O uso da inteligência artificial para aplicar golpes

Os avanços na IA permitem que os mal-intencionados repliquem vozes com apenas uma amostra de áudio de algumas frases. Saiba como se proteger dos ataques.
  • Por Jamis Gomes Jr.
  • @jamis-gomes
  • 10 março, 2023
  • 3 min de leitura
O uso da inteligência artificial para aplicar golpes
Em primeiro lugar, os golpistas estão usando inteligência artificial para soar mais como membros da família em perigo. As pessoas estão caindo nessa e perdendo milhares de dólares.
Dessa forma, os avanços na IA dão a oportunidade dos golpistas criarem vozes semelhantes a de conhecidos das vítimas com pequenos áudios daqueles que você manda via WhatsApp, por exemplo. Assim, um vigarista consegue usar a voz de um conhecido em qualquer texto que digite. Confira como evitar cair nos golpes.

Golpes com vozes geradas pela inteligência artificial

Pegue como exemplo esta história… Ruth Card e seu marido foram assustados para uma agência bancária em Regina, Saskatchewan, província canadense próxima dos EUA. O casal sacou US$ 2.207 mil dólares para ajudar o neto. O motivo? A senhora explicou que obteve um telefonema de Brandon, seu neto, lhe pedindo dinheiro para pagar a fiança da prisão.
No entanto, o que ela não esperava era que estava caindo num golpe. Fato é que a ligação veio de um golpista. Brandon em nenhum momento ligou para sua vó pedindo dinheiro.
O casal de idosos tentou sacar mais dinheiro em outra agência, mas graças a sagacidade do gerente o golpe foi descoberto. Sagacidade e experiência, pois o gerente disse ter visto outro cliente passar pela mesma situação com chamada de voz idêntica de um parente da vítima.
Em síntese, existem golpes dos mais variados tipos. Este foi um caso típico de quando um impostor usa a boa-fé da vítima, fingindo ser alguém de seu conhecimento em busca de algo como dinheiro.
De fato, a tecnologia está facilitando e barateando para os maldosos o recurso de imitar vozes. Convencer pessoas, em especial os idosos, nunca foi tão fácil.
Em 2022, cerca de 36 mil relatos de pessoas enganadas por pessoas se passando por amigos ou familiares parou no banco de dados da Comissão Federal de Comércio. Cabe dizer que cerca de 5 mil ações deste tipo foram registradas por celular com uma perda aproximada de US$ 11 milhões.

Como lidar com malwares? ChatGPT já tem furtos para acesso de logins em redes sociais e dados de empresas

A tecnologia pode ter recebido um upgrade, mas o sistema de segurança contra esses mal-intencionados ainda luta para melhorar as medidas de proteção. Isto, pois a vítima ou a segurança não tem recursos eficazes de busca contra esses golpistas no presente momento.
Só para ilustrar, o diretor assistente da divisão de práticas de marketing da FTC, Will Maxson, disse ser difícil rastrear os golpistas. Na verdade, até mesmo identificar qual agência tem jurisdição sobre um caso particular é um desafio.
No entanto, a principal forma de se proteger que o diretor assistente deu as pessoas foi manter uma vigilância constante.
Enfim, Will Maxson, diretor assistente da divisão de práticas de marketing da FTC, explica que “se um familiar lhe disser que precisa de dinheiro, coloque a ligação em espera e tente ligar para seu familiar separadamente. Se uma ligação suspeita vier do número de um membro da família, entenda que também pode ser falsificado.
Nunca pague as pessoas com vales-presente, porque eles são difíceis de rastrear. Em geral, desconfie de qualquer solicitação de dinheiro”.
Foto destaque: Divulgação/House Right

Inscreva-se para a inovação

Receba as últimas notícias sobre inovação direto na sua caixa de e-mail.
Seus dados estão protegidos conosco. Conheça nossaPolítica de Privacidade
Feito por humanos comem SP, Brasil © 2021 Techpost, Techpost Logo e Laborit Ltda e Laborit logo são marcas registradas.
Olá! Leu até aqui? Você se preocupa com os mínimos detalhes, mesmo. A gente também. Por isso o time Techpost/Laborit está sempre trabalhando para fazer a plataforma digital de trabalho perfeita para você ;).
O Techpost, a Laborit e Lab são marcas proprietárias que operam o site https://techpost.com.br, onde você pode encontrar informações sobre nossos produtos e serviços e as últimas novidades do mundo da tecnologia. Estes Termos e Condições do Site descrevem os direitos e obrigações de um usuário ou visitante não registrado do site (“usuário” ou “você”) em relação ao uso do Site.
Ao acessar ou usar o Site de qualquer forma, incluindo como um visitante não registrado, você concorda em obedecer a estes Termos do Site e à nossa Política de Privacidade, que está disponível no Site.
Estes Termos do site se aplicam apenas ao seu uso do site e do conteúdo nele disponibilizado ou por meio dele, como um usuário ou visitante não registrado do. Se você usar ou acessar qualquer um de nossos serviços baseados na web de acesso restrito (ou seja, aqueles que exigem um login), a nossa plataforma, produtos, programa de referência ou outros serviços que fornecemos, o uso de tal espaço, serviços ou programa está sujeito aos termos e condições que você recebeu e aceitou quando se inscreveu nesse espaço, serviços ou programa.
De vez em quando, podemos fazer modificações, exclusões ou acréscimos ao Site ou a estes Termos. Seu uso continuado do Site após a publicação de quaisquer alterações aos Termos constitui aceitação dessas alterações.
Coletamos informações sobre seus dispositivos e sua localização, e seu uso de nossos serviços, incluindo por meio de cookies, pixels, web beacons, registros e outras tecnologias da Internet.
Você pode ler mais sobre como utilizamos as Informações Pessoais que são coletadas clicando no link conheça nossa Política de Privacidade.
Referências a “você” nesta Política, “você” significa qualquer pessoa que use nossos sites, aplicativos ou outros serviços. Se você é um funcionário ou candidato, a Política de Privacidade do Techpost e da Laborit para Dados Pessoais de um funcionário ou um Candidato, explica como usamos as Informações Pessoais no contexto de nossa relação empregatícia com você.
Se você é um funcionário ou candidato que usa nossos serviços, esta Política explica como coletamos, usamos e divulgamos suas Informações Pessoais no contexto de seu uso de nossos Serviços.