Youtube anuncia remoção de vídeos com fake news sobre eleições de 2018

A plataforma de vídeos anunciou atualização em sua política que proíbe conteúdos com fake news sobre erros, problemas técnicos ou fraudes nas urnas, que supostamente influenciaram nas eleições anteriores.
  • Por Redação Techpost
  • @redacao
  • 22 março, 2022
  • 1 min de leitura
TSE - Tribunal Superior Eleitoral Urna eletrônica
Nesta terça-feira (22), o Youtube anunciou ter feito atualizações em sua política para ajudar a combater fake news sobre as eleições no Brasil. A principal medida anunciada foi a retirada de vídeos com informações falsas sobre as últimas eleições presidenciais, realizadas em 2018.
Segundo a plataforma, serão derrubados vídeos com "informações falsas sobre fraude generalizada, erros ou problemas técnicos que supostamente tenham alterado o resultado de eleições anteriores, após os resultados já terem sido oficialmente confirmados".
Ainda segundo a plataforma de vídeos, que pertence ao Google, todos os vídeos tenham como objetivo enganar eleitores sobre locais de votação, horário e requisitos para votar, assim como informações que podem levar os eleitores a desistirem de exercer o direito ao voto serão sumariamente removidos. Enquanto os conteúdos tomados como “duvidosos” terão a circulação reduzida para menos de 0,5% das recomendações.
O Youtube ainda destacou que as ações “se aplicam igualmente a todos os criadores de conteúdo, quaisquer que sejam as suas opiniões políticas”.
Por três anos, o presidente Jair Bolsonaro alegou que houve "fraudes eleitorais" na disputa de 2018 e só reconheceu não ter provas de suas acusações em julho de 2021. Um mês depois do atual presidente do Brasil admitir a falta de elementos probatórios, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, incluiu o Bolsonaro como investigado no inquérito das fake news.
Na busca por combater informações falsas durante períodos eleitorais, o Youtube já tomou decisões bem parecidas em outras ocasiões, como nas eleições americanas de 2020, e na Alemanha em 2021.
ícone do Techpost
Por Redação Techpost

Inscreva-se para a inovação

Receba as últimas notícias sobre inovação direto na sua caixa de e-mail.
Seus dados estão protegidos conosco. Conheça nossaPolítica de Privacidade
Feito por humanos comem SP, Brasil © 2021 Techpost, Techpost Logo e Laborit Ltda e Laborit logo são marcas registradas.
Olá! Leu até aqui? Você se preocupa com os mínimos detalhes, mesmo. A gente também. Por isso o time Techpost/Laborit está sempre trabalhando para fazer a plataforma digital de trabalho perfeita para você ;).
O Techpost, a Laborit e Lab são marcas proprietárias que operam o site https://techpost.com.br, onde você pode encontrar informações sobre nossos produtos e serviços e as últimas novidades do mundo da tecnologia. Estes Termos e Condições do Site descrevem os direitos e obrigações de um usuário ou visitante não registrado do site (“usuário” ou “você”) em relação ao uso do Site.
Ao acessar ou usar o Site de qualquer forma, incluindo como um visitante não registrado, você concorda em obedecer a estes Termos do Site e à nossa Política de Privacidade, que está disponível no Site.
Estes Termos do site se aplicam apenas ao seu uso do site e do conteúdo nele disponibilizado ou por meio dele, como um usuário ou visitante não registrado do. Se você usar ou acessar qualquer um de nossos serviços baseados na web de acesso restrito (ou seja, aqueles que exigem um login), a nossa plataforma, produtos, programa de referência ou outros serviços que fornecemos, o uso de tal espaço, serviços ou programa está sujeito aos termos e condições que você recebeu e aceitou quando se inscreveu nesse espaço, serviços ou programa.
De vez em quando, podemos fazer modificações, exclusões ou acréscimos ao Site ou a estes Termos. Seu uso continuado do Site após a publicação de quaisquer alterações aos Termos constitui aceitação dessas alterações.
Coletamos informações sobre seus dispositivos e sua localização, e seu uso de nossos serviços, incluindo por meio de cookies, pixels, web beacons, registros e outras tecnologias da Internet.
Você pode ler mais sobre como utilizamos as Informações Pessoais que são coletadas clicando no link conheça nossa Política de Privacidade.
Referências a “você” nesta Política, “você” significa qualquer pessoa que use nossos sites, aplicativos ou outros serviços. Se você é um funcionário ou candidato, a Política de Privacidade do Techpost e da Laborit para Dados Pessoais de um funcionário ou um Candidato, explica como usamos as Informações Pessoais no contexto de nossa relação empregatícia com você.
Se você é um funcionário ou candidato que usa nossos serviços, esta Política explica como coletamos, usamos e divulgamos suas Informações Pessoais no contexto de seu uso de nossos Serviços.