Porque o Facebook mudou de nome para Meta

  • Por Redação Techpost
  • @redacao
  • 28 outubro, 2021
  • 3 min de leitura
Divulgação
A mudança de nome para Meta foi anunciada nesta quinta (28) e vai na direção do que a empresa já havia divulgado nos últimos meses.
A novidade foi anunciada pelo pelo CEO da empresa, Mark Zuckerberg. Segundo ele, a mudança ocorreu para marcar a nova fase da empresa.
É preciso salientar, porém, que a mudança do nome se refere apenas a empresa, não a rede social. Hoje, a empresa Facebook administra a rede social Facebook, além de também ser responsável pelo Instagram, Whatsapp, Oculus e outros.
O novo nome, Meta, deixa muito claro a referência ao Metaverso, que é um ambiente digital que está além do que conhecemos hoje. Uma experiência nova que integra e entrelaça o real e o virtual, tornando o que acontece no ambiente virtual parte de uma experiência real, e o que acontece no mundo real completamente conectado com o mundo virtual.
O foco dessa nova tendência é a experiência e a integração entre os dois mundos, vai chegar um momento que não vai ser mais possível a separação entre os dois. A rede social Facebook já caminhava nessa direção adicionando usabilidades novas, como a parte da plataforma focada em transmissão de games, e outra funcionalidade voltada para ambientes de trabalho Home Office.

Escolhemos 'Meta' porque pode significar 'além' e capta nosso compromisso com a construção de tecnologias sociais que nos levam além do que a conexão digital torna possível hoje.

- Mark Zuckerberg.CEO da META (antigo Facebook)
A mudança faz parte de todo um projeto de rebranding, a Logomarca da Companhia Meta também foi definida, o símbolo em azul foi pensado para ser experimentado em 3D e “a idéia é que o ícone ganhe vida no Metaverso”
Durante a apresentação na Conferência Connect 2021 o CEO da companhia também fez uma demonstração da sua visão de metaverso que pretende ser um mundo digital que tenha interação através de hologramas e os avatares. Esse mundo digital vai proporcionar o acontecimento de eventos, lojas, festas, jogos, espaços de trabalho, shows e muito mais. Tudo isso em uma realidade que transcende o real e o virtual e passeia entre os dois, tornando tudo uma realidade só.

Nós acabamos de anunciar que estamos fazendo uma mudança fundamental na nossa empresa. Agora, estamos olhando para dois segmentos diferentes: nossa família de aplicativos e nossas futuras plataformas. Como parte disso, chegou a hora de adotarmos uma nova marca da empresa para englobar tudo o que fazemos.

- Mark Zuckerberg.CEO da META
A companhia acabou de sair de várias polêmicas atingindo as três redes sociais, além de uma pane geral que durou cerca de 7 horas, que levanta reflexões sobre o uso das redes. Em um mundo super conectado, o que a pane no Facebook pode causar?
Recentemente uma ex funcionária do Facebook revelou informações sobre a rede social que causaram muita polêmica. Tanto o Facebook quanto o Instagram foram acusados de propagar discursos de ódio e de ter ciência do mal que causam à saúde mental, principalmente com crianças e adolescentes, isso também foi uma das causas para o congelamento do projeto do Instagram para menores de 13 anos.

De agora em diante, seremos o metaverso em primeiro lugar, e não o Facebook em primeiro lugar. Isso significa que, com o tempo, você não precisará usar o Facebook para usar os nossos outros serviços. Conforme nossa nova marca começa a aparecer em nossos produtos, espero que as pessoas conheçam a marca Meta e o futuro que apoiamos.

- Mark Zuckerberg CEO da META (Facebook)
Muitas empresas estão indo em direção à sua própria versão de Metaverso. O Fortnite é um exemplo de game que já incorporou o mundo das apresentações musicais em sua plataforma e eventos de publicidade, sendo uma plataforma de game onde a interação entre os jogadores é praticamente o primeiro atrativo.
A tecnologia está mudando o modo como vivemos a vida, e também já mudou completamente as interações humanas, qual será o futuro que os diferentes Metaversos nos esperam?

Inscreva-se para a inovação

Receba as últimas notícias sobre inovação direto na sua caixa de e-mail.
Seus dados estão protegidos conosco. Conheça nossaPolítica de Privacidade
Feito por humanos comem SP, Brasil © 2021 Techpost, Techpost Logo e Laborit Ltda e Laborit logo são marcas registradas.
Olá! Leu até aqui? Você se preocupa com os mínimos detalhes, mesmo. A gente também. Por isso o time Techpost/Laborit está sempre trabalhando para fazer a plataforma digital de trabalho perfeita para você ;).
O Techpost, a Laborit e Lab são marcas proprietárias que operam o site https://techpost.com.br, onde você pode encontrar informações sobre nossos produtos e serviços e as últimas novidades do mundo da tecnologia. Estes Termos e Condições do Site descrevem os direitos e obrigações de um usuário ou visitante não registrado do site (“usuário” ou “você”) em relação ao uso do Site.
Ao acessar ou usar o Site de qualquer forma, incluindo como um visitante não registrado, você concorda em obedecer a estes Termos do Site e à nossa Política de Privacidade, que está disponível no Site.
Estes Termos do site se aplicam apenas ao seu uso do site e do conteúdo nele disponibilizado ou por meio dele, como um usuário ou visitante não registrado do. Se você usar ou acessar qualquer um de nossos serviços baseados na web de acesso restrito (ou seja, aqueles que exigem um login), a nossa plataforma, produtos, programa de referência ou outros serviços que fornecemos, o uso de tal espaço, serviços ou programa está sujeito aos termos e condições que você recebeu e aceitou quando se inscreveu nesse espaço, serviços ou programa.
De vez em quando, podemos fazer modificações, exclusões ou acréscimos ao Site ou a estes Termos. Seu uso continuado do Site após a publicação de quaisquer alterações aos Termos constitui aceitação dessas alterações.
Coletamos informações sobre seus dispositivos e sua localização, e seu uso de nossos serviços, incluindo por meio de cookies, pixels, web beacons, registros e outras tecnologias da Internet.
Você pode ler mais sobre como utilizamos as Informações Pessoais que são coletadas clicando no link conheça nossa Política de Privacidade.
Referências a “você” nesta Política, “você” significa qualquer pessoa que use nossos sites, aplicativos ou outros serviços. Se você é um funcionário ou candidato, a Política de Privacidade do Techpost e da Laborit para Dados Pessoais de um funcionário ou um Candidato, explica como usamos as Informações Pessoais no contexto de nossa relação empregatícia com você.
Se você é um funcionário ou candidato que usa nossos serviços, esta Política explica como coletamos, usamos e divulgamos suas Informações Pessoais no contexto de seu uso de nossos Serviços.