Museus Virtuais e a chance de visitar o mundo através da tecnologia

  • Por Redação Techpost
  • @redacao
  • 21 outubro, 2021
  • 2 min de leitura
Pim Chu
Os museus virtuais estão em alta e com a ajuda da tecnologia conseguem nos levar para uma viagem ao redor do mundo sem sair de casa.
Um tanto mágicos, os museus parecem ter a capacidade de nos transportar para o espaço, para o fundo do mar, para épocas diferentes, recriando civilizações antigas e ensinando lições que são importantes ao olhar para o futuro da humanidade. E com o auxilio da tecnologia todo esse universo de possibilidades está conseguindo chegar a cada vez mais pessoas por meio da internet.
Agora é possível visitar esses espaços diretamente através da tela do seu celular ou computador. Oferecendo desde tours 360°, a mostras exclusivas, os museus estão se esforçando para garantir que as pessoas mantenham e ampliem o  acesso à arte e a  cultura.

A Importância dos museus

O termo “museu” já era usado em Alexandria, local onde ocorria o estudo das artes e das ciências. No entanto, os museus modernos foram criados somente no século XVII, e isso só foi possível a partir de doações de coleções particulares como a de Grimani a Veneza.
O primeiro museu surgiu a partir da doação da coleção de John Tradescant, feita por Elias Ashmole, à Universidade de Oxford, conhecido como Ashmolean Museum. Foi no ano de 1759 que o segundo museu público foi criado, projeto do parlamento inglês, após conseguir fazer a aquisição da coleção de Hans Sloane, que deu origem ao Museu Britânico.
Já o primeiro museu aberto ao público geral só foi criado em 1793, na França, o famoso e deslumbrante Museu do Louvre - que possui coleções acessíveis a todos, com finalidade recreativa e cultural.

O lançamento do Google Arts and Culture e a experiência de Museu Virtuais no Brasil

A ideia dos museus virtuais se tornou tão popular que o Google lançou o Google Arts and Culture. A plataforma oferece o acesso a vários Museus, monumentos e galerias de arte por todo o mundo.
Alguns Museus maiores já oferecem a "nova" experiência em seus próprios websites, como o já citado museu do Louvre, o Metropolitan Museum Art. em Nova York e a a Pinacoteca, em São Paulo.
Por falar em São Paulo, os museus mais visitados do Brasil - que retém boa parte dos melhores acervos da América Latina - estão no estado. Segundo dados da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) da SEC, em 2020, só no formato online,  o estado de São Paulo recebeu 15.273.380 e a tendência é que esse número cresça ainda mais até o fim deste ano. 
Inovações como essa mostram como a tecnologia pode ser um poderoso meio para ajudar a nossa sociedade a se tornar menos desigual, ajudando a democratizar o acesso à informação, a cultura e a melhores oportunidades de vida.

Inscreva-se para a inovação

Receba as últimas notícias sobre inovação direto na sua caixa de e-mail.
Seus dados estão protegidos conosco. Conheça nossaPolítica de Privacidade
Feito por humanos comem SP, Brasil © 2021 Techpost, Techpost Logo e Laborit Ltda e Laborit logo são marcas registradas.
Olá! Leu até aqui? Você se preocupa com os mínimos detalhes, mesmo. A gente também. Por isso o time Techpost/Laborit está sempre trabalhando para fazer a plataforma digital de trabalho perfeita para você ;).
O Techpost, a Laborit e Lab são marcas proprietárias que operam o site https://techpost.com.br, onde você pode encontrar informações sobre nossos produtos e serviços e as últimas novidades do mundo da tecnologia. Estes Termos e Condições do Site descrevem os direitos e obrigações de um usuário ou visitante não registrado do site (“usuário” ou “você”) em relação ao uso do Site.
Ao acessar ou usar o Site de qualquer forma, incluindo como um visitante não registrado, você concorda em obedecer a estes Termos do Site e à nossa Política de Privacidade, que está disponível no Site.
Estes Termos do site se aplicam apenas ao seu uso do site e do conteúdo nele disponibilizado ou por meio dele, como um usuário ou visitante não registrado do. Se você usar ou acessar qualquer um de nossos serviços baseados na web de acesso restrito (ou seja, aqueles que exigem um login), a nossa plataforma, produtos, programa de referência ou outros serviços que fornecemos, o uso de tal espaço, serviços ou programa está sujeito aos termos e condições que você recebeu e aceitou quando se inscreveu nesse espaço, serviços ou programa.
De vez em quando, podemos fazer modificações, exclusões ou acréscimos ao Site ou a estes Termos. Seu uso continuado do Site após a publicação de quaisquer alterações aos Termos constitui aceitação dessas alterações.
Coletamos informações sobre seus dispositivos e sua localização, e seu uso de nossos serviços, incluindo por meio de cookies, pixels, web beacons, registros e outras tecnologias da Internet.
Você pode ler mais sobre como utilizamos as Informações Pessoais que são coletadas clicando no link conheça nossa Política de Privacidade.
Referências a “você” nesta Política, “você” significa qualquer pessoa que use nossos sites, aplicativos ou outros serviços. Se você é um funcionário ou candidato, a Política de Privacidade do Techpost e da Laborit para Dados Pessoais de um funcionário ou um Candidato, explica como usamos as Informações Pessoais no contexto de nossa relação empregatícia com você.
Se você é um funcionário ou candidato que usa nossos serviços, esta Política explica como coletamos, usamos e divulgamos suas Informações Pessoais no contexto de seu uso de nossos Serviços.