Proptechs e Construtechs, como Startups podem te ajudar a sair do aluguel?

Startups podem te ajudar a sair do aluguel, elas oferecem opções para quem quer construir ou comprar casa sem dinheiro. Proptechs e Construtechs facilitam financiamentos mais acessíveis do que os encontrados nos mercados tradicionais
  • Por Redação Techpost
  • @redacao
  • 31 agosto, 2021
  • 5 min de leitura
Photo by Ján Jakub Naništa on Unsplash
As Startups são conhecidas por reinventar a forma como os negócios acontecem gerando um novo modelo de operações com crescimento exponencial e transformando o setor com inovação e tecnologia. Alguns setores no Brasil já passaram por essa transformação, como o setor financeiro, que foi transformado pelas fintechs e o setor imobiliário. No entanto, alguns setores ainda estão passando por essa transformação, o setor de construção civil se destaca de forma conjunta com o setor imobiliário com as Proptechs e Construtechs que podem te ajudar a sair do aluguel.

O mercado imobiliário

O mercado imobiliário e da construção civil tem se tornado cada vez mais tecnológico. Uma revolução que envolve automação de dados, inteligência artificial, robótica e digitalização de atividades anteriormente manuais.
“É importante lembrar que o setor imobiliário brasileiro movimenta bilhões por ano, mas é um setor onde a maioria dos processos é lento, ainda feitos no papel e que os clientes dependem de uma estrutura centralizada, com um enorme incentivo para burocráticas”, afirmou Amyre Pinho, presidente da Abstartups.
As startups da construção e do setor imobiliário podem ser chamadas de Proptechs e Construtechs e trazem a vanguarda da inovação para o mercado brasileiro. Essas Startups já apresentam um crescimento de 23% em 2020 em relação a 2019.Segundo o Ministério da Economia, 1 milhão de empresas fecharam as portas em 2020. No entanto, a crise sanitária também impulsionou tendências que, aliadas à tecnologia, facilitaram a adaptação às regras de convivência e impulsionaram novos negócios, como no caso das Proptechs e Construtechs, empresas que atuam na inovação do mercado imobiliário.

Proptechs e Construtechs, Startups que ajudam a sair do aluguel

Proptechs e Construtechs são Startups focadas no ramo imobiliário e que não apenas atuam na venda e aluguel de imóveis, mas também oferecem outros serviços que facilitam - e muito - a vida de quem busca uma casa ou apartamento para chamar de seu. Essas Startups buscam sempre inovação dentro dos seus produtos.O mercado brasileiro conta com um número grande de startups ativas nesta categoria, de acordo com um levantamento da Terracotta Ventures, empresa focada no investimento de Proptechs e Construtechs., são 702 empresas do gênero. Isso mostra um crescimento de 23% em relação ao ano anterior e 180% em relação ao primeiro mapa do gênero lançado em 2017.

Temos grandes cases de sucesso no país como QuintoAndar, Viva Real, Zap imóveis e até mesmo a novata Loft que se tornou unicórnio em tão pouco tempo. Todos com uma proposta de facilitar a compra, venda e/ou aluguel de imóveis, direta e indiretamente dos consumidores, segmento que ainda tem muito potencial.

