A inovação atrelada ao benefício social

O termo ¨inovação social¨ tem ficado mais conhecido e dado visibilidade ao setor de iniciativas que visa dar soluções diferenciadas e benéficas para problemas sociais antigos.
  • Por Redação Techpost
  • @redacao
  • 03 junho, 2022
  • 1 min de leitura
O termo ¨inovação social¨ tem ganhado visibilidade.
Inovação social é o termo criado pela Stanford Social Innovation Review, em 2003, para nomear “o processo de inventar, garantir apoio e implementar novas soluções para necessidades e problemas sociais, dissolvendo fronteiras e intermediando o diálogo entre os setores público, privado e o terceiro setor”. Com o uso cada vez mais relevante dessa denominação, o conceito foi redefinido em 2008, pela Rediscovering Social Innovation, ganhando uma descrição mais direta: nova solução para um problema social. 
De forma complementar, a publicação indica ¨que a solução tem que ser mais eficaz, eficiente, sustentável ou justa do que as soluções existentes. Além disso, o valor agregado beneficia, principalmente, a sociedade como um todo, e não apenas alguns indivíduos”. Com as crescentes demandas sociais, ambientais e coletivas o termo tem se tornado cada vez mais utilizado em diversos meios e ganhando a opinião pública que aos poucos vem percebendo que é preciso inovar para diminuir os problemas socioambientais e que dessa forma todos ganham e a sociedade prospera.
Diversas personalidades do mundo como Bill Gates, por exemplo, possuem incentivos à inovações sociais. No Brasil o tema ainda é pouco divulgado e acaba circulando mais em meios acadêmicos, sem que a população em geral conheça os benefícios práticos das inovações. Mas há empreendedores sociais empenhados em criar, aplicar, replicar e expandir as tecnologias em diferentes áreas. Prova disso é o case dos geradores de energia renovável criado por Fábio Rosa que foram distribuídos por regiões remotas do país. A inovação colocou Rosa como um dos 80 empreendedores sociais mais importantes do mundo, na seleção realizada pela Harvard Business School.
Mesmo com os desafios, a agenda da inovação social vem ganhando espaço dentro das empresas, instituições e governo. O Brasil já é membro do Conselho Global da SIX (Social Innovation Exchange) e em 2021 alcançou o 57º lugar, dentre os 132 países avaliados, no Índice Global de Inovação (IGI), subindo cinco posições, conforme informação divulgada pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI). Mas para os especialistas, a ascensão ainda é pequena perto do potencial do país. Há recursos humanos e ferramentas para alavancar a inovação atrelada ao benefício social de forma ainda mais robusta.
ícone do Techpost
Por Redação Techpost

Inscreva-se para a inovação

Receba as últimas notícias sobre inovação direto na sua caixa de e-mail.
Seus dados estão protegidos conosco. Conheça nossaPolítica de Privacidade
Feito por humanos comem SP, Brasil © 2021 Techpost, Techpost Logo e Laborit Ltda e Laborit logo são marcas registradas.
Olá! Leu até aqui? Você se preocupa com os mínimos detalhes, mesmo. A gente também. Por isso o time Techpost/Laborit está sempre trabalhando para fazer a plataforma digital de trabalho perfeita para você ;).
O Techpost, a Laborit e Lab são marcas proprietárias que operam o site https://techpost.com.br, onde você pode encontrar informações sobre nossos produtos e serviços e as últimas novidades do mundo da tecnologia. Estes Termos e Condições do Site descrevem os direitos e obrigações de um usuário ou visitante não registrado do site (“usuário” ou “você”) em relação ao uso do Site.
Ao acessar ou usar o Site de qualquer forma, incluindo como um visitante não registrado, você concorda em obedecer a estes Termos do Site e à nossa Política de Privacidade, que está disponível no Site.
Estes Termos do site se aplicam apenas ao seu uso do site e do conteúdo nele disponibilizado ou por meio dele, como um usuário ou visitante não registrado do. Se você usar ou acessar qualquer um de nossos serviços baseados na web de acesso restrito (ou seja, aqueles que exigem um login), a nossa plataforma, produtos, programa de referência ou outros serviços que fornecemos, o uso de tal espaço, serviços ou programa está sujeito aos termos e condições que você recebeu e aceitou quando se inscreveu nesse espaço, serviços ou programa.
De vez em quando, podemos fazer modificações, exclusões ou acréscimos ao Site ou a estes Termos. Seu uso continuado do Site após a publicação de quaisquer alterações aos Termos constitui aceitação dessas alterações.
Coletamos informações sobre seus dispositivos e sua localização, e seu uso de nossos serviços, incluindo por meio de cookies, pixels, web beacons, registros e outras tecnologias da Internet.
Você pode ler mais sobre como utilizamos as Informações Pessoais que são coletadas clicando no link conheça nossa Política de Privacidade.
Referências a “você” nesta Política, “você” significa qualquer pessoa que use nossos sites, aplicativos ou outros serviços. Se você é um funcionário ou candidato, a Política de Privacidade do Techpost e da Laborit para Dados Pessoais de um funcionário ou um Candidato, explica como usamos as Informações Pessoais no contexto de nossa relação empregatícia com você.
Se você é um funcionário ou candidato que usa nossos serviços, esta Política explica como coletamos, usamos e divulgamos suas Informações Pessoais no contexto de seu uso de nossos Serviços.