BigTechs anunciam layoffs e Brasil é atingido

O mundo está se ajustando as necessidades do mercado. As BigTechs não suportaram as demandas e agora o Brasil também demonstra dificuldades em manter seus colaboradores.
  • Por Jamis Gomes Jr.
  • @jamis-gomes
  • 16 março, 2023
  • 2 min de leitura
BigTechs anunciam layoffs e Brasil é atingido
Em primeiro lugar, grandes empresas estão demitindo em massa. Dessa maneira, conhecidas como BigTechs, nomes como Google, Twitter, Meta, e Microsoft anunciaram os layoffs.
Nesse sentido, o Brasil também sofre com as necessidades do mercado. Confira mais a seguir.

Por que as Bigtechs estão demitindo em massa?

Antes de mais nada, layoff significa uma dispensa temporária ou permanente do trabalho. Em princípio dispensa em abundância e costuma ser permanente. Em outras palavras, layoffs e demissões em massas são o mesmo.
Visto as atualizações do mercado, até as Bigtechs precisaram se ajustar as novas realidades. Bom lembrar que durante a pandemia as empresas de tecnologia, não somente na saúde, lucravam rios de dinheiro.
Só para exemplificar, o lockdown deixou grande parte da população mundial em casa por meses. Bem como pessoas usavam mais aparelhos eletrônicos para assistir séries, filmes… Enfim, consumir qualquer produto via um dispositivo eletrônico.
A flexibilização de restrições das medidas contra a Covid-19 veio e pessoas nos padrões de saúde retornaram aos seus trabalhos. Pouco a pouco o mundo retomou as atividades paradas na pandemia.
Aquela demanda de funcionários para auxiliar nas vendas e atendimento dos clientes em casa não é mais a mesma.
Em suma, em apenas três meses, as Bigtechs já desligaram mais de 50 mil colaboradores. Um cenário econômico enfraquecido, mais queda na receita com propaganda significa menos vendas. Logo, o espelho do mercado reflete para os anúncios de layoffs.
Enfim, só para ilustrar, nos últimos 12 meses, as Bigtechs perderam juntas quase US$ 4 trilhões em valor de mercado.

Reflexo de layoffs no Brasil

O Brasil está na mesma situação. Startups que se destacaram no mercado brasileiro sofrem para manter os funcionários.
Por exemplo, a empresa iFood, demitiu boa parte do quadro de funcionários no país. Nesse meio tempo, a iFood desligou 355 funcionários, cerca de 6,3% do total.
Sob o mesmo ponto de vista, em junho passado a empresa demitiu 80 funcionários e anunciou uma redução de 50% para novas contratações.
Em conclusão, a pandemia pode ter amenizado ou sido controlada, mas os reflexos da mesma ainda aterrorizam famílias pelo mundo.
Foto destaque: Reprodução/TechPost

Inscreva-se para a inovação

Receba as últimas notícias sobre inovação direto na sua caixa de e-mail.
Seus dados estão protegidos conosco. Conheça nossaPolítica de Privacidade
Feito por humanos comem SP, Brasil © 2021 Techpost, Techpost Logo e Laborit Ltda e Laborit logo são marcas registradas.
Olá! Leu até aqui? Você se preocupa com os mínimos detalhes, mesmo. A gente também. Por isso o time Techpost/Laborit está sempre trabalhando para fazer a plataforma digital de trabalho perfeita para você ;).
O Techpost, a Laborit e Lab são marcas proprietárias que operam o site https://techpost.com.br, onde você pode encontrar informações sobre nossos produtos e serviços e as últimas novidades do mundo da tecnologia. Estes Termos e Condições do Site descrevem os direitos e obrigações de um usuário ou visitante não registrado do site (“usuário” ou “você”) em relação ao uso do Site.
Ao acessar ou usar o Site de qualquer forma, incluindo como um visitante não registrado, você concorda em obedecer a estes Termos do Site e à nossa Política de Privacidade, que está disponível no Site.
Estes Termos do site se aplicam apenas ao seu uso do site e do conteúdo nele disponibilizado ou por meio dele, como um usuário ou visitante não registrado do. Se você usar ou acessar qualquer um de nossos serviços baseados na web de acesso restrito (ou seja, aqueles que exigem um login), a nossa plataforma, produtos, programa de referência ou outros serviços que fornecemos, o uso de tal espaço, serviços ou programa está sujeito aos termos e condições que você recebeu e aceitou quando se inscreveu nesse espaço, serviços ou programa.
De vez em quando, podemos fazer modificações, exclusões ou acréscimos ao Site ou a estes Termos. Seu uso continuado do Site após a publicação de quaisquer alterações aos Termos constitui aceitação dessas alterações.
Coletamos informações sobre seus dispositivos e sua localização, e seu uso de nossos serviços, incluindo por meio de cookies, pixels, web beacons, registros e outras tecnologias da Internet.
Você pode ler mais sobre como utilizamos as Informações Pessoais que são coletadas clicando no link conheça nossa Política de Privacidade.
Referências a “você” nesta Política, “você” significa qualquer pessoa que use nossos sites, aplicativos ou outros serviços. Se você é um funcionário ou candidato, a Política de Privacidade do Techpost e da Laborit para Dados Pessoais de um funcionário ou um Candidato, explica como usamos as Informações Pessoais no contexto de nossa relação empregatícia com você.
Se você é um funcionário ou candidato que usa nossos serviços, esta Política explica como coletamos, usamos e divulgamos suas Informações Pessoais no contexto de seu uso de nossos Serviços.