Como ingressar no mercado tecnológico no Brasil?

Por que ingressar no mercado tecnológico no Brasil? Quais as áreas profissionais possíveis dentro do mercado de tecnologia? O déficit de mão de obra qualificada dentro do mercado tecnológico aponta uma problemática na formação profissional dentro do mercado que se mostra o futuro dos investimentos em todo o mundo.
  • Por Redação Techpost
  • @redacao
  • 18 agosto, 2021
  • 7 min de leitura
Pexels Mikhail Nilov
Há cada vez mais tecnologia em nossas vidas, e com isso, o mercado de tecnologia se mostra em constante crescimento. Esse mercado já estava em alta, mas com a pandemia seu crescimento se acentuou, com a virada repentina na forma de trabalho as empresas não tiveram escolha e buscaram se digitalizar para se tornar mais competitivas e conseguir se manter no mercado.

O mercado de tecnologia no mundo

Países como EUA e China investem no setor de tecnologia de forma ampliada, e lideram o ranking de investimentos no setor, com US$ 871 bilhões e US$ 263 bilhões, respectivamente, destinados para a tecnologia em 2019. As duas nações são referência em educação no mercado tecnológico.

O mercado de tecnologia no Brasil

O crescimento no mercado de tecnologia no Brasil se acentuou nos últimos anos, movimentando R$ 161,7 bilhões no país em 2019, e estando hoje como o 9º país que mais investe em tecnologia no mundo, segundo a Abes (Associação Brasileira das Empresas de Software).
No setor de Tecnologia da Informação o PIB cresceu 3,5% em 2020, chegando a R$ 42 bilhões. O crescimento do setor contraria o PIB nacional que caiu 4,1% em 2020. Segundo a Abes, entre 2018 e 2019, o setor de software, serviços e hardware no país cresceu 10,5% nesse período.
Em 2020, a indústria de tecnologia no Brasil cresceu 22,9% e investiu cerca de R$ 200,3 bilhões (US$ 50,7 bilhões), se considerados os mercados de software, serviços, hardware e também as exportações do segmento. O estudo “Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2021”, realizado pela ABES – Associação Brasileiras das Empresas de Software, aponta que o Brasil manteve a liderança no mercado latino americano de tecnologia, com 44% de participação.
De acordo com o estudo realizado pela Abes, foram investidos cerca de US$ 49,5 bilhões no mercado interno brasileiro, sem considerar as exportações.
Novas tecnologias como nuvem, mobilidade, BI, entre outras, têm feito a inovação convergir para investimentos na área de tecnologia. Houve ainda, uma grande procura do mercado estrangeiro por empresas de software brasileiro, principalmente na América Latina.
O Brasil conta hoje com 21.020 empresas dedicadas ao desenvolvimento e produção de software, distribuição e prestação de serviços. Quase 50% do mercado tecnológico no Brasil é composto por empresas dos setores de Finanças, Serviços e Telecom, seguidos por Indústria e Comércio. As Fintechs são o principal investimento do setor.
No cenário atual as empresas precisarão repensar suas necessidades tecnológicas para satisfazer seus clientes na era pós-COVID-19 e garantir a continuidade dos negócios com novos esquemas operacionais, como home office e distanciamento social. A pandemia impulsionou a adoção de novas tecnologias e a adaptação a novos processos e procedimentos, bem como a rápida evolução da transformação digital.

A tecnologia e o homem

Não podemos esquecer do principal fator dentro da tecnologia, o ser humano. Tecnologia é feita por pessoas e para pessoas, com a finalidade de solucionar problemas e dores com eficiência. A Laborit acredita no mercado brasileiro de tecnologia e que podemos criar produtos estratégicos solucionando problemas com eficácia, inovação, criatividade, empatia e o mais importante, humanidade.
Pensando nisso, o investimento em educação em tecnologia deve ser priorizado como demanda de mercado e da vida. Mesmo pessoas que não estão inseridas no mercado estão em constante contato com a tecnologia, ela já faz parte da vida da grande maioria das pessoas do mundo.

O déficit de profissionais no mercado de tecnologia

Até 2024, a busca por profissionais com habilidades digitais chegará a 70 mil pessoas por ano no País, já o número de profissionais na área estimado para o mesmo período é de pouco menos da metade. Isso se torna uma problemática que deve ser resolvida, com foco principalmente na formação de profissionais com mão de obra qualificada.
Enquanto 11,9 milhões de pessoas procuram emprego no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área de Tecnologia da Informação (TI) deve ter até o ano de 2024, cerca de 290 mil vagas em aberto. E o número de vagas no setor tende a crescer, enquanto o número de vagas em outras áreas tende a diminuir.
Até o ano de 2024, o investimento no Brasil por parte do setor será de R$ 346 bilhões por ano, mas para que esse aporte chegue é preciso de grande demanda de profissionais. No entanto, é necessário corrigir o problema da formação. Se não tivermos mão de obra suficiente o crescimento do setor de tecnologia fica prejudicado.
O mercado de tecnologia necessita urgentemente que mais profissionais sejam formados. As especializações são as mais requisitadas a médio e longo prazo, e são as principais dificuldades encontradas pelas empresas do setor.
Entre elas, estão em falta profissionais que desenvolvam mobile, com foco em programação de plataformas; computação na Nuvem, aplicando virtualização nas plataformas; Data Analytics, com conhecimentos em Gestão da Informação, Big Data e Ciência de Dados; segurança cibernética e inteligência artificial.
Apesar da geração de novos empregos em áreas que exigem mão de obra especializada, as grandes empresas ainda enfrentam problemas para preencher essas vagas e algumas têm investido em programas internos de formação.
Na Laborit temos profissionais de diversas áreas dentro do setor de tecnologia, como, Desenvolvedor Frontend, Desenvolvedor Backend, Desenvolvedor Mobile, Desenvolvedor Full Stack, Teck lead, Product Owner, Product Manager; Group Product Manager, SQA, Analista de dados, Growth Marketing, Designer, além de outras áreas.
Next Academy

As profissões dentro do mercado de tecnologia

O LinkedIn é conhecido por ser uma rede social profissional, e serve como um currículo online em que profissionais de diversas áreas expõem seus históricos de trabalho. Ele é muito usado na área de tecnologia para divulgação de vagas, sondagem de profissionais e até para fazer contratações.
Com base nos cargos e nas experiências inseridas nos perfis cadastrados nessa rede social, a empresa fez uma lista com projeção de algumas carreiras que estão em alta no Brasil. A lista foi feita com base em uma fórmula que cruza o número de contratações e a taxa de crescimento anual (entre 2015 e 2019).
As profissões dentro da área de tecnologia envolvem Mídias Sociais (todas as profissões envoltas na área); Engenheiro de cibersegurança, para seguir nessa profissão é preciso ter como conhecimentos essenciais: Docker Products; Ansible; DevOps; Amazon Web Services; AWS e Kubernetes. Já os três segmentos que mais buscam essa carreira são: tecnologia da Informação e serviços; software de computadores e serviços financeiros.
Marketing também é uma área que aparece nas projeções, e os conhecimentos mais buscados são: Outbound marketing; Inbound marketing; Marketing digital. A área de Design também se mostra em alta, focando especialmente em Design Thinking, UX (User experience) e UI (User Interface).
Cientista de dados e Engenheiro de Dados aparecem como um dos primordiais, principalmente com os conhecimentos de machine learning; ciência de dados; linguagem R; Apache Spark; Apache Hadoop; grandes bancos de dados; Apache Hive e a linguagem de programação Python. Os três segmentos que mais buscam a área são: tecnologia da informação e serviços; bancos e serviços financeiros.
Especialista em Inteligência Artificial e Desenvolvedor em JavaScript também estão entre as profissões mais procuradas dentro do mercado de tecnologia. Além da área de Produtos que mostra um crescimento no Brasil bem maior que o número de profissionais qualificados.

Como ingressar em cursos da área de tecnologia

Dependendo das suas preferências, existem algumas opções de cursos superiores de tecnologia que você pode estudar para trabalhar neste segmento de mercado. Primeiro é necessário definir qual das áreas está de acordo com o que você quer do seu futuro acadêmico e carreira profissional.
A área de tecnologia é bastante abrangente. Ainda bem que existe uma diversidade de cursos de tecnologia que você pode estar para trabalhar em diferentes setores e segmentos deste nicho que não para de crescer.

Como ingressar no mercado de tecnologia

O mercado de tecnologia é cheio de opções e oportunidades. Primeiro, pesquise mais sobre cada uma dessas áreas, as especificações delas, como é o mercado de trabalho para cada uma, os desafios e como se profissionalizar ainda mais para conseguir um bom emprego.
Falar inglês é um diferencial na área, principalmente dentro do mundo globalizado algumas informações só existem em inglês, e termos técnicos muitas vezes são intraduzíveis. Os materiais de estudo, os códigos e as linguagens de programação estão em inglês, trazendo também essa necessidade.
Estudar e praticar os conhecimentos adquiridos de acordo com o que você precisa no mercado é a melhor forma de aprender e se especializar. A área da tecnologia está em constante evolução; então, não se atualizar não é uma opção, procure especializações, acompanhe as tendências da profissão e mostre que está preparado para encarar as mudanças e que sabe como trabalhar com elas.
O mercado de tecnologia vai mudar o mundo - já está mudando. E você pode fazer parte dessa mudança.

Inscreva-se para a inovação

Receba as últimas notícias sobre inovação direto na sua caixa de e-mail.
Seus dados estão protegidos conosco. Conheça nossaPolítica de Privacidade
Feito por humanos comem SP, Brasil © 2021 Techpost, Techpost Logo e Laborit Ltda e Laborit logo são marcas registradas.
Olá! Leu até aqui? Você se preocupa com os mínimos detalhes, mesmo. A gente também. Por isso o time Techpost/Laborit está sempre trabalhando para fazer a plataforma digital de trabalho perfeita para você ;).
O Techpost, a Laborit e Lab são marcas proprietárias que operam o site https://techpost.com.br, onde você pode encontrar informações sobre nossos produtos e serviços e as últimas novidades do mundo da tecnologia. Estes Termos e Condições do Site descrevem os direitos e obrigações de um usuário ou visitante não registrado do site (“usuário” ou “você”) em relação ao uso do Site.
Ao acessar ou usar o Site de qualquer forma, incluindo como um visitante não registrado, você concorda em obedecer a estes Termos do Site e à nossa Política de Privacidade, que está disponível no Site.
Estes Termos do site se aplicam apenas ao seu uso do site e do conteúdo nele disponibilizado ou por meio dele, como um usuário ou visitante não registrado do. Se você usar ou acessar qualquer um de nossos serviços baseados na web de acesso restrito (ou seja, aqueles que exigem um login), a nossa plataforma, produtos, programa de referência ou outros serviços que fornecemos, o uso de tal espaço, serviços ou programa está sujeito aos termos e condições que você recebeu e aceitou quando se inscreveu nesse espaço, serviços ou programa.
De vez em quando, podemos fazer modificações, exclusões ou acréscimos ao Site ou a estes Termos. Seu uso continuado do Site após a publicação de quaisquer alterações aos Termos constitui aceitação dessas alterações.
Coletamos informações sobre seus dispositivos e sua localização, e seu uso de nossos serviços, incluindo por meio de cookies, pixels, web beacons, registros e outras tecnologias da Internet.
Você pode ler mais sobre como utilizamos as Informações Pessoais que são coletadas clicando no link conheça nossa Política de Privacidade.
Referências a “você” nesta Política, “você” significa qualquer pessoa que use nossos sites, aplicativos ou outros serviços. Se você é um funcionário ou candidato, a Política de Privacidade do Techpost e da Laborit para Dados Pessoais de um funcionário ou um Candidato, explica como usamos as Informações Pessoais no contexto de nossa relação empregatícia com você.
Se você é um funcionário ou candidato que usa nossos serviços, esta Política explica como coletamos, usamos e divulgamos suas Informações Pessoais no contexto de seu uso de nossos Serviços.