- Airmou Amyre Pinho, presidente da Abstartups.
Essas Startups do mercado imobiliário facilitam financiamento de construção e permitem entrada menor para comprar imóvel pronto, e possibilitam acesso a um direito básico da população - a moradia. Isso pode ajudar famílias a sair do aluguel e melhorar sua condição de vida. São negócios que estão ampliando as maneiras possíveis para comprar, alugar, reformar e construir um imóvel.
Ela tem o poder de transformar sonhos em realidade, construir uma casa para grande parte da população brasileira sempre foi um sonho impossível. Muitas vezes as famílias mal conseguem pagar o aluguel, e algumas Proptechs e Construtechs se propõem a sanar essas dores:
  • MCF - Minha Casa Financiada
A Minha Casa Financiada é uma plataforma que vem para resolver o maior problema do povo brasileiro que é saí do aluguel. A casa própria sempre foi e sempre será o maior sonho de uma família, principalmente as de baixa renda, o que torna esse produto muito bem vindo.
A Startup veio para resolver exatamente esse problema da moradia e construir o que antes era impossível. Atualmente, no Brasil, é possível levantar recursos junto aos bancos para adquirir um terreno e ainda por cima construir sua casa no mesmo. A Startup levanta os recursos necessários para adquirir o terreno, faz os projetos personalizados para atender os reais desejos da família, constrói e a família recebe a chave.
A empresa ajuda clientes que querem comprar lotes e construir suas casas a acessar linhas de crédito específicas para isso, e conecta esses consumidores a mais de 3.000 construtores cadastrados, que vão realizar a obra. Até agora, eles já permitiram a construção de 4.223 casas pelo Brasil, e são responsáveis por 38% do uso das linhas de crédito da Caixa Econômica Federal reservadas para aquisição de lote e construção.
  • aMORA
A aMORA é uma startup criada em 2021 na capital paulista que opera no ramo imobiliário e traz uma alternativa ao aluguel à venda de apartamentos. Pelo sistema Rent to Own (alugue para ter), que já existe há anos nos Estados Unidos, a pessoa que aluga o apartamento dá uma entrada de 5% e fecha um contrato de três anos de aluguel. Após esse período, ocorre ou não a compra definitiva.
Essa Startup busca oferecer uma terceira via entre locação e compra de imóvel. “Tem um momento da vida em que as pessoas precisam de transição”, diz Rafael Tellechea, diretor de operações.
O cliente que ainda tem dúvidas sobre a aquisição ou não possui os 20% de entrada exigidos pela maioria das instituições financeiras escolhe o imóvel que gostaria de ter. A aMORA então avalia essa residência e faz a compra.
O cliente paga 5% do valor total como entrada e passa a morar no imóvel, pagando uma taxa de locação para a empresa e também uma taxa sobre o valor da propriedade. Ao fim de até três anos de contrato, pode optar por comprar o imóvel da aMORA, e a taxa que ele pagou ao longo do contrato é somada aos 5% de entrada. Também pode não seguir em frente com a compra, e a aMORA vai vender o imóvel no mercado e devolver o valor pago com entrada e prestações —essa devolução pode ser total ou parcial, a depender do valor que o imóvel atingir na revenda.
As Proptechs e Construtechs são Startups que inovam e propõem produtos no ramo imobiliário. Algumas delas tem o propósito de sanar uma das dores mais latentes na sociedade, e principalmente aqui no Brasil, a moradia.
Pensar em inovar como Startup também é se preocupar com um mundo melhor. Algumas Startups como a Laborit vão reinventar o futuro ajudando pessoas a solucionarem suas dores mais latentes, construindo o presente e impactando o futuro. Sempre focando em qualidade e dando valor ao que faz a tecnologia existir - as pessoas.
ícone do Techpost
Por Redação Techpost

Inscreva-se para a inovação

Receba as últimas notícias sobre inovação direto na sua caixa de e-mail.
Seus dados estão protegidos conosco. Conheça nossaPolítica de Privacidade
Feito por humanos comem SP, Brasil © 2021 Techpost, Techpost Logo e Laborit Ltda e Laborit logo são marcas registradas.
Olá! Leu até aqui? Você se preocupa com os mínimos detalhes, mesmo. A gente também. Por isso o time Techpost/Laborit está sempre trabalhando para fazer a plataforma digital de trabalho perfeita para você ;).
O Techpost, a Laborit e Lab são marcas proprietárias que operam o site https://techpost.com.br, onde você pode encontrar informações sobre nossos produtos e serviços e as últimas novidades do mundo da tecnologia. Estes Termos e Condições do Site descrevem os direitos e obrigações de um usuário ou visitante não registrado do site (“usuário” ou “você”) em relação ao uso do Site.
Ao acessar ou usar o Site de qualquer forma, incluindo como um visitante não registrado, você concorda em obedecer a estes Termos do Site e à nossa Política de Privacidade, que está disponível no Site.
Estes Termos do site se aplicam apenas ao seu uso do site e do conteúdo nele disponibilizado ou por meio dele, como um usuário ou visitante não registrado do. Se você usar ou acessar qualquer um de nossos serviços baseados na web de acesso restrito (ou seja, aqueles que exigem um login), a nossa plataforma, produtos, programa de referência ou outros serviços que fornecemos, o uso de tal espaço, serviços ou programa está sujeito aos termos e condições que você recebeu e aceitou quando se inscreveu nesse espaço, serviços ou programa.
De vez em quando, podemos fazer modificações, exclusões ou acréscimos ao Site ou a estes Termos. Seu uso continuado do Site após a publicação de quaisquer alterações aos Termos constitui aceitação dessas alterações.
Coletamos informações sobre seus dispositivos e sua localização, e seu uso de nossos serviços, incluindo por meio de cookies, pixels, web beacons, registros e outras tecnologias da Internet.
Você pode ler mais sobre como utilizamos as Informações Pessoais que são coletadas clicando no link conheça nossa Política de Privacidade.
Referências a “você” nesta Política, “você” significa qualquer pessoa que use nossos sites, aplicativos ou outros serviços. Se você é um funcionário ou candidato, a Política de Privacidade do Techpost e da Laborit para Dados Pessoais de um funcionário ou um Candidato, explica como usamos as Informações Pessoais no contexto de nossa relação empregatícia com você.
Se você é um funcionário ou candidato que usa nossos serviços, esta Política explica como coletamos, usamos e divulgamos suas Informações Pessoais no contexto de seu uso de nossos Serviços.