Middle market e as frentes da transformação digital

Os últimos meses não foram fáceis para o mercado em todo o mundo, e o Middle Market - um termo norte americano para negócios que faturam de $10 milhões até $1 bilhão -, não somente nos Estados Unidos, sofreu bastante com a crise provocada pela pandemia.
  • Por Redação Techpost
  • @redacao
  • 25 outubro, 2021
  • 4 min de leitura
Unsplash by Tiger Lily
Nos Estados Unidos um estudo do Centro Nacional de Middle Market foi realizado para entender o que está sendo feito de diferente pelas empresas que conseguiram prosperar nesse momento complicado.
Na pesquisa também foi avaliado os aspectos que os líderes acreditam ser mais difíceis quando administram os seus negócios. O desafio para a maioria dessas lideranças são as comunicações, o engajamento, a produtividade dos próprios funcionários, e pouco menos da metade afirmou ter dificuldade com o engajamento do cliente. Esses desafios variam de acordo com a área, se é saúde, imobiliária, etc.
Uma opção nesse momento de crise é a digitalização dos negócios, isso pode ajudar a enfrentar os desafios tanto relacionados aos colaboradores quanto aos clientes. Nesse sentido, a pandemia mudou as prioridades e o investimento em tecnologias se acelerou, especialmente no envolvimento do cliente e comunicações.
Por outro lado, existe uma relutância por parte dos líderes desse mercado em investir em digitalização. Apenas 46% dessas empresas afirmam ter um roadmap digital que esteja embutido em sua estratégia. Esses dados também variam de acordo com o setor, mas uma coisa é indiscutível, a tecnologia de fato atinge todos os aspectos de negócios.
Quando falamos do desafio relacionado à comunicação interna dos colaboradores podemos pensar também na mudança nas relações dentro das empresas causada pela necessidade do isolamento social.
Algumas empresas migraram temporariamente para o que chamamos aqui no Brasil de Home office, já outras empresas assumiram o formato de trabalho remoto, trazendo a necessidade de melhorias das tecnologias de comunicação internas.
Em todo o mundo há uma discussão sobre o home office definitivo - trabalho remoto- ou o retorno ao escritório, muitos colaboradores afirmam preferir pedir demissão à voltar ao escritório.
Muitas dessas empresas também não possuem muitos recursos para fazer esse tipo de investimento. Os custos associados à novas tecnologias são muito altos e muitas vezes inalcançáveis em alguns negócios.
Os gastos com TI do Middle Market estão focados nas operações diárias e, em alguns casos, na segurança cibernética, representando aproximadamente 11% dos orçamentos totais. Por outro lado, as empresas desse porte possuem outras prioridades, e quando somado a falta de recursos para a implementação dessas tecnologias é complicado pensar na implementação de forma eficaz.
O investimento em ferramentas e processos digitais acelerou com o objetivo de atingir a meta de trabalho futuro mais eficiente, lucrativo e produtivo. As empresas desse mercado que possuíam uma visão digital clara, abrangente e orientadora de decisões estratégicas crescem 75% mais rápido, em média, do que as empresas que não investem no digital.
Também há a lacuna de habilidades digitais em sua força de trabalho que impede os líderes dessas empresas de inserir atividades ainda mais agressivas. Então, o Centro Nacional de Middle Market desenvolveu uma estrutura para ajudar a orientar as empresas nesse processo de transformação digital, pensando nesses problemas.
Essencialmente, para o Centro Nacional de Middle Market, uma empresa possui cinco atividades distintas que estão interconectadas: O que é vendido - ofertas de produtos e serviços; Como é produzido - cadeia de suprimentos, manufatura, operações; Como é vendido - experiência do cliente, canais, marketing; Como é estruturado em TI - infraestrutura , segurança; Força de trabalho - talento, habilidades digitais.
Para enfrentar dois dos maiores desafios desse mercado que foram falados acima, vamos nos concentrar nas atividades de Como é vendido (engajamento do cliente) e de força de trabalho (engajamento dos colaboradores).
No envolvimento do cliente, as empresas afirmam que as três principais prioridades digitais voltadas para o cliente são: a experiência do cliente, a geração de leads e as ferramentas de marketing. Logo para progredir nessas áreas algumas práticas foram recomendadas:
  • É importante dar mais importância ao marketing e vendas de multicanal integrados, com a combinação certa entre marketing, vendas e serviços online e offline.
  • Um site mais funcional, que realmente conecte clientes com colaboradores e ofereça suporte para produtos e serviços.
  • Interação online com os clientes (site, mídia social, celular).
  • Use ferramentas digitais de análise e experiência do cliente.
  • Use tecnologias que apóiem ​​a área de vendas, como sistemas de CRM e mídias sociais.
  • Trabalhe em direção a uma experiência digital omni-channel ponta a ponta em todas as plataformas e canais.
Acessar, atrair e reter o talento certo tem sido um desafio no middle market há vários anos e para encontrar colaboradores com as habilidade digitais certas há outras dicas:
  • É importante fazer um esforço concentrado para investir em pessoas com experiência digital específica e estar dispostas a pagar um prêmio pelos conjuntos de habilidades certos.
  • Adotar a mais recente e melhor tecnologia em processos digitais, incluindo o uso de plataformas digitais para definição de metas de funcionários e gerenciamento de desempenho e uso de aplicativos móveis para aquisição de talentos.
  • Uma abordagem estratégica para realinhar a força de trabalho e decidir quais atividades podem ser contratadas com especialistas externos para combater a lacuna de habilidades digitais também é necessária
  • Fornecer treinamento e desenvolvimento de carreira e planos de carreira claros.
Utilizando algumas dessas práticas que foram recomendadas, as empresas do middle market podem ajudar a fortalecer suas próprias jornadas digitais pensando no crescimento futuro.
Essas dicas valem ouro em um mercado que sofreu tanto nos últimos dois anos. Pensar em transformação digital certamente não é fácil, principalmente quando a empresa não consegue ver claramente para onde ir, mas esse estudo do Centro Nacional de Middle Market pode revolucionar a sua empresa.

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