no Brasil é um exemplo de iniciativa que está tentando mudar a realidade não sustentável do esporte
Participando da tendência de neutralização de carbono, a Copa Verde já caminha em direção à tecnologia sustentável, compensando o deslocamento das equipes para os jogos, mas ainda faltam a contabilização pela torcida, essa etapa entra no projeto a partir do ano que vem. No total, esse projeto foi responsável pelo plantio de mais de cinco mil árvores até hoje, e ainda tem uma enorme capacidade. A FIFA e a COI também têm agendas ambientais e procuram trabalhar essa área aderindo ao modelo de neutralização de carbono.
O futebol é um esporte muito popular, se os clubes seguirem essa tendência e fizerem a sua parte podem conseguir também conscientizar pelo menos parte da sua torcida. Só no Brasil um time como o Flamengo - agora patrocinado também pela Moss - tem a torcida de cerca 42 milhões de pessoas, sendo 20% na soma de todo o território brasileiro.

Tendências digitais e o impacto da tecnologia sustentável

Nos últimos anos as pessoas e também as organizações têm mudado o pensamento, começamos a perceber que precisamos pensar no futuro, nas pessoas, no meio ambiente, e na qualidade de vida.
Com isso, a mentalidade das empresas também vem mudando e se preocupar com as questões que antes não eram pensadas passa a ser essencial além de ser visto como diferencial no mercado.
A tecnologia sustentável é hoje essencial para o próprio desenvolvimento de negócio, por exemplo, os valores sociais de uma empresa podem impactar diretamente no seu valor econômico. Os recursos sustentáveis são recursos mais duráveis, além de serem menos danosos para o meio ambiente.
Um bom exemplo de organização que tem investido em tecnologias sustentáveis é o Google, que já possui diversos projetos nesse contexto e podem resultar em crescimento econômico. Um exemplo é a Inteligência Artificial que está sendo usada para tornar o trânsito do Rio de Janeiro mais sustentável.
Essa iniciativa, além de agregar valor à empresa e ao projeto, pode gerar receita econômica efetivamente no futuro e também desenvolver uma tecnologia que pode ser usada em outros campos.
A tecnologia pode ser aliada em vários contextos e áreas, e pode ser usada como ferramenta para transformar o mundo em um lugar melhor. Algumas iniciativas já andam neste caminho e mostram o futuro promissor que temos pela frente.

Inscreva-se para a inovação

Receba as últimas notícias sobre inovação direto na sua caixa de e-mail.
Seus dados estão protegidos conosco. Conheça nossaPolítica de Privacidade
Feito por humanos comem SP, Brasil © 2021 Techpost, Techpost Logo e Laborit Ltda e Laborit logo são marcas registradas.
Olá! Leu até aqui? Você se preocupa com os mínimos detalhes, mesmo. A gente também. Por isso o time Techpost/Laborit está sempre trabalhando para fazer a plataforma digital de trabalho perfeita para você ;).
O Techpost, a Laborit e Lab são marcas proprietárias que operam o site https://techpost.com.br, onde você pode encontrar informações sobre nossos produtos e serviços e as últimas novidades do mundo da tecnologia. Estes Termos e Condições do Site descrevem os direitos e obrigações de um usuário ou visitante não registrado do site (“usuário” ou “você”) em relação ao uso do Site.
Ao acessar ou usar o Site de qualquer forma, incluindo como um visitante não registrado, você concorda em obedecer a estes Termos do Site e à nossa Política de Privacidade, que está disponível no Site.
Estes Termos do site se aplicam apenas ao seu uso do site e do conteúdo nele disponibilizado ou por meio dele, como um usuário ou visitante não registrado do. Se você usar ou acessar qualquer um de nossos serviços baseados na web de acesso restrito (ou seja, aqueles que exigem um login), a nossa plataforma, produtos, programa de referência ou outros serviços que fornecemos, o uso de tal espaço, serviços ou programa está sujeito aos termos e condições que você recebeu e aceitou quando se inscreveu nesse espaço, serviços ou programa.
De vez em quando, podemos fazer modificações, exclusões ou acréscimos ao Site ou a estes Termos. Seu uso continuado do Site após a publicação de quaisquer alterações aos Termos constitui aceitação dessas alterações.
Coletamos informações sobre seus dispositivos e sua localização, e seu uso de nossos serviços, incluindo por meio de cookies, pixels, web beacons, registros e outras tecnologias da Internet.
Você pode ler mais sobre como utilizamos as Informações Pessoais que são coletadas clicando no link conheça nossa Política de Privacidade.
Referências a “você” nesta Política, “você” significa qualquer pessoa que use nossos sites, aplicativos ou outros serviços. Se você é um funcionário ou candidato, a Política de Privacidade do Techpost e da Laborit para Dados Pessoais de um funcionário ou um Candidato, explica como usamos as Informações Pessoais no contexto de nossa relação empregatícia com você.
Se você é um funcionário ou candidato que usa nossos serviços, esta Política explica como coletamos, usamos e divulgamos suas Informações Pessoais no contexto de seu uso de nossos Serviços.