Laborit lança a “Haigen AI”, motor de IA generativa que inaugura uma nova era na experiência do cliente, com aplicações em atendimento, varejo, bancos e saúde.

Laborit lança a “Haigen AI”, motor de IA generativa que inaugura uma nova era na experiência do cliente.
  • Por Gabriela Mialich
  • @gabmialich
  • 21 maio, 2025
  • 5 min de leitura
Equipe Laborit e Haigen no escritório, em São Paulo
A Laborit, ecossistema de inovação reconhecido pela Fast Company em Nova York como uma das empresas mais inovadoras do mundo (MIC), anuncia o lançamento da Haigen AI, startup de IA generativa que já está revolucionando o mercado de inteligência artificial em grandes empresas no Brasil e nos EUA.
Antes mesmo do nascimento da Haigen, a Laborit já desenvolvia frameworks avançados de IA e LLM de código aberto (open source) criados na China, que foram implementados em produtos de diferentes áreas. Foi dessa jornada que surgiu o motor de IA generativa próprio, treinado com dados reais de milhões de interações e conectado aos maiores canais de compra e venda do mundo, como WhatsApp e WeChat.
O projeto ganhou ainda mais força com a joint venture firmada com a empresa North First AI, sediada em Cupertino na Califórnia, que também investiu na operação. Essa parceria permitiu a criação de uma nova frente estratégica global, com sede atual em Palo Alto.
Desenvolvida para atuar em setores complexos e altamente regulamentados como saúde, consumo, bancos e varejo, a plataforma utiliza modelos estatísticos avançados, com treinamentos refinados para cada segmento. O foco está na interpretação precisa de dados, sempre respeitando as exigências e especificidades de cada operação.
A tecnologia embarcada na Haigen AI permite desde automações operacionais complexas até atendimentos hiper-personalizados por linguagem natural, com integração simultânea de voz, texto e dados. A plataforma é modular, escalável e pode ser executada na nuvem própria do cliente, o que a torna ideal para empresas que priorizam segurança no uso da IA, conformidade com a LGPD e alta confiabilidade no tratamento de dados, além de flexibilidade na implementação.
Sua arquitetura cognitiva foi criada para interpretar intenções e emoções humanas com profundidade, reconhecer e precificar, por exemplo, o modelo de um veículo e o preço adequado para compra, sintomas e recomendações de saúde, e também identificar oportunidades de negócio em uma fila de atendimento.
Com uma base de dados robusta e integrada aos principais CRMs, WhatsApp e outras plataformas digitais, a solução já é utilizada por grandes bancos, empresas de saúde e varejistas do mercado.
Os principais destaques da Haigen AI são:
  • Jornadas de Compra e Venda por IA
  • Social Marketplace e Live Commerce
  • Pagamentos Digitais Integrados
  • Programa de Fidelização e Hiper-personalização do Relacionamento
  • Atendimento Omnicanal (voz, texto, chat)
  • Integração com CRM, WhatsApp e Plataformas Digitais
  • Painel de Visão Analítica e Tomada de Decisão Contextual
  • Aprendizado Contínuo com Dados Estruturados e Não Estruturados
  • Automatização de Processos e Fluxos Operacionais
  • Motor de IA Generativa e LLM
  • Modelo Refinado para Bancos, Varejo, Saúde e Atendimento Geral
  • Roda Dentro da Nuvem do Cliente
Mais do que uma Inteligência Artificial, é tudo sobre entender o comportamento das pessoas.
Mais do que um modelo de IA, a Haigen representa comportamento. Ela compreende como o brasileiro fala, compra, investe e busca ajuda. Essa inteligência está por trás de spin-offs como a Primeiro Cuidado que tem como missão simplificar um dos maiores desafios do setor: garantir acesso rápido, eficiente e confiável à informação e aos serviços de saúde assistencial e da Popmarq, o primeiro social marketplace por IA do mundo, inspirado nos Super Apps da China.
Para o time de engenheiros da Laborit e da Haigen, nitidamente pessoas com paixão em moldar o futuro, IA não se trata apenas de uma nova tecnologia, trata-se de humanidade, personalização do cuidado, impacto social e da forma como organizações inteiras vão se reinventar para esse novo tempo sem esquecer as pessoas. O objetivo é criar uma IA que entende você, escuta e ajuda a viver melhor.
Nas palavras do Co-fundador e CPO, Arthur Piccolo:
“Na Haigen, a IA é uma extensão da nossa humanidade. Quando usamos inovação e tecnologia para ampliar o que temos de melhor como a empatia, o cuidado com o outro e responsabilidade social, não estamos apenas criando produtos e soluções, mas moldando um futuro mais justo e acessível para todos. Estamos construindo uma plataforma que amplia as capacidades humanas, gera oportunidades para as empresas e libera tempo para o que realmente importa”.
A plataforma já está disponível comercialmente para empresas no Brasil e nos Estados Unidos, e seu roadmap prevê a expansão para os mercados da América Latina e Europa.
Sobre a Haigen AI
A Haigen AI é uma plataforma de inteligência artificial generativa com a missão de revolucionar a experiência do cliente e transformar a forma como as organizações se conectam e interagem.
Sobre o Primeiro Cuidado
A Primeiro Cuidado é uma healthtech que utiliza inteligência artificial para transformar a jornada de prevenção e assistência à saúde, levando acesso para que as pessoas possam viver o seu melhor.
Sobre o Popmarq
A Popmarq cria uma nova experiência de compra e venda, conectando você com quem mais entende e vive o seu mundo, unindo IA, Live Commerce e soluções financeiras em um único lugar.
Sobre a Laborit
A missão da Laborit é criar produtos e tecnologias que facilitam a vida das pessoas, resolvem problemas e reinventam o mundo.
Sobre o Arthur Piccolo
Arthur Piccolo é cofundador e CPO da Laborit, referência em inovação com mais de 16 anos de experiência em tecnologia, dados e comportamento. Engenheiro da Computação com especialização em Inovação pela Universidade de Stanford, já colaborou com organizações como Google, Microsoft e ONU em projetos globais. Criador do Método Círculo, é um dos principais nomes da inovação no Brasil, com forte atuação em iniciativas de impacto social e no desenvolvimento de novos produtos.
Arthur Piccolo / Co- e CPO da Haigen
Sobre o Círculo
O Círculo é uma metodologia proprietária desenvolvida por Arthur Piccolo, CPO da Laborit, criada a partir de mais de uma década de prática e estudo em produto, design, inovação, neurociência, comportamento humano, tecnologia, ciência de dados e resolução de problemas complexos.
O método foi endossado pela Universidade Stanford, por meio de um whitepaper do professor Baba Shiv, da escola de negócios e inovação. Há mais de uma década trabalhamos com startups e empresas como Itaú, Safra, XP, Webmotors, Hapvida e Bank of America em busca de resolver alguns dos desafios mais relevantes do nosso tempo.
O Círculo existe para liberar o potencial humano e resolver problemas complexos por meio de uma jornada imersiva, co-criada, validada e prototipada com um time multidisciplinar centrado nas necessidades reais das pessoas e das organizações.
Vamos juntos reinventar o futuro, um desafio por vez.
Método Círculo para resolver problemas complexos

Inscreva-se para a inovação

Receba as últimas notícias sobre inovação direto na sua caixa de e-mail.
Seus dados estão protegidos conosco. Conheça nossaPolítica de Privacidade
Feito por humanos comem SP, Brasil © 2021 Techpost, Techpost Logo e Laborit Ltda e Laborit logo são marcas registradas.
Olá! Leu até aqui? Você se preocupa com os mínimos detalhes, mesmo. A gente também. Por isso o time Techpost/Laborit está sempre trabalhando para fazer a plataforma digital de trabalho perfeita para você ;).
O Techpost, a Laborit e Lab são marcas proprietárias que operam o site https://techpost.com.br, onde você pode encontrar informações sobre nossos produtos e serviços e as últimas novidades do mundo da tecnologia. Estes Termos e Condições do Site descrevem os direitos e obrigações de um usuário ou visitante não registrado do site (“usuário” ou “você”) em relação ao uso do Site.
Ao acessar ou usar o Site de qualquer forma, incluindo como um visitante não registrado, você concorda em obedecer a estes Termos do Site e à nossa Política de Privacidade, que está disponível no Site.
Estes Termos do site se aplicam apenas ao seu uso do site e do conteúdo nele disponibilizado ou por meio dele, como um usuário ou visitante não registrado do. Se você usar ou acessar qualquer um de nossos serviços baseados na web de acesso restrito (ou seja, aqueles que exigem um login), a nossa plataforma, produtos, programa de referência ou outros serviços que fornecemos, o uso de tal espaço, serviços ou programa está sujeito aos termos e condições que você recebeu e aceitou quando se inscreveu nesse espaço, serviços ou programa.
De vez em quando, podemos fazer modificações, exclusões ou acréscimos ao Site ou a estes Termos. Seu uso continuado do Site após a publicação de quaisquer alterações aos Termos constitui aceitação dessas alterações.
Coletamos informações sobre seus dispositivos e sua localização, e seu uso de nossos serviços, incluindo por meio de cookies, pixels, web beacons, registros e outras tecnologias da Internet.
Você pode ler mais sobre como utilizamos as Informações Pessoais que são coletadas clicando no link conheça nossa Política de Privacidade.
Referências a “você” nesta Política, “você” significa qualquer pessoa que use nossos sites, aplicativos ou outros serviços. Se você é um funcionário ou candidato, a Política de Privacidade do Techpost e da Laborit para Dados Pessoais de um funcionário ou um Candidato, explica como usamos as Informações Pessoais no contexto de nossa relação empregatícia com você.
Se você é um funcionário ou candidato que usa nossos serviços, esta Política explica como coletamos, usamos e divulgamos suas Informações Pessoais no contexto de seu uso de nossos Serviços.