Apple restringe idade de acesso para baixar aplicativos com IA

A Apple Store está restringindo todos os aplicativos que usam os recursos ChatGPT devido preocupações ao uso indevido das crianças.
  • Por Jamis Gomes Jr.
  • @jamis-gomes
  • 06 março, 2023
  • 3 min de leitura
Apple restringe idade de acesso para baixar aplicativos com IA
Em primeiro lugar, a proibição da Apple para menores de 17 anos é referente aos aplicativos com recursos de IA. Em síntese, categorias que possam incluir linguagem ofensiva, conteúdo sexual, referências a drogas, etc.
Dentro disso, Ben Volach, fundador do BlueMail, não concordou com as mudanças, pois a BlueMail quis atualizar seu sistema com recursos do ChatGPT.
No entanto, a gigante americana bateu o pé e declarou que todos podem contestar via apelo ao Conselho de Revisão de Aplicativos. Confira mais a seguir.

Qual a política da Apple agora?

Só para ilustrar, a BlueMail quis atualizar seu sistema com recursos do ChatGPT, IA da OpenAI. Ben Volach, fundador do BlueMail, disse que tem recursos de filtragem de conteúdo, conforme pede a Apple para realizar a atualização.
No entanto, a restrição do aplicativo está definida para usuários de 4 anos ou mais. A Apple está exigindo que apps com recursos de IA sejam usados por pessoas de 17 anos ou mais, sem exceção.
Volach entende como injusto esse pedido não ser para todos, enquanto a Apple reforça que todos os desenvolvedores podem contestar via Conselho de Revisão de Aplicativos.
De fato, a nova política da Apple consiste em restringir todo e qualquer tipo de aplicativo da plataforma Apple Store que usar recursos IA e não tiver limite de idade para maiores de 17 anos.
Nesse sentido, a gigante americana se preocupa com a geração de conteúdo inapropriado para crianças, pois a equipe da Apple não tem certeza do quão pronta a IA do ChatGPT está para classificação livre.
Portanto, até as mudanças exigidas ou segunda ordem, a atualização do BlueMail segue bloqueada na Apple Store.

Qual o histórico da Apple com a IA?

Desde já, a chamada IA ​​generativa emergiu como uma das tecnologias mais observadas em décadas. Bom lembrar que foi iniciada em particular pelo ChatGPT, um chatbot criado pela OpenAI.
Logo depois a tecnologia gerou polêmica ao lançar o serviço de busca Bing da Microsoft com os recursos do ChatGPT.
A saber, os primeiros testes com o chatbot geraram respostas com informações incorretas. Assim como respostas de aparência desequilibradas e até raivosas.
Em relação à Apple, é uma das pioneiras na tecnologia de IA com a assistente de voz Siri em 2011. Segundo o Jornal de Wall Street, a Apple focou em uma conferência recente nos tópicos:
  • Visão computacional;
  • Saúde;
  • Privacidade;
Embora a gigante americana não pareça mais na briga da IA ​​generativa, o presidente-executivo da Apple, Tim Cook, disse que a IA é um dos principais focos da empresa.
Vemos um enorme potencial neste espaço para afetar praticamente tudo o que fazemos.Tim Cook, presidente-executivo da Apple.
Fato é que a empresa tem como prioridade revisar qual software pode ser acessado no iPhone e iPad através da Apple Store. Dessa maneira, consegue manter seus produtos privados e seguros.

Preocupações que a nova tecnologia está gerando

Pegue como exemplo o novo recurso de IA do BlueMail. Este automatiza a escrita de e-mails usando os anteriores e eventos de calendário.
O ChatGPT permite que os usuários conversem com uma IA de maneira aparente a de um humano. Ou seja, é capaz de escrever sobre diversos tópicos.
A preocupação hoje é em controlar esta ferramenta para que tanto crianças como mais velhos mal-intencionados não se beneficiem da IA. Seja com conteúdo impróprio ou dicas de hack a contas bancárias, por exemplo.
Dessa forma, a Apple também evita qualquer passo irresponsável para não ser surpreendida por uma nova IA acessando seus dados.
Foto destaque: Divulgação/The Guardian

Inscreva-se para a inovação

Receba as últimas notícias sobre inovação direto na sua caixa de e-mail.
Seus dados estão protegidos conosco. Conheça nossaPolítica de Privacidade
Feito por humanos comem SP, Brasil © 2021 Techpost, Techpost Logo e Laborit Ltda e Laborit logo são marcas registradas.
Olá! Leu até aqui? Você se preocupa com os mínimos detalhes, mesmo. A gente também. Por isso o time Techpost/Laborit está sempre trabalhando para fazer a plataforma digital de trabalho perfeita para você ;).
O Techpost, a Laborit e Lab são marcas proprietárias que operam o site https://techpost.com.br, onde você pode encontrar informações sobre nossos produtos e serviços e as últimas novidades do mundo da tecnologia. Estes Termos e Condições do Site descrevem os direitos e obrigações de um usuário ou visitante não registrado do site (“usuário” ou “você”) em relação ao uso do Site.
Ao acessar ou usar o Site de qualquer forma, incluindo como um visitante não registrado, você concorda em obedecer a estes Termos do Site e à nossa Política de Privacidade, que está disponível no Site.
Estes Termos do site se aplicam apenas ao seu uso do site e do conteúdo nele disponibilizado ou por meio dele, como um usuário ou visitante não registrado do. Se você usar ou acessar qualquer um de nossos serviços baseados na web de acesso restrito (ou seja, aqueles que exigem um login), a nossa plataforma, produtos, programa de referência ou outros serviços que fornecemos, o uso de tal espaço, serviços ou programa está sujeito aos termos e condições que você recebeu e aceitou quando se inscreveu nesse espaço, serviços ou programa.
De vez em quando, podemos fazer modificações, exclusões ou acréscimos ao Site ou a estes Termos. Seu uso continuado do Site após a publicação de quaisquer alterações aos Termos constitui aceitação dessas alterações.
Coletamos informações sobre seus dispositivos e sua localização, e seu uso de nossos serviços, incluindo por meio de cookies, pixels, web beacons, registros e outras tecnologias da Internet.
Você pode ler mais sobre como utilizamos as Informações Pessoais que são coletadas clicando no link conheça nossa Política de Privacidade.
Referências a “você” nesta Política, “você” significa qualquer pessoa que use nossos sites, aplicativos ou outros serviços. Se você é um funcionário ou candidato, a Política de Privacidade do Techpost e da Laborit para Dados Pessoais de um funcionário ou um Candidato, explica como usamos as Informações Pessoais no contexto de nossa relação empregatícia com você.
Se você é um funcionário ou candidato que usa nossos serviços, esta Política explica como coletamos, usamos e divulgamos suas Informações Pessoais no contexto de seu uso de nossos Serviços.