Home Office definitivo x Retorno ao escritório

  • Por Victor Bachtold
  • @victor-bachtold
  • 02 junho, 2021
  • 2 min de leitura
Imagem: Surface
Em 2020, por causa da pandemia de Covid-19, quase 70% dos funcionários com jornada de trabalho de tempo integral, trabalharam em casa. Muitos empregadores que nunca consideraram oferecer a opção de trabalho remoto tiveram que se adaptar à necessidade.
Agora, com as empresas planejando o retorno ao escritório, deveriam levar em consideração oferecer acordos de trabalho remoto para aqueles que preferirem?
Uma pesquisa realizada pela IDC Brasil, a pedido do Google, revelou que a pandemia trouxe uma sensação de sobrecarga para 62% profissionais, embora 41% deles estejam se sentindo “muito produtivos” no home office.
E isso pode estar relacionado ao aumento do uso de ferramentas digitais, afinal 85% dos profissionais informaram ter aprendido novas formas para compartilhar arquivos.
A pesquisa também indicou que nas empresas onde ainda não foi definido o modelo de trabalho pós-pandemia, 22% dos profissionais desejam voltar todos os dias ao escritório, e que 43% prefere uma versão híbrida do modelo, onde o trabalho é divido entre home office e presencial.
As estatísticas indicam que o formato home office pode ser muito vantajoso para a empresa e ao mesmo tempo, manter o bem estar dos colaboradores, mas, sua empresa está preparada para migrar definitivamente para este modelo ou aderir a um modelo semi-presencial?
Em 2020 com o advento da pandemia do Covid-19, quase 70% da força de trabalho que atuva em escritórios tiveram que se atapar ao modelo de trabalho remoto. Empresas e funcionários que nunca haviam atuado no formato descobriram juntos as dores e vantagens do home office.
Uma pesquisa realizada pela IDC Brasil, a pedido do Google, revelou que a pandemia trouxe uma sensação de sobrecarga para 62% profissionais, embora 41% deles estejam se sentindo “muito produtivos” no home office.
Além da produtividade, houve um aumento natural de cerca de 85% do uso de novas ferramentas digitais que contribuíram para o desenvolvimento do trabalho no dia a dia do home office.
A pesquisa também indicou que nas empresas onde ainda não foi definido o modelo de trabalho pós-pandemia, 22% dos profissionais desejam voltar todos os dias ao escritório, e que 43% prefere uma versão híbrida do modelo, onde o trabalho é divido entre o remoto e presencial.
O trabalho remoto sem dúvida trás vantagens como mostram os números, entretanto, sem a correta adequação do formato, os danos causados pelo modelo pode interferir na cultura e engajamento das pessoas nas empresas, levando até mesmo a pedidos de demissão. Encontrar o equilíbrio entre gestão, modelo e pessoas parece ser o caminho do trabalho do futuro. E aí, você está preparado? :)
victor-profile
Por Victor Bachtold
Product Manager

Inscreva-se para a inovação

Receba as últimas notícias sobre inovação direto na sua caixa de e-mail.
Seus dados estão protegidos conosco. Conheça nossaPolítica de Privacidade
Feito por humanos comem SP, Brasil © 2021 Techpost, Techpost Logo e Laborit Ltda e Laborit logo são marcas registradas.
Olá! Leu até aqui? Você se preocupa com os mínimos detalhes, mesmo. A gente também. Por isso o time Techpost/Laborit está sempre trabalhando para fazer a plataforma digital de trabalho perfeita para você ;).
O Techpost, a Laborit e Lab são marcas proprietárias que operam o site https://techpost.com.br, onde você pode encontrar informações sobre nossos produtos e serviços e as últimas novidades do mundo da tecnologia. Estes Termos e Condições do Site descrevem os direitos e obrigações de um usuário ou visitante não registrado do site (“usuário” ou “você”) em relação ao uso do Site.
Ao acessar ou usar o Site de qualquer forma, incluindo como um visitante não registrado, você concorda em obedecer a estes Termos do Site e à nossa Política de Privacidade, que está disponível no Site.
Estes Termos do site se aplicam apenas ao seu uso do site e do conteúdo nele disponibilizado ou por meio dele, como um usuário ou visitante não registrado do. Se você usar ou acessar qualquer um de nossos serviços baseados na web de acesso restrito (ou seja, aqueles que exigem um login), a nossa plataforma, produtos, programa de referência ou outros serviços que fornecemos, o uso de tal espaço, serviços ou programa está sujeito aos termos e condições que você recebeu e aceitou quando se inscreveu nesse espaço, serviços ou programa.
De vez em quando, podemos fazer modificações, exclusões ou acréscimos ao Site ou a estes Termos. Seu uso continuado do Site após a publicação de quaisquer alterações aos Termos constitui aceitação dessas alterações.
Coletamos informações sobre seus dispositivos e sua localização, e seu uso de nossos serviços, incluindo por meio de cookies, pixels, web beacons, registros e outras tecnologias da Internet.
Você pode ler mais sobre como utilizamos as Informações Pessoais que são coletadas clicando no link conheça nossa Política de Privacidade.
Referências a “você” nesta Política, “você” significa qualquer pessoa que use nossos sites, aplicativos ou outros serviços. Se você é um funcionário ou candidato, a Política de Privacidade do Techpost e da Laborit para Dados Pessoais de um funcionário ou um Candidato, explica como usamos as Informações Pessoais no contexto de nossa relação empregatícia com você.
Se você é um funcionário ou candidato que usa nossos serviços, esta Política explica como coletamos, usamos e divulgamos suas Informações Pessoais no contexto de seu uso de nossos Serviços.