Bitcoin City: a cidade com base na criptomoeda

Foi anunciado a criação de uma cidade experimental em El Salvador que vai ter a economia inteiramente baseada em criptomoedas.
  • Por Redação Techpost
  • @redacao
  • 25 novembro, 2021
  • 2 min de leitura
Kevin B Leigh on Unsplash. A Bitcoin City será construída em formato circular ao redor de uma praça com o símbolo da Bitcoin
Bitcoin City é uma cidade com a proposta baseada na economia das criptomoedas, que são moedas digitais descentralizadas e têm chamado atenção nos últimos meses principalmente no mercado financeiro, já que não são controladas por um órgão ou país específico.
A cidade foi anunciada pelo presidente da República de El Salvador, Nayib Bukele e será desenvolvida na beira de um vulcão, em formato circular ao redor de uma praça com o símbolo da Bitcoin. Com isso será possível o uso da energia geotérmica do próprio vulcão tanto para o abastecimento da cidade como para a mineração de maneira sustentável da Bitcoin.
Sendo o primeiro país no mundo a adotar oficialmente a criptomoeda como moeda corrente, El Salvador se apresenta como líder no movimento das criptomoedas e impressiona colocando Chivo no ar desde setembro. Chivo é uma carteira digital oferecida pelo governo e já está sendo usada por boa parte da população do país, o criptoativo já é aceito por vários estabelecimentos como método de pagamento e pode ser comprada por meio de caixas eletrônicos espalhados, além de possibilitar também o saque.
A Bitcoin City além de uma cidade com a economia que gira em torno da criptomoeda também se propõe a ser uma cidade sustentável perfeita para atrair investimentos para o país.
Além disso, os moradores não pagarão impostos, imposto de renda, propriedade, ganhos de capital ou sobre a folha de pagamento. A taxação será aplicada apenas sobre serviços, com uma alíquota de 10% – 5% para custear o município e o restante para o Tesouro do país como Imposto sobre Valor Agregado (IVA).
Com uma proposta tecnológica e inovadora a cidade será totalmente funcional, com áreas residenciais, shoppings, lojas, restaurantes e até um porto, além de poder servir como inspiração para outros países.

Na Bitcoin City, nós teremos educação digital e tecnológica. Energia geotérmica para sustentar toda a cidade e transporte público eficiente e sustentável

- Nayib Bukele, presidente da República de El Salvador
O projeto contará com o envolvimento proativo de importantes empresas de criptomoedas, como a exchange Bitfinex e a Blockstream, de Adam Back. Também será lançada uma plataforma para os títulos em Bitcoin pela exchange, apoiando assim a Bitcoin City.
Alguns empresários que já trabalham com criptomoedas acreditam que a principal importância dessa cidade experimental é o poder de inovação e de pioneirismo, servindo de exemplo para outros países e lugares.

El Salvador e o projeto são pequenos, o que vai realmente mudar vai ser quando outros copiarem esse modelo. O Brasil poderia realizar experimentos como esse, acho que são completamente válidos.

- Rocelo Lopes, empresário no setor de criptoativos
Dentro do mercado financeiro as criptomoedas podem ser revolucionárias, principalmente por serem descentralizadas. Possibilitando assim uma relação diferente entre o mercado e os consumidores.
A tecnologia pode ajudar a melhorar a vida das pessoas e pensar soluções para o mercado financeiro não é tão simples quanto parece, no entanto, a cidade experimental pode revolucionar esse mercado e a forma como as pessoas lidam com dinheiro. Com o Open Banking algumas mudanças nesse mercado já foram sentidas no Brasil, e quem sabe não teremos futuramente uma cidade aqui também com a economia baseada em criptoativos?

Inscreva-se para a inovação

Receba as últimas notícias sobre inovação direto na sua caixa de e-mail.
Seus dados estão protegidos conosco. Conheça nossaPolítica de Privacidade
Feito por humanos comem SP, Brasil © 2021 Techpost, Techpost Logo e Laborit Ltda e Laborit logo são marcas registradas.
Olá! Leu até aqui? Você se preocupa com os mínimos detalhes, mesmo. A gente também. Por isso o time Techpost/Laborit está sempre trabalhando para fazer a plataforma digital de trabalho perfeita para você ;).
O Techpost, a Laborit e Lab são marcas proprietárias que operam o site https://techpost.com.br, onde você pode encontrar informações sobre nossos produtos e serviços e as últimas novidades do mundo da tecnologia. Estes Termos e Condições do Site descrevem os direitos e obrigações de um usuário ou visitante não registrado do site (“usuário” ou “você”) em relação ao uso do Site.
Ao acessar ou usar o Site de qualquer forma, incluindo como um visitante não registrado, você concorda em obedecer a estes Termos do Site e à nossa Política de Privacidade, que está disponível no Site.
Estes Termos do site se aplicam apenas ao seu uso do site e do conteúdo nele disponibilizado ou por meio dele, como um usuário ou visitante não registrado do. Se você usar ou acessar qualquer um de nossos serviços baseados na web de acesso restrito (ou seja, aqueles que exigem um login), a nossa plataforma, produtos, programa de referência ou outros serviços que fornecemos, o uso de tal espaço, serviços ou programa está sujeito aos termos e condições que você recebeu e aceitou quando se inscreveu nesse espaço, serviços ou programa.
De vez em quando, podemos fazer modificações, exclusões ou acréscimos ao Site ou a estes Termos. Seu uso continuado do Site após a publicação de quaisquer alterações aos Termos constitui aceitação dessas alterações.
Coletamos informações sobre seus dispositivos e sua localização, e seu uso de nossos serviços, incluindo por meio de cookies, pixels, web beacons, registros e outras tecnologias da Internet.
Você pode ler mais sobre como utilizamos as Informações Pessoais que são coletadas clicando no link conheça nossa Política de Privacidade.
Referências a “você” nesta Política, “você” significa qualquer pessoa que use nossos sites, aplicativos ou outros serviços. Se você é um funcionário ou candidato, a Política de Privacidade do Techpost e da Laborit para Dados Pessoais de um funcionário ou um Candidato, explica como usamos as Informações Pessoais no contexto de nossa relação empregatícia com você.
Se você é um funcionário ou candidato que usa nossos serviços, esta Política explica como coletamos, usamos e divulgamos suas Informações Pessoais no contexto de seu uso de nossos Serviços.