IA Generativa: Um Novo Combustível da Era da Desinformação?

O Techpost explora os desafios e soluções debatidos no TechCrunch Disrupt 2024, destacando como o design de produto pode desempenhar um papel fundamental na contenção da desinformação em um mundo cada vez mais moldado pela IA.
  • Por Victor Bachtold
  • @victor-bachtold
  • 01 novembro, 2024
  • 3 min de leitura
Palestrantes (da esquerda para a direita) Kyle Wiggers, Imran Ahmed, Brandie Nonnecke e Pamela San Martín.
Na recente palestra “How Generative AI Is Flooding the Web with Disinformation”, especialistas e líderes da área de inteligência artificial se reuniram para abordar um dos assuntos mais complexos do momento. O tema que é discutido não só entre os engenheiros de IA, mas em círculos de design de produto, marketing e até no âmbito da regulamentação, gira em torno das novas capacidades da IA generativa. Essa tecnologia é capaz de criar conteúdo em massa, mas, nas mãos erradas, isso pode se transformar em um dilúvio de desinformação de rápida propagação e difícil controle, como vimos anteriormente, com a influência de fake news nas eleições presidenciais.
A IA generativa traz recursos para personalizar conteúdo, adaptar produtos e melhorar a experiência do usuário, mas, com seu poder, também vêm desafios éticos e regulatórios — esses foram os pontos centrais desta discussão no evento TechCrunch Disrupt 2024.

O Avanço da IA e o Desafio da Transparência

Ficou claro que os maiores riscos vão além das inovações técnicas. Os palestrantes discutiram como gigantes da tecnologia estão enfrentando um novo paradigma de responsabilidade. Um bom exemplo, é o DALL-E da OpenAI, que hoje traz uma marca d’água em cada imagem gerada para identificar sua origem. Esta foi uma pequena, mas poderosa, decisão de design, que visa aumentar a transparência e, ao mesmo tempo, limitar o potencial uso nocivo da ferramenta.
O design de produto, nesse contexto, vira uma responsabilidade coletiva: o correto não é só fazer algo bonito ou que funcione, mas também algo que seja responsável do ponto de vista ético. Para isso, o design thinking oferece ferramentas: primeiro, entendemos o impacto - depois idealizamos soluções. Como foi abordado na palestra, a transparência cria a base para a confiança, um princípio essencial para qualquer interação digital (e humana).

Regulamentação: Uma Solução Iminente?

Outro tema que gerou uma boa discussão foi o papel da regulamentação. Os especialistas reforçaram a ideia de que este assunto precisa andar lado a lado com o desenvolvimento da IA. No entanto, também destacaram os limites da chamada “auto-regulação” das plataformas de mídia social, em especial do Conselho de Supervisão do Facebook, cuja independência foi questionada.
Os desafios de se regulamentar a IA precisam de uma abordagem firme e, às vezes, um pouco de coragem extra para repensar um produto e os seus impactos no mundo, evitando que isso seja apenas uma estratégia de relações públicas.
Créditos: Techpost

Soluções no Horizonte: Design, Parcerias e Inovação

Pensando em soluções, os palestrantes sugeriram abordagens que vão além da tecnologia, incluindo a criação de parcerias com organizações civis, novos padrões de criptografia para identificar o conteúdo gerado por IA, e até mesmo reformulações dos próprios produtos, permitindo interações mais transparentes. A metáfora de “redesenhar a própria prova pela qual você será avaliado” pontuada pelos palestrantes reflete a noção de controle e responsabilidade inerente ao design de produtos digitais hoje.
No final das contas, o que o evento trouxe para a mesa não foi apenas um diagnóstico do problema, mas um convite: de pensar o produto com coragem. Inovar também significa abraçar o compromisso de tornar a IA um recurso confiável, respeitando a inteligência e o bem-estar do usuário.
No Techpost, acreditamos que o design de produto deve fazer mais do que impressionar; ele deve proteger, informar e, acima de tudo, inspirar confiança.
Com um olhar atento para o futuro, designers, desenvolvedores e inovadores têm a oportunidade única de ser parte ativa nessa história. Afinal, a criação de um mundo digital mais ético e transparente não depende apenas das empresas de tecnologia, mas de todos que se preocupam com a relação entre as pessoas e os produtos que usamos.

Inscreva-se para a inovação

Receba as últimas notícias sobre inovação direto na sua caixa de e-mail.
Seus dados estão protegidos conosco. Conheça nossaPolítica de Privacidade
Feito por humanos comem SP, Brasil © 2021 Techpost, Techpost Logo e Laborit Ltda e Laborit logo são marcas registradas.
Olá! Leu até aqui? Você se preocupa com os mínimos detalhes, mesmo. A gente também. Por isso o time Techpost/Laborit está sempre trabalhando para fazer a plataforma digital de trabalho perfeita para você ;).
O Techpost, a Laborit e Lab são marcas proprietárias que operam o site https://techpost.com.br, onde você pode encontrar informações sobre nossos produtos e serviços e as últimas novidades do mundo da tecnologia. Estes Termos e Condições do Site descrevem os direitos e obrigações de um usuário ou visitante não registrado do site (“usuário” ou “você”) em relação ao uso do Site.
Ao acessar ou usar o Site de qualquer forma, incluindo como um visitante não registrado, você concorda em obedecer a estes Termos do Site e à nossa Política de Privacidade, que está disponível no Site.
Estes Termos do site se aplicam apenas ao seu uso do site e do conteúdo nele disponibilizado ou por meio dele, como um usuário ou visitante não registrado do. Se você usar ou acessar qualquer um de nossos serviços baseados na web de acesso restrito (ou seja, aqueles que exigem um login), a nossa plataforma, produtos, programa de referência ou outros serviços que fornecemos, o uso de tal espaço, serviços ou programa está sujeito aos termos e condições que você recebeu e aceitou quando se inscreveu nesse espaço, serviços ou programa.
De vez em quando, podemos fazer modificações, exclusões ou acréscimos ao Site ou a estes Termos. Seu uso continuado do Site após a publicação de quaisquer alterações aos Termos constitui aceitação dessas alterações.
Coletamos informações sobre seus dispositivos e sua localização, e seu uso de nossos serviços, incluindo por meio de cookies, pixels, web beacons, registros e outras tecnologias da Internet.
Você pode ler mais sobre como utilizamos as Informações Pessoais que são coletadas clicando no link conheça nossa Política de Privacidade.
Referências a “você” nesta Política, “você” significa qualquer pessoa que use nossos sites, aplicativos ou outros serviços. Se você é um funcionário ou candidato, a Política de Privacidade do Techpost e da Laborit para Dados Pessoais de um funcionário ou um Candidato, explica como usamos as Informações Pessoais no contexto de nossa relação empregatícia com você.
Se você é um funcionário ou candidato que usa nossos serviços, esta Política explica como coletamos, usamos e divulgamos suas Informações Pessoais no contexto de seu uso de nossos Serviços.