Meta quer criar um concorrente para o Twitter

  • Por Jamis Gomes Jr.
  • @jamis-gomes
  • 13 março, 2023
  • 2 min de leitura
Meta quer criar um concorrente para o Twitter
A Meta não descansa e recentemente anunciou que trabalha em novo aplicativo. Com o codinome P92, esta ferramenta é baseada em texto, como o Twitter.
Visto as dificuldades de Elon Musk com o Twitter, incomodado pelo concorrente Mastodon, a Meta chega como aspirante nessa corrida. Confira mais a seguir.

Qual a ideia inicial?

<em>Estamos explorando uma rede social descentralizada autônoma para compartilhar atualizações de texto. Acreditamos haver uma oportunidade para um espaço separado onde criadores e figuras públicas podem compartilhar atualizações oportunas sobre seus interesses.</em>

- <strong>Disse um porta-voz da Meta.</strong>
Em síntese, este novo aplicativo descentralizado, codinome P92, ainda está em desenvolvimento. A Meta apenas confirmou esse desenvolvimento em um comunicado. Não deu detalhes sobre quando planeja lançar o aplicativo ou o que mais pode realizar.
Outro ponto, mas que talvez alguns não gostem, é que quer queira, quer não, o aplicativo deve permitir que os usuários façam login por meio de suas credenciais via outro aplicativo Meta (Facebook e Instagram, por exemplo).

O que o meta espera ganhar com isso?

O mundo dos negócios é como um mar aberto repleto de tubarões, dos mais variados tipos e tamanhos. Uma das regras é não sangrar no mar, caso contrário os tubarões farejam a quilômetros de distância. Nesse sentido, a Meta viu uma oportunidade de competir com o Twitter.
Em outras palavras, o movimento da Meta é visto como sua tentativa de construir uma alternativa ao Twitter ou um concorrente do Mastodon.
A saber, este último ganhou popularidade depois que Elon Musk assumiu o Twitter. A rede descentralizada faz parte do Fediverse — uma rede de servidores descentralizados — que suporta o protocolo ActivityPub.
Em todo caso, o novo aplicativo da Meta também planeja oferecer suporte ao ActivityPub. Assim, facilitará a conexão com outras instâncias como o Mastodon, conforme o MoneyControl.

O Twitter de Elon Musk está em risco?

Na verdade, se o Twitter está com problemas de concorrência contra o Mastodon, a recente aquisição de Elon Musk pode se preocupar com todo mundo.
Enquanto permanecer com as polêmicas e controvérsias de dança das cadeiras, o Twitter deve olhar para todos os lados. A Meta chega como uma aspirante a concorrente, visto que nem lançou seu projeto ainda.
Pelo nome e aquilo que já é, certamente traz duplo pensamento para os funcionários do Twitter. No entanto, é bom lembrar que a Meta tentou criar outros aplicativos e apenas por ser a Meta, não significaram garantia de sucesso.
Só para ilustrar, a empresa tentou o aplicativo adolescente anônimo tbh Também investiu no Neighborhoods clone do Nextdoor. Ademais, o Lasso, clone do TikTok, outro fracasso.
Contudo, não será surpresa se a nova experiência fracassar, mas até lá o Twitter terá que fazer algo ou torcer para não passar de mais uma tentativa fracassada da Meta em tomar seu lugar.
Foto destaque: Divulgação/Tech.co

Inscreva-se para a inovação

Receba as últimas notícias sobre inovação direto na sua caixa de e-mail.
Seus dados estão protegidos conosco. Conheça nossaPolítica de Privacidade
Feito por humanos comem SP, Brasil © 2021 Techpost, Techpost Logo e Laborit Ltda e Laborit logo são marcas registradas.
Olá! Leu até aqui? Você se preocupa com os mínimos detalhes, mesmo. A gente também. Por isso o time Techpost/Laborit está sempre trabalhando para fazer a plataforma digital de trabalho perfeita para você ;).
O Techpost, a Laborit e Lab são marcas proprietárias que operam o site https://techpost.com.br, onde você pode encontrar informações sobre nossos produtos e serviços e as últimas novidades do mundo da tecnologia. Estes Termos e Condições do Site descrevem os direitos e obrigações de um usuário ou visitante não registrado do site (“usuário” ou “você”) em relação ao uso do Site.
Ao acessar ou usar o Site de qualquer forma, incluindo como um visitante não registrado, você concorda em obedecer a estes Termos do Site e à nossa Política de Privacidade, que está disponível no Site.
Estes Termos do site se aplicam apenas ao seu uso do site e do conteúdo nele disponibilizado ou por meio dele, como um usuário ou visitante não registrado do. Se você usar ou acessar qualquer um de nossos serviços baseados na web de acesso restrito (ou seja, aqueles que exigem um login), a nossa plataforma, produtos, programa de referência ou outros serviços que fornecemos, o uso de tal espaço, serviços ou programa está sujeito aos termos e condições que você recebeu e aceitou quando se inscreveu nesse espaço, serviços ou programa.
De vez em quando, podemos fazer modificações, exclusões ou acréscimos ao Site ou a estes Termos. Seu uso continuado do Site após a publicação de quaisquer alterações aos Termos constitui aceitação dessas alterações.
Coletamos informações sobre seus dispositivos e sua localização, e seu uso de nossos serviços, incluindo por meio de cookies, pixels, web beacons, registros e outras tecnologias da Internet.
Você pode ler mais sobre como utilizamos as Informações Pessoais que são coletadas clicando no link conheça nossa Política de Privacidade.
Referências a “você” nesta Política, “você” significa qualquer pessoa que use nossos sites, aplicativos ou outros serviços. Se você é um funcionário ou candidato, a Política de Privacidade do Techpost e da Laborit para Dados Pessoais de um funcionário ou um Candidato, explica como usamos as Informações Pessoais no contexto de nossa relação empregatícia com você.
Se você é um funcionário ou candidato que usa nossos serviços, esta Política explica como coletamos, usamos e divulgamos suas Informações Pessoais no contexto de seu uso de nossos Serviços.