Facebook lança Comitê Eleitoral Independente

É um Comitê Eleitoral independente para atuar durante as eleições, com o poder de opinar sobre questões como Fake News e propagandas políticas durante as eleições.
  • Por Redação Techpost
  • @redacao
  • 30 agosto, 2021
  • 2 min de leitura
Photo by Greg Bulla on Unsplash
De acordo com um novo relatório do The New York Times, o Facebook lança seu próprio Comitê Eleitoral, a companhia já abordou especialistas na área política e estudiosos que estão interessados em recrutar para o comitê.
O Comitê, segundo o Times, teria potencialmente o poder de opinar sobre questões como Fake News durante as eleições, além de propaganda política - duas das maiores dores de cabeça políticas do Facebook. O Facebook planeja que a comissão esteja em vigor para as eleições de meio de mandato dos EUA de 2022 e pode anunciar sua formação já neste outono.
O Comitê eleitoral do Facebook pode seguir o modelo do Oversight Board, o primeiro experimento da empresa na tomada de decisão externa quase independente. O Oversight Board começou a analisar e revisar dados em outubro do ano passado, mas não foi o suficiente para impactar a enxurrada de Fake News durante as eleições dos EUA que percorreram a plataforma. Inicialmente, o conselho só podia fazer as análises com base em material que já foi removido do Facebook.
A companhia reitera a independência do Comitê eleitoral e, embora opere de forma independente, o Facebook criou o grupo e nomeou seus quatro co-presidentes originais. Já o Oversight Board é capaz de estabelecer precedentes de políticas e tomar decisões de moderação, mas, em última análise, sua autoridade vem do próprio Facebook, que a qualquer momento pode decidir ignorar as decisões do Comitê.
Frequentemente o Facebook é apontado politicamente como alvo tanto por republicanos quanto por democratas, um alegando que o Facebook censura os conservadores de forma desproporcional e o último chamando a atenção para a longa história do Facebook de incubar conspirações e Fake News. Para isso, Facebook lança seu próprio Comitê Eleitoral.
Nenhum dos lados ficou feliz quando o Facebook decidiu suspender propagandas políticas após a eleição - um gesto que falhou em lidar com Fake News que se espalharam organicamente.
Fake News se tornou um problema mundial nos últimos anos, depois que a cultura de compartilhar notícias sem ler a notícia inteira se naturalizou. A cultura de rapidez estimulada pelas redes sociais dificulta um olhar mais atento às notícias e suas fontes na hora de compartilhar. Isso causa um alto índice de compartilhamento de Fake News e uma problemática que ainda estamos tentando resolver enquanto sociedade.
É importante que haja a preocupação com o conteúdo que se compartilha, Já estamos no caminho de entender o valor do conteúdo de qualidade, mas precisamos caminhar bastante ainda. A Lab tem o cuidado e carinho necessários nos tempos modernos tanto na criação de produtos quanto de conteúdo.
Na Laborit somos parte de um grupo de pessoas apaixonadas por ajudar o próximo e moldar o futuro. Vem conhecer mais da Lab!
ícone do Techpost
Por Redação Techpost

Inscreva-se para a inovação

Receba as últimas notícias sobre inovação direto na sua caixa de e-mail.
Seus dados estão protegidos conosco. Conheça nossaPolítica de Privacidade
Feito por humanos comem SP, Brasil © 2021 Techpost, Techpost Logo e Laborit Ltda e Laborit logo são marcas registradas.
Olá! Leu até aqui? Você se preocupa com os mínimos detalhes, mesmo. A gente também. Por isso o time Techpost/Laborit está sempre trabalhando para fazer a plataforma digital de trabalho perfeita para você ;).
O Techpost, a Laborit e Lab são marcas proprietárias que operam o site https://techpost.com.br, onde você pode encontrar informações sobre nossos produtos e serviços e as últimas novidades do mundo da tecnologia. Estes Termos e Condições do Site descrevem os direitos e obrigações de um usuário ou visitante não registrado do site (“usuário” ou “você”) em relação ao uso do Site.
Ao acessar ou usar o Site de qualquer forma, incluindo como um visitante não registrado, você concorda em obedecer a estes Termos do Site e à nossa Política de Privacidade, que está disponível no Site.
Estes Termos do site se aplicam apenas ao seu uso do site e do conteúdo nele disponibilizado ou por meio dele, como um usuário ou visitante não registrado do. Se você usar ou acessar qualquer um de nossos serviços baseados na web de acesso restrito (ou seja, aqueles que exigem um login), a nossa plataforma, produtos, programa de referência ou outros serviços que fornecemos, o uso de tal espaço, serviços ou programa está sujeito aos termos e condições que você recebeu e aceitou quando se inscreveu nesse espaço, serviços ou programa.
De vez em quando, podemos fazer modificações, exclusões ou acréscimos ao Site ou a estes Termos. Seu uso continuado do Site após a publicação de quaisquer alterações aos Termos constitui aceitação dessas alterações.
Coletamos informações sobre seus dispositivos e sua localização, e seu uso de nossos serviços, incluindo por meio de cookies, pixels, web beacons, registros e outras tecnologias da Internet.
Você pode ler mais sobre como utilizamos as Informações Pessoais que são coletadas clicando no link conheça nossa Política de Privacidade.
Referências a “você” nesta Política, “você” significa qualquer pessoa que use nossos sites, aplicativos ou outros serviços. Se você é um funcionário ou candidato, a Política de Privacidade do Techpost e da Laborit para Dados Pessoais de um funcionário ou um Candidato, explica como usamos as Informações Pessoais no contexto de nossa relação empregatícia com você.
Se você é um funcionário ou candidato que usa nossos serviços, esta Política explica como coletamos, usamos e divulgamos suas Informações Pessoais no contexto de seu uso de nossos Serviços.