A tecnologia como aliada da transformação social brasileira

O Brasil ainda é um país extremamente desigual e continua lutando contra os baixos índices de desenvolvimento humano em boa parte do seu território. Ações inovadoras usam a tecnologia como aliada da transformação social.
  • Por Redação Techpost
  • @redacao
  • 04 novembro, 2021
  • 5 min de leitura
Foto retirara do site IPTI. Transformação social através de aula de robótica com sucata
A ciência e tecnologia podem fazer toda a diferença para mudar essa realidade, mas para que a transformação social aconteça, é indispensável que as organizações pensem nas comunidades como aliadas e participantes de todo e qualquer projeto social. Com isso os projetos deixam de simplesmente ter impacto social e passam a transformar a sociedade de fato.
Um dos fundadores do IPTI - Instituto de Pesquisas em tecnologia e Inovação, Saulo Barreto, acredita no uso da arte, da ciência e da tecnologia com o intuito de desenvolver as comunidades é o melhor caminho e que o Brasil é o país que tem a maior propensão de atingir efetivamente uma transformação social completa.
O IPTI foi fundado em São Paulo em 2003 e se mudou para o sul de Sergipe em 2009, Santa Luzia do Itanhy que é um dos municípios com os menos Índices de Desenvolvimento Humano do Brasil (IDH). A mudança aconteceu com o objetivo de conseguir gerar soluções eficazes juntamente com a própria comunidade local em contextos de extrema vulnerabilidade.
O objetivo é criar soluções com a ajuda da tecnologia para impactar a comunidade local e eventualmente, atingir a transformação social. Para que os projetos sejam capazes de mudar a vida das pessoas dessa localidade, essas soluções inovadoras também devem ser escalonáveis, as tecnologias sociais desenvolvidas pelo Instituto poderão ser replicadas em qualquer lugar do mundo.
Em uma live para o Valor Econômico, Saulo Barreto afirmou que o Brasil é o país que tem maiores chances no mundo para fazer uma transformação social e conseguir melhorar a qualidade de vida da população. Ele acredita que para isso acontecer é necessário que o país mude o foco excessivo em números, e também nas estratégias pensadas a curto prazo, que são os dois pontos inimigos da transformação.

O Brasil é o país mais bem posicionado no mundo para fazer transformação social e melhorar a qualidade de vida da população. A gente só precisa acreditar em nós mesmos e ser mais organizados em termos de gestão de planejamento e visão de longo prazo

- Saulo Barreto, engenheiro civil e cofundador do IPTI
O Cofundador apresentou alguns dos projetos criados e desenvolvidos pelo Instituto, entre eles está o Synapse que teve seu início em 2010 e funciona como uma metodologia educacional e tem o propósito também de alcançar a sustentabilidade. O projeto serve ainda para aperfeiçoamento continuado da tecnologia social, além de engajar a sociedade na causa de uma alfabetização de qualidade para todas as crianças, atuando no ensino de português e matemática em escolas públicas.
Estudos apontam que o investimento na primeira infância é essencial para o desenvolvimentos, que serão os adultos da sociedade no futuro. A frase conhecida “as crianças são o futuro da humanidade” não foi dita à toa "A gente sonha com a criança que vai nascer em 2030", disse Barreto, já que “a ênfase dos esforços do IPTI é no ser humano”.
Arte Naturalista também é um dos projetos que já causaram bastante impacto social do IPTI. Ele funciona formando talentos em técnicas de ilustração e empreendedorismo. Jovens que passaram pelo projeto hoje estão dando aulas nas escolas públicas das suas comunidades locais, mostrando a possibilidade de escalonabilidade. O Arte Naturalista já trouxe parcerias com marcas como Osklen e Morena Rosa, que desfilaram coleções desenhadas pelos estudantes do projeto.
Além dessas iniciativas, o Instituto também possui mais 19 projetos que transitam entre educação básica, educação empreendedora e saúde, sempre com base em tecnologia e inovação e o respeito ao protagonismo da comunidade local.
Segundo a Fundação Banco do Brasil, "Tecnologia Social compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social.” Proptechs e Construtechs que ajudam as pessoas a sair do aluguel e conquistar o sonho da casa própria são exemplos de tecnologia social.
Barreto acredita que esse tipo de tecnologia pode mudar o mundo e resultar na transformação social que precisamos, para ele o Brasil tem mais chances de conseguir essa transformação, já que os outros países - europeus, por exemplo - estão em tempos diferentes onde já passaram da fase de criar soluções e agora lidam com o resultado de sua evolução. Sendo assim, com contextos diferentes, o Brasil precisa encontrar a sua própria solução para melhorar o desenvolvimento humano da sua população.
É muito comum que as empresas tenham projetos com o objetivo de impactar de forma positiva a comunidade em que estão inseridas e não colocarem a própria comunidade no centro desse desenvolvimento. Esse é um erro que acaba fazendo com que os projetos não sejam duradouros e não consigam de fato fazer uma transformação social, mas ainda temos chance de mudar isso e impactar de fato o mundo.
A solução para a transformação social da vida humana no planeta terra, segundo Barreto, vai acontecer aqui no hemisfério Sul. Como sugestão para promover políticas públicas mais eficazes, o pesquisador sugeriu que os grupos e empresas que desejam impactar a sociedade abrissem mão do poder. 

No dia que você não mandar em nada significa que você fez tudo certo. A minha sugestão é: Ajude a comunidade a criar uma organização social local que tenha compromisso com a comunidade. E que seja autônoma. Para gerar transformação em uma comunidade que você tem compromisso de 40 anos, você não pode depender de fatores externos que vão mudar no curto prazo, como a própria mudança de diretoria da empresa que pode transformar os rumos "do projeto"

- Saulo Barreto, engenheiro civil e cofundador do IPTI
A ideia dele, assim como a do IPTI e suas iniciativas, é que o Brasil tem toda a capacidade de desenvolver o seu próprio método para chegar a uma transformação social que de fato funcione. As comunidades precisam de projetos, organizações, institutos que pensem de fato nelas, e deixem de lado brigas pelo poder, para que o impacto social que é tão necessário possa ser continuado e até escalonado.
Na busca por uma sociedade mais justa, ideias inovadoras, aliadas à tecnologia que temos disponível, podem e devem transformar a vida daqueles que muitas vezes não tem acesso a coisas que deveriam ser um direito, como saúde, educação e moradia. Porque no fim, a tecnologia deveria ser um meio para melhorar a vida das pessoas, em diferentes níveis.

Inscreva-se para a inovação

Receba as últimas notícias sobre inovação direto na sua caixa de e-mail.
Seus dados estão protegidos conosco. Conheça nossaPolítica de Privacidade
Feito por humanos comem SP, Brasil © 2021 Techpost, Techpost Logo e Laborit Ltda e Laborit logo são marcas registradas.
Olá! Leu até aqui? Você se preocupa com os mínimos detalhes, mesmo. A gente também. Por isso o time Techpost/Laborit está sempre trabalhando para fazer a plataforma digital de trabalho perfeita para você ;).
O Techpost, a Laborit e Lab são marcas proprietárias que operam o site https://techpost.com.br, onde você pode encontrar informações sobre nossos produtos e serviços e as últimas novidades do mundo da tecnologia. Estes Termos e Condições do Site descrevem os direitos e obrigações de um usuário ou visitante não registrado do site (“usuário” ou “você”) em relação ao uso do Site.
Ao acessar ou usar o Site de qualquer forma, incluindo como um visitante não registrado, você concorda em obedecer a estes Termos do Site e à nossa Política de Privacidade, que está disponível no Site.
Estes Termos do site se aplicam apenas ao seu uso do site e do conteúdo nele disponibilizado ou por meio dele, como um usuário ou visitante não registrado do. Se você usar ou acessar qualquer um de nossos serviços baseados na web de acesso restrito (ou seja, aqueles que exigem um login), a nossa plataforma, produtos, programa de referência ou outros serviços que fornecemos, o uso de tal espaço, serviços ou programa está sujeito aos termos e condições que você recebeu e aceitou quando se inscreveu nesse espaço, serviços ou programa.
De vez em quando, podemos fazer modificações, exclusões ou acréscimos ao Site ou a estes Termos. Seu uso continuado do Site após a publicação de quaisquer alterações aos Termos constitui aceitação dessas alterações.
Coletamos informações sobre seus dispositivos e sua localização, e seu uso de nossos serviços, incluindo por meio de cookies, pixels, web beacons, registros e outras tecnologias da Internet.
Você pode ler mais sobre como utilizamos as Informações Pessoais que são coletadas clicando no link conheça nossa Política de Privacidade.
Referências a “você” nesta Política, “você” significa qualquer pessoa que use nossos sites, aplicativos ou outros serviços. Se você é um funcionário ou candidato, a Política de Privacidade do Techpost e da Laborit para Dados Pessoais de um funcionário ou um Candidato, explica como usamos as Informações Pessoais no contexto de nossa relação empregatícia com você.
Se você é um funcionário ou candidato que usa nossos serviços, esta Política explica como coletamos, usamos e divulgamos suas Informações Pessoais no contexto de seu uso de nossos Serviços.