Proptech ajuda você a construir a casa dos seus sonhos

O setor imobiliário está sendo transformado pela tecnologia, e a tendência da desburocratização do acesso ao crédito juntamente com as facilidades e a inovação oferece novas possibilidades para proptech ao mesmo tempo que ajuda as pessoas com a moradia, um direito básico para todo ser humano.
  • Por Redação Techpost
  • @redacao
  • 07 dezembro, 2021
  • 4 min de leitura
D3sign
Proptech, como setor traz a cada dia soluções mais inovadoras para atender um público cada vez mais nichado, tanto fintech quanto proptech estão mudando o modelo de crédito do mercado imobiliário.
Segundo o estudo Distrito PropTech Report 2020, nos anos de 2016 à 2020 surgiram mais startups proptech do que nos últimos 20 anos, as startups perceberam as necessidades deixadas pelo mercado tradicional e decidiram solucionar essas lacunas.
Ocupando um dos maiores problemas do setor imobiliário está a dificuldade em conseguir crédito para financiar o imóvel próprio. Com o objetivo de preencher essa lacuna algumas startups buscam simplificar o processo burocrático.
Em Recife, fora do eixo São Paulo, onde a maior parte das Proptechs são criadas, foi fundada a Minha Casa Financiada que conecta também, em um marketplace, aqueles que querem construir uma casa a construtores que atuam com financiamento habitacional em todo Brasil, em um processo de financiamento habitacional 100% digital.
A Proptech foi fundada por Vinícius Motta e Diego Carielo e atua ofertando crédito facilitado para construção - até a aquisição do terreno - para construir a casa dos sonhos de todo Brasileiro, e com pouco tempo de mercado já é responsável por cerca de 40% dos financiamentos individuais de casas da Caixa Econômica.

O objetivo é proporcionar uma experiência mais rápida, inteligente e flexível aos brasileiros se comparada aos grandes bancos, que historicamente exigem muito mais documentos e comprovações de renda por não conhecerem seu público.

- Diego Carielo, sócio e cofundador da Minha Casa Financiada
A Minha Casa Financiada conta com uma fintech própria, o MCF Bank, que é ligada à Caixa Econômica Federal. Isso é o que facilita o acesso ao crédito além de servir como local para guardar e transacionar o dinheiro do cliente com obras.

Criamos a startup com bootstrap resultante da venda de infoprodutos sobre o mercado de construção civil. Conforme entrava dinheiro, gerava capital para o crescimento da empresa. [...] Não temos intenção de ter milhões de usuários, e sim dar crédito para a construção de forma desburocratizada.

- Vinícius Motta, engenheiro civil e cofundador da MCF
Recentemente a MCF criou a primeira linha de crédito privada para aquisição de terreno e construção, provando que o projeto de casa própria pode ser até 50% mais barato quando a casa é construída, tornando a opção de comprar o imóvel pronto menos atraente.
Além disso, essa solução também aceita comprovação de renda informal, que pode ser um problema para as linhas de crédito tradicionais, e pessoas que estão com o nome sujo também podem conseguir a aprovação do crédito. Isso possibilita que pessoas em situações mais vulneráveis que nunca poderiam ter o sonho da casa própria conquistada possam finalmente sair do aluguel.
Segundo o relatório lançado pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos cerca de 33 milhões de pessoas no Brasil não possuem moradia, incluindo as moradias inadequadas - sem infraestrutura básica, esse número ainda é muito maior. Ainda são necessárias mais soluções de políticas públicas para melhorar essa situação e a vida da população brasileira, no entanto, enquanto isso não acontece, podemos contar com iniciativas do mercado privado que procuram melhorar o acesso a moradia como Proptech e Construtech que podem te ajudar a sair do aluguel.
Já foram viabilizados mais de R$ 1,6 bilhão em crédito para aquisição e construção em lotes residenciais somente nesses 2 anos de atuação, com o mercado imobiliário está aquecido, reflexo das taxas de juros baixas, a estimativa é de alcançar R$3,5 bilhões em créditos imobiliários em 2022.
A Startup também foi selecionada pela Endeavor para participar do programa de aceleração, onde puderam fazer várias conexões estratégicas.

Também atraímos os olhos de algumas pessoas de venture capital, mas no momento não pensamos em fazer uma rodada de captação.

- Vinícius Motta, engenheiro civil e cofundador da MCF
Além de tudo, ainda é possível fazer uma simulação que mostra as possibilidades do crédito, isso é uma vantagem principalmente para aqueles que entendem menos desse mercado, como a população menos favorecida.

Além de todas essas facilidades, ainda disponibilizamos um simulador detalhado para os clientes terem ideia do valor mais próximo do real necessário para realizarem seus sonhos, incluindo uma equipe dedicada a auxiliá-los com a digitalização dos documentos e outras dúvidas. Com a maior agilidade no processo, a previsão é que o tempo para o dinheiro entrar na conta bancária dessas pessoas ocorra em torno de uma semana.

- Vinícius Motta, da Minha Casa Financiada.
Essa é uma solução que facilita as pessoas a conseguirem crédito de forma menos burocrática e ainda oferta um marketplace que conecta todos os profissionais necessários para a construção do sonho de uma família. No entanto, não é esse o ponto mais importante dessa solução inovadora, o principal ponto a ser pensado é como uma ideia pode ajudar tantas pessoas a conseguirem conquistar um direito básico, como a moradia.
Moradia com dignidade é um direito que nem todos os brasileiros têm acesso, infelizmente, e a tecnologia pode ajudar a melhorar esse cenário com soluções inovadoras que fogem do mercado tradicional e tem o potencial verdadeiro de mudar a vida das pessoas que mais precisam.
ícone do Techpost
Por Redação Techpost

Inscreva-se para a inovação

Receba as últimas notícias sobre inovação direto na sua caixa de e-mail.
Seus dados estão protegidos conosco. Conheça nossaPolítica de Privacidade
Feito por humanos comem SP, Brasil © 2021 Techpost, Techpost Logo e Laborit Ltda e Laborit logo são marcas registradas.
Olá! Leu até aqui? Você se preocupa com os mínimos detalhes, mesmo. A gente também. Por isso o time Techpost/Laborit está sempre trabalhando para fazer a plataforma digital de trabalho perfeita para você ;).
O Techpost, a Laborit e Lab são marcas proprietárias que operam o site https://techpost.com.br, onde você pode encontrar informações sobre nossos produtos e serviços e as últimas novidades do mundo da tecnologia. Estes Termos e Condições do Site descrevem os direitos e obrigações de um usuário ou visitante não registrado do site (“usuário” ou “você”) em relação ao uso do Site.
Ao acessar ou usar o Site de qualquer forma, incluindo como um visitante não registrado, você concorda em obedecer a estes Termos do Site e à nossa Política de Privacidade, que está disponível no Site.
Estes Termos do site se aplicam apenas ao seu uso do site e do conteúdo nele disponibilizado ou por meio dele, como um usuário ou visitante não registrado do. Se você usar ou acessar qualquer um de nossos serviços baseados na web de acesso restrito (ou seja, aqueles que exigem um login), a nossa plataforma, produtos, programa de referência ou outros serviços que fornecemos, o uso de tal espaço, serviços ou programa está sujeito aos termos e condições que você recebeu e aceitou quando se inscreveu nesse espaço, serviços ou programa.
De vez em quando, podemos fazer modificações, exclusões ou acréscimos ao Site ou a estes Termos. Seu uso continuado do Site após a publicação de quaisquer alterações aos Termos constitui aceitação dessas alterações.
Coletamos informações sobre seus dispositivos e sua localização, e seu uso de nossos serviços, incluindo por meio de cookies, pixels, web beacons, registros e outras tecnologias da Internet.
Você pode ler mais sobre como utilizamos as Informações Pessoais que são coletadas clicando no link conheça nossa Política de Privacidade.
Referências a “você” nesta Política, “você” significa qualquer pessoa que use nossos sites, aplicativos ou outros serviços. Se você é um funcionário ou candidato, a Política de Privacidade do Techpost e da Laborit para Dados Pessoais de um funcionário ou um Candidato, explica como usamos as Informações Pessoais no contexto de nossa relação empregatícia com você.
Se você é um funcionário ou candidato que usa nossos serviços, esta Política explica como coletamos, usamos e divulgamos suas Informações Pessoais no contexto de seu uso de nossos Serviços